Curso de Auto-resgate em Escalada e Prevenção de Acidentes

Vai rolar pela segunda vez na Rokaz o PAARE (prevenção de acidentes e auto-resgate em escalada).

São 14 vagas, mas duas já estão reservas para os bombeiros e duas para a equipe Rokaz, as outras 10 são de quem se inscrever primeiro.  Para participar do curso é necessário já ter experiência em escalada em rocha.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de junho.


DATAS E HORÁRIOS: De 17 a 20 de junho de 2010. Quinta e sexta das 19h às 22h e sábado e domingo das 08h às 18h30. DURAÇÃO: 24 horas.


OBJETIVOS do CURSO: Desenvolver procedimentos de escalada segura, atualizar técnicas, promover a prevenção de acidentes, praticar meios de fortuna e auto-resgate.


PRÉ-REQUISITOS: Praticante do montanhismo com conhecimento das técnicas de escalada em rocha. O nível de experiência do participante na escalada em rocha não é pré-requisito.


VALOR DO INVESTIMENTO: R$ 300,00 para clientes da Academia Rokaz e federados à FEMEMG e R$ 330,00 para demais interessados, sendo 50% de sinal a vista na inscrição, para reservar a vaga, e o restante com possibilidade de pagamento para 30 dias (via cheque), após a data da capacitação. Os depósitos podem ser feitos nas contas: Banco do Brasil, Ag 1518-0 – C/C 9531-1 (Simone G. Rodrigues) ou Itaú, Ag. 2774 – C/C 22142-4 (Ronaldo Franzen). Favor avisar por e-mail.


O QUE INCLUI: Instrução, materiais coletivos para aulas práticas, apostila, seguro de acidentes pessoais e atestado de participação.
O QUE NÃO INCLUI: Transporte, alimentação, hospedagem e equipamento individual.

Campeonato de Boulder

Dia 12 de junho quem quiser colocar o amor a prova, por campeonatos é claro, a dica é o Open que vai rolar em Curitiba. O campeonato vai ser realizado pela Campo Base, tem patrocínio da The North Face e presença garantida do famoso escalador norte americano Daniel Woods (V16 no curriculo, valeu!).

A galera da Rokaz já está se mobilizando para partir em grupo, já são mais de 10 rokazmaniacos comfirmados e está só aumentando.
O campeonato vai rolar no seguinte formato: 32 boulders no estilo festival, classificados em fácil, médio, difícil e super difícil, posteriormente serão somados os 10 boulders mais difíceis de cada um para selecionar os 10 escaladores que vão para os 3 boulders da final.

Divinópolis

Aproveitando o embalo dos encontros aqui vai outra dica:



Algumas vias da região:

Serra Calçada

1- Tyson vai à luta --- 6º
2- Independência ou morte --- 6ºsup
3- ???
4- Frango maldito (fenda) --- 5º
5- Divorcio consensual --- 6º
6- Petty fler --- 6º
7- Do Peixe (quina) --- 6º
8- Curiango --- 7ºA
9- Salamandra (projeto) ---?

Laje

1- Demorô --- 5°
2- ???
3- Menina moça --- 6ºsup
4- Aderência --- 6ºsup
5- Via do morcego ---7ºA
6- Só meu --- 6ºsup
7- Dedos ralados --- 7ºC
8- Juramento de um escalador (chaminé) --- 7ºA
9- Falta de ética --- 8ºA
10- ??? (barriga) --- 7ºA
11- ??? (projeto)
12- Oito perdido --- 8ºA
13- ??? (projeto)

Pedreira Milho Branco

1- Queda de braço --- 6ºsup
2- Feliz aniversário --- 7ºA
3- ??? (do Peixe) --- 6ºsup
4- Chuva de meteoro --- 6ºsup
5- Calcanhar de Aquiles --- 7ºA
6- Três é bom quatro é demais --- 7ºA
7- Cruz --- 7ºA
8- Face reta --- 6ºsup
9- Fígado acebolado --- 6ºsup

Pedreira do Bela Vista


1- Caladinha da noite --- 4º
2- Porco espinho --- 5ºsup
3- Canelinha --- 6ºA
4- Pan --- 5º
5- 666 tapa na oreia --- 6º
6- Dos contra --- 6ºB
7- Barriga ---?
8- ??? (do Peixe 01) --- 5º
9- ??? (do Peixe 02) --- 5º

Climb Araxá 2010 - de 3 a 6 de Junho

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a comunidade de escaladores de Araxá decidiu unir-se mais uma vez  e organizar outro encontro gratuito de escalada na Serra da Bocaina, dessa vez sob forma de um Festival com várias atrações: palestras, música, gincanas com premiação, exibição de fotos e vídeos, festa de confraternização, e principalmente, a colocação de placas informativas e educativas no local com o objetivo de promover a segurança no esporte, e a harmonia com a fauna e flora locais.

O pico da Bocaina já foi tema aqui no blog dê uma olhada: http://rokazblog.blogspot.com/2009/11/escalada-na-serra-da-bocaina.html

Serão apresentados 3 novos setores, e  lançados vários desafios de primeira ascenção com premiação! O pico já conta com aproximadamente 70 vias esportivas e 20 tradicionais com graus entre 4º a 9c, sem contar os projetos de décimo. A maior parte das vias é de 6o a 8 grau. É realmente um excelente campo-escola.

Recomendamos a via Scale Burr (7C), uma clássica via de 50m de 22 costuras, com visual incrível da serra e da cidade de Araxá. Quem der sorte, ainda pode ver os paragliders sobrevoando bem de perto.

Vai rolar um camping (do Sílvio) com banho quente por 5 reais ( !!) , há 10 km da base das vias. Ele vai preparar uma refeição caseira e muito bem servida por 8 reais ( !!!). Vai estar tudo bem sinalizado.

Para fazer o download  do croqui das vias e do mapa de acesso ao pico e ao Bar do Sílvio (camping), acesse:
http://www.escaladabrasil.com/osite/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=47&page=10

Dobradinha de V11 terça a noite

E o Gustavinho mandou mais dois V11, mas não foi o Veiga, desta vez foi o Fontes.

Ontem a noite o boulderista mor, monitor da Rokaz e treinador, Gustavo Fontes repetiu o "Motricidade Fina" e mandou a pendência "Potencial de Ação", ambos em Sabará na Pedra Rachada.
Gustavinho tem a meta de completar 1000 boulders neste ano de 2010, e pelo visto vai dar pé.

E por falar em projetos difíceis, domingão após o Rokaz na Rocha o Jean partiu para a segunda investida no boulder "Amnésia" V13. A primeira ascenção foi realizada pelo Felipe Pikuira a  pouco tempo e a porteira está aberta para a segunda ascenção.
No segundo dia de trabalho Jean caiu tocando a penúltima agarra antes do agarrão final.

Pikuira no Amnésia V13:

V 12

Nosso querido Gustavinho Veiga subiu de level este fim de semana durante o Rokaz na Rocha.

O rokazmaniaco que está na Rokaz desde antes na inauguração (isso mesmo, ele também ajudou na construção) mandou um dos boulders mais clássicos de Minas, o durrisimo "Projeto Sabará" em apenas 3 horas de trabalho.

Gustavinho que está em ótima fase, está colhendo os frutos do treino dedicado e continuo, tanto em vias quanto em boulders. Parabéns Man!

Na foto Jean no "Projeto Sabará" V 12:

Rokaz na Rocha!

 Neste domingão vai rolar mais uma edição do Rokaz na Rocha


Desta vez a galera está se juntando para ir escalar os boulders da Pedra Rachada em Sabará. O Pico é o mais próximo de Bh e conta com uma enorme quantidade de boulders de graus variados.

Além das escaladas, a turma vai se juntar para fazer uma manutenção e abertura de trilhas de ascesso aos blocos.

Como sempre a Rokaz vai colocar a disposição 2 a 3 monitores para indicar os boulders, passar os betas e dar a vibe, barba, bigode e cabelo.

Enton... Domingo 9 horas na porta da Rokaz.
E se você quer dar carona ou pegar uma caroninha, dê seu nome na recepção que a gente organiza a galera.

foto Eliseu Frechou

The Insiders

A Big Up productions, que tem no currículo filmes como "Dosage" e "King Line", acabou de liberar um curta só de escalada indoor. O filme tem uma trilha sonora bacana e vários lances irados, vale a pena conferir!


SPORT TV na ROKAZ

 O mais famoso canal de esporte do Brasil descobriu a Rokaz como muitos rokazmaniacos, pela internet o pessoal achou nosso blog e pirou nos eventos que nós organizamos, baixando lá do Rio para gravar a nossa querida gincana.
Dê uma ollhada na matéria que foi ao ar em fim de semana no programa Zona de Impacto: Sport tv

Rokaz Trip France 2010

A turma que vai com a Rokaz para a França está oficialmete definida, ao todo seremos 10 Rokazmaníacos curtindo o verão europeu em alto estilo, alto e baixo na verdade já que vamos escalar montanhas e boulders.

Se você não conseguiu garantir a sua vaga o negócio é planejar para o ano que vem...

A trip deste ano vai contar com 3 guias e vai ser totalmente registrada pelo fotógrafo Bruno Senna. Além das belissimas fotos que o Bruno sempre tira, este ano ele também vai ser responsável pela filmagem.

Então aguardem pois o material resultante da viagem vai ser incrível!

Mais Segurança

A Rokaz sempre foi muito empenhada na boa execução da segurança na escalada e em criar e aprimorar os sistemas de controle para tornar a escalada cada vez mais segura para todos.

Com isso em mente nós estamos implantando uma versão aprimorada da nossa política de segurança para escaladas guiadas.

Algumas providências que foram tomadas:
  • Foram retiradas todas as primeiras costuras da academia e disponibilizados stick clips para o escalador sair com a segunda costurada.  Agora é obrigatório.
  • Todos posicionamentos de costura, tamanho das costuras e linhas das vias foram reavaliados e alteramos a linha de uma via e duas costuras como resultado do trabalho.
  • As agarras para costurar das 3 primeiras proteções da via sempre serão agarrões, levando em consideração o grau da via, afinal um agarrão de um décimo é bem diferente de um no sexto grau.

Fica expressamente proibida a utilização dos seguintes equipamentos:

  • Corda de milimetragem  inferior a 10 mm, para realizar a segurança com Grigri.
  • Cadeirinha com data de validade vencida, na maioria dos modelos a validade é de 3 a 5 anos com ou sem utilização.
  • Cordas, cadeirinhas ou mosquetões que apresentem sinais de desgaste excessivo.

Confira os erros que você não deve cometer para não colocar a segurança do seu parceiro em risco e nem tomar um puxão de orelha do monitor!


Todos os itens abaixo são considerados falhas de segurança.

  • Falta de atenção com o escalador guia, conversar com terceiros durante a segurança.
  • Excesso de corda liberada para costurar e barriga de corda.
  • Dar segurança afastado da base da via.
  • Segurar o Grigri com a mão esquerda.
  • Segurar a trava do Grigri fora do período em que o guia está costurando.
  • Saltar costuras.
  • Iniciar a escalada sem a primeira costura clipada do chão.


O monitor notificará o escalador ao perceber qualquer falha na segurança, e caso aconteça uma segunda falha de segurança no mesmo dia, o escalador ficará suspenso durante uma semana da escalada guiada e terá que fazer um novo teste de segurança antes de voltar a guiar.
No caso de reincidência após este período o escalador ficará um mês suspenso e terá que passar por um curso gratuito de reciclagem para realizar um novo teste. 

Esperamos a compreensão de todos para que possamos evitar acidentes e tornar nosso esporte cada vez mais seguro.



Treinamento

Visando um melhor atendimento e uma melhor elaboração dos treinamentos que montamos para nossos alunos, a partir de junho pediremos a realização de uma avaliação física para montarmos as fichas de treino.

Nossa equipe acresentou na avaliação física da Rokaz algumas novidades além dos itens normalmente observados nas avaliações de academias convencionais. O aluno também fará um teste que possue três níveis e avalia a evolução física de elementos importantes para a escalada.

O recomendado é refazer a avalição a cada 3 meses.

Abaixo você pode conferir uma entrevista com John Gill, o cara responsável pela introdução do magnésio na escalada, pelo inicio do boulder nos Estados Unidos e por alguns V10 a V12 na década de 70. Além de tudo isso John compartilha com a Rokaz a opinião de que o treinamento deve ser prioritariamente divertido para quem está fazendo...


You probably agree with the old saying that the best training for climbing is the climbing itself, don’t you?
John Gill:  Yes, I suspect it is.


Do you agree that focusing too much on training may be detrimental to your climbing, as training itself may then become your primary objective?
 That may not be a bad thing. Look at the martial arts and the focus on katas. There's nothing dangerous about finding joy in physical exercise - in focus and concentration - even if it leads you astray.

Did you also train on the days when you climbed, or did you rock climb and train on different days? And how do you estimate the ratio between your climbing and training days throughout all phases of your career?
No, I trained on days I did not climb. When I was in the Air Force or living down south, and could not get out to the rock, training became very important. Otherwise, I would have quit climbing.

John Bachar studied kinesiology books, which gathered experience from different sports and tried to apply that experience to climbing. Did you do it, too? I mean, it’s obvious that you used your gymnastic experience in climbing. But were you interested in the theory of sport training in general? Not particularly.

Can you say now, after years, that you made some mistakes in your climbing training? If yes, which would you point out as the biggest one? I would say the things I did were appropriate for me. I did not want to be only a climber. I wanted to have the experience in doing some hard gymnastics, and I wanted to build up my physique. For the levels of difficulty in climbing these days, this approach would not be very effective if you want to be only a climber. Big muscles are not required. Good genetics is. Lightness is a blessing.

Are you still interested in the science of climbing training; do you read any books about it etc? Is it interesting for you how your ideas have evolved and whether current specialists agree with your ideas?
 It's all become very scientific. I may have introduced the idea of specific training regimens to many American climbers, but others have refined training techniques to a remarkable degree. Since I no longer push myself in training – I merely try to keep from deteriorating too fast! – I don't have a strong interest in new training ideas.

Which of your strength tricks do you consider the most difficult to repeat for others?
The one-arm front lever, the one-finger pull-up, and the one-arm pull-up on a ½ ledge. Take your pick.

How long were you able to keep your one-arm front lever?
About 3 seconds. I quit doing it years ago.

When did you start feeling that you were losing your strength or gymnastic ability? Which is the first to go away with age? Well, it's not necessarily the fingers that go first. Watch out for your shoulders and back. I'm pretty banged up but fortunately I still can climb a bit!  You lose when you don't keep practicing. This can start as early as your late 30s. If you don't want to lose it, keep doing it!

Have you noticed the changes in the climbing technique throughout the years? It seems that the biggest change occurred when artificial climbing walls became popular. When I look at your pictures, it seems that twisting was not popular in your time. It seems that you often climbed overhangs frontally, didn’t you?
Good point. I never thought of that! If I had been skinnier, maybe I would have done more twisting! As it was, turning sideways would have probably pushed me away from the rock. Twisting or high heel hooks, which I didn't use either, seemed a little too simian for my tastes! Remember, I had a peculiar agenda that did not focus entirely on getting up problems that others could not. What felt kinaesthetic was what I liked to do. Contorting into a yoga position on the rock just to get up didn't appeal to me.

Have you ever tried visualization techinques for your climbing or gymnastic training on a larger scale? I mean, have you visualized particular climbing sequences or gymnastic exercises to prepare mentally for the real performance? I did meditative exercises in the late 1950s and early 1960s. Initially I wanted to improve my abilities, but a greater benefit was an increased sense of pleasure at any level of difficulty.

“If you really want to achieve your maximum, you’re going to end up getting injured – tendenitis, stuff like that. As soon as you do it once, you heal yourself, then you’re going to know a little bit more where your limit is” – said John Bachar. Do you agree? Do you think you could have avoided your injuries or were they rather inevitable?
 As an old man, I would have to advise caution when pushing oneself. Every injury you incur will come back to haunt you in later years.

Did you completely give up climbing and physical activity in the periods when you suffered from serious injuries? Or did you do some easy climbing or hiking etc.? Just some hiking. I got back into climbing slowly and cautiously.

Do you still do strength exercises, or do you rather concentrate on climbing now? If you still work out (which I suppose you do), which exercises do you do now?I still do some exercises in my garage gym. Climbing up inverted ladders, etc.  I can still do a pure hanging, hand traverse across a 3meter,1.5 cm. ledge, so my grip is pretty good for an old codger.

To finish this part, could you give our readers some general advice on training?
Each of you is unique. Experiment and find what works best for you. Don't think that the one-size-fits-all approach of some books or gurus will necessarily be best for you. And have some fun training – make it a ritual and a game. Be sure to have frequent rest days, and don't overstress those small tendons. Gain your strength gradually and safely. Good Luck!

Entrevista do site www.climbandmore.com/ 

Escalada na Colômbia

A idéia da minha trip para Colômbia era andar de bike de Bogota até Quito, atravessar uma das regiões mais lindas da América latina, do jeito mas agradável, natural e próximo ao ar puro e aos povos locais...

Mas, perto de Bogotá, existe um pico de escalada bem famoso, há uma hora de ónibus apenas. Difícil resistir... Fomos lá sem muita expectativa, pois a nós nao tinhamos nem corda, nem costuras, só as sapatilhas e cadeirinhas!

Suesca é o nome desse pico a 2600m de altitude e 60 km de Bogotá, com 400 vias esportivas e tradicionais:



Para chegar a parede são dez minutos de caminhada seguindo uma ferrovia, aproach original!


 
No domingo passado quando chegamos, o pico estava cheio de escaladores : adolescentes, crianças, familias, alunos de colégios...




Começamos a conversar com um grupo de escaladores que parecia simpático e depois de 15 minutos, eles foram embora... mas nos emprestaram todo o material que nos faltava! Acho que nem foi sorte, o povo colombiano é muito prestativo, gosta de mostrar aos estrangeiros que Colômbia não é so guerillas e cocaina...

E claro, decidimos ficar mais tempo que o previsto... Montamos a barraca na área de camping totalmente vazia na base da pedra, e ficamos mais 3 dias escalando quase sozinhos. Durante a semana, só o dono do camping escalou conosco um dia.

No terceiro dia fomos escalar em uma outra parede, mais isolada e linda, el Valle de los Halcones:



  Em Suesca, a rocha é um arenito macio e cheio de buracos e regletes, uma delicia...


 











Hoje voltamos a Bogotá para preparar o resto da trip. Amanhã vamos começar a pedalar até Quito, serão duas ou três semanas de bike em matas nativas, plantações de café, altiplano, desertos, cordilleras... la aventura promete!
¡Hasta luego amigos!
Alexis.

Rokaz Trip France 2010 parte 2

Depois de conhecer Paris, mandar uns boulders em Fontainebleau, escalar gelo e assistir o mundial de escalada em Chamonix... A viagem continua!

Lembrando restam 2 vagas para essa viagem incrível! A viagem vai rolar durante 20 dias, agora julho.

Quer saber mais? Entre em contato conosco.



Próxima parada Ceuse.  Considerada pela revista Climbing e vários escaladores como melhor point do mundo para escalada esportiva.

Legalzinho né!!! Animou de vir com a gente, dar uma escaladinha, sabe...