Enzo Oddo, jovem escalador de talento

O jovem escalador francês Enzo Oddo ficou muito famoso no ano passado quando ele mandou a super famosa "Realization" (ou "Biographie"), 12 a, em Ceuse, com 15 anos de idade!
Esse ano ele está estudando a distância  e graças aos patrocinadores (Petzl, Prana...) teve a sorte de poder abraçar o estilo de vida do escalador: viajar, escalar, viajar, escalar e viajar de novo...

Alguns meses atrás ele estava em Bishop na California onde ele repetiu um dos "high balls" (boulder muito alto) mais assustador do local: Ambrosia, V11, 15m de altura, sem corda...






Depois ele voltou para França onde ele malhou uma via aberta pelo Gerome Pouvreau no ano passado: "Aubade", mais um 12a, muito técnico...
Estreiou agora um vídeo muito bacana mostrando ele trabalhando e mandando essa via.




My First Mountain Project

Daqui a um mês, quatro escaladores, fieis alunos da Rokaz, partirão para Bolivia para escalar a sua primeira alta montanha.
Bruno Senna, Carlos Eduardo Benfica (Caê), Leo Santiago e Luiz Eduardo Araujo (James) já estão treinando varias vezes por semana para tentar escalar no final do mês de Junho o Pequeño Alpamayo e o Huayna Potosi na Bolivia. São montanhas lindas e fáceis de escalar, ideais para um primeiro contato com a alta montanha.

O Pequeño Alpamayo (5410 m):




O Huayna Potosi (6088m):



Esses quatro "rokazmaniacos" são muito motivados, bem organizados, a presença do fotógrafo Bruno Senna na expedição garante que eles voltarão com lindas imagens da viagem, por isso a Rokaz decidiu apoiar essa iniciativa bacana com um mês de musculação gratuita, umas camisas da Rokaz e um workshop sobre a escalada de gelo em alta montanha...


Eles têm um blog que vale a pena acessar para ler as aventuras que com certeza serão muitas!
Boa sorte amigos!

As fotos do evento Rokaz Relâmpago

O evento foi ótimo! 52 pessoas participaram do desafio de boulder, alguns quase-iniciantes escalaram junto com os melhores escaladores de Minas, todo mundo escalou muito e se divertiu mais ainda!!
A parceria entre a 4climb e a Rokaz foi perfeita, isso foi o primeiro evento de muitos!

As fotos do Felipe Risola da 4climb:








O route-setter Kbção explicando os boulders para as meninas:







O Pedrinho mandando ver!








Sem pressão nenhuma, o ambiente do evento foi ótimo...






O Yanzinho brilhou, passou para a final!







Parabéns a Maíra, Branca e Jean que mandaram os boulders da final!!



Os escaladores mais novos da Rokaz, Laurinha, Vitoria e Yanzinho sortearam 6 Super Chalk da 4Climb e um sacão de magnésio da Rokaz.








O Fred no crux do boulder da final,  um movimento de gastão muito forte que só o Jean conseguiu fazer...



Agora, amigos, vamos nos preparar para o próximo evento, domingo agora no sitio do Rod!



Vocês encontrarão mais fotos do evento aqui.

Encontro de escalada em Kalymnos na Grécia

Kalymnos é considerado como um dos 5 melhores picos de escalada esportiva do mundo. O pico tem 1700 vias alucinantes, com negativos gigantes, lindas choreiras, numa ilha totalmente paradisíaca do mar Mediterrâneo.

As fotos são de Aris Theodoropoulos:












Na semana passada aconteceu o encontro anual de escalada em Kalymnos. Muitos escaladores se encontraram la para escalar juntos, conhecer novas pessoas e ver as duas estrelas, Nicolas Favresse e Patxi Usobiaga, mandar os décimos a vista...

 Nicolas Favresse, piolet d'or 2011 (maior recompensa do mundo em alpinismo), escalando no setor Jurassic de Kalymnos:




O tri-campeão mundial de escalada Patxi escalando "Rendez with Platon", 10b:




O evento teve a visita do prefeito de Kalymnos e do ministro do turismo grego que fizeram a trilha atá a base das paredes de escalada!




No final do evento rolou também um campeonatinho de boulder no porto da cidadinha de Kalymnos...




Parece que em Maio de 2012, com a patrocínio oficial da North Face, o próximo encontro será muito maior e mais bacana ainda... Vamos encontrar la??


Fonte: climbkalymnos.com

Vídeo de escalada em Fontainebleau e escalada na Corsica

O Finlandês Anthony Gullsten passou algumas semanas escalando em Fontainebleau em Março e Abril, ele repetiu alguns dos boulders mais clássicos da floresta e saiu agora um vídeo muito bacana...



Monkee Family: Anthony Gullsten in Font from Alvi Pakarinen on Vimeo.




Uma semana atrás, o casal de escaladores suíços Nina Caprez e Cedric Lachat foram escalar na Corsica, uma ilha francesa no mar Mediterrâneo. Eles fizeram a segunda repetição em livre de Delicatessen, uma via fora do comum: 5 enfiadas, dificuldade até 10b, num granito com formas totalmente surreais. A Nina, que já escalou alguns dos paredões mais difíceis do mundo, falou que é a via mais linda que ela já escalou. Olhem as fotos, vocês vão entender...










Fonte: Kairn.com

Evento Rokaz Relâmpago na quarta-feira dia 25 de Maio

Na quarta-feira organizaremos na Rokaz um evento Rokaz Relâmpago. Será um campeonatinho de boulder, a partir das 19h30, aberto a todo mundo.
O formato será o seguinte: numa primeira fase, os escaladores terão 3 boulders a escalar, quem mandará os 3 passará para uma segunda fase com 2 outros boulders. Quem mandará os dois boulders dessa segunda fase será qualificado para uma última fase com um último desafio.
A ideia geral é escalar e se divertir muito sem pressão nenhuma!


Serão duas categorias, feminina e masculina.
A inscrição é gratuita para quem é mensalista da Rokaz e será de R$10 para quem não é. Será feita na recepção da Rokaz (ou pelo telefone: 2535-9800) até a quarta-feira as 19h.
Não percam!!







O evento será organizado em parceria com a 4climb.

Reabertura da Lapinha domingo

Quando ele fechou em 2002, o pico de escalada da Lapinha contava com 130 vias, a maioria entre o 4to e o 6to grau, era o melhor campo escola de escalada do Brasil!
A partir de domingo agora (22 de Maio), uma boa parte das vias de escaladas serão de novo acessíveis a escalada graças ao trabalho da AME. Aproveitam, o lugar é fantástico!

O acesso será liberado a partir das 9:00, mas é melhor chegar mais cedo pois só 40 escaladores poderão entrar no local. Duas pessoas da AME estarão recebendo os escaladores para informar eles sobre os lugares proibidos a escalada, as regras gerais de uso do local e para receber a doação voluntária dos escaladores.

Acesso:
Saindo de belo Horizonte pela Linha Verde vá até Lagoa Santa e de lá pegue a estrada que leva a Serra do Cipó, nesta estrada quase saindo da zona urbana de Lagoa Santa existe um trevo com a placa indicativa para a Gruta da Lapinha, entre nele a esquerda e siga em frente até a Gruta da Lapinha.


O mapa da Lapinha em 2002:


Vídeo do evento Rokaz na Rocha em Ouro Preto

Alessandro Tocafundo, aluno da Rokaz, filmou alguns rokazmaniacos escalando alguns dos boulders mais clássicos de Ouro Preto no domingo passado. O vídeo ficou ótimo, valeu Alessandro!


Vôo de parapente do cume do Ama Dablam (6856m)

O Ama Dablam é uma majestosa pirâmide de gelo e rocha no Himalaia, na região do Everest. É considerada como uma das montanhas mais lindas do mundo e é também uma montanha difícil de escalar.



Um tempo atrás, o inglês Stuart Holmes que tem 25 anos de experiência em montanhismo e 20 anos em parapente, conseguiu pular de parapente do cume do Ama Dablam depois de escalar a montanha sem oxigénio com o parapente nas costas. Ele usou um tipo de parapente ultra-leve (2,3 kg!).

Ele conta numa entrevista publicada ontem no site Planetmountain que a decolagem foi muito delicada por causa de ventos fortes, mas o vôo foi fantástico.

Curtem o vídeo!

Explorar o Everest com a melhor tecnologia 3D

Você ja sonhou de ver o Everest de perto, de conhecer as vias de escalada como se você fosse um pássaro voando logo acima dos escaladores?
Agora é possível com o novo software Everest 3D! É gratuito, e leva só alguns minutos para instalar no seu computador... Boa viagem!




Everest 3D - 3D RealityMaps from 3D RealityMaps on Vimeo.

A via de escalada esportiva mais difícil do mundo?

A via Chaxi Raxi em Oliana, na Espanha, tem 50 metros de altura, começa com um lance graduado em V14 "Hard", e continua com uma dificuldade constante em 12a até o topo. Essa é a via mais difícil que o jovem prodígio checo Adam Ondra já mandou, e que, talvez com a nova via do Sharma, First Round First Minute, merece o título de via de escalada esportiva mais difícil do mundo.
O Adam Ondra trabalhou 8 dias para mandar a via no final do mês de Abril, e não deu 12c para a via de muito pouco. A via ficará 12b "Hard" até a próxima repetição para confirmar o grau...

Estreiou agora o filme da cadena. Amigos, não percam esse vídeo, as imagens são alucinantes, ele é muito bem editado, é sem dúvida um dos melhores do ano!



BD athlete Adam Ondra making the first ascent of Chaxi Raxi (9b) at Oliana, Spain from Black Diamond Equipment on Vimeo.

Os próximos eventos na Rokaz

Já marquem na sua agenda os próximos eventos da Rokaz!

No domingo dia 15 de Maio, organizaremos o próximo evento Rokaz na Rocha, em Ouro Preto! La tem dezenas de boulders entre V0 e V12, iniciantes e escaladores experientes serão bem vindos!

Algums fotos dos eventos Rokaz na Rocha em Ouro Preto, em 2009 e 2010:









Na quarta-feira dia 25 de Maio a noite, organizaremos um evento Rokaz Relâmpago com desafios de boulder para todos os escaladores a fim de escalar "a muerte" num abiente muito descontraido! A taxa de inscrição será R$10, o evento será aberto a todos, alunos da Rokaz ou não.





Para esses dois eventos contaremos com o apoio dos parceiros da 4Climb.

Parkour na Rokaz!

Assistem o vídeo da demonstração de Parkour do Conrado durante a inauguração da academia de musculação da Rokaz, ficou muito bom!





Conrado faz parte do grupo de Parkour mais ativo de Belo Horizonte, PkMax, acessem o site para ver outros vídeos de Parkour irados!

O filme que mostramos aqui é do Bruno Senna que já trabalhou com os "Traceurs", os praticantes do Parkour, e já fez com eles alguns trabalhos muito interessantes, aqui um exemplo no alto do viaduto Santa Teresa...

Os melhores vídeos de escalada da semana

Para começar, um vídeo de nossos amigos belgas que ficaram alguns meses no verão do ano passado velejando nas costas da Groenlandia para encontrar e escalar big walls virgens!

Vamos mostrar aqui um episódio, é possível assistir os cinco outros aqui.




O segundo vídeo é de escalada de boulder, ele mostra o famoso escalador finlandês Nalle Hukkataival (ele tem vários V15 no currículo...) escalando um mês na Meca dos boulders, Fontainebleau na França, em Março agora.



A little bit of Fontainebleau from Lehis on Vimeo.


Agora um outro excelente vídeo da primeira etapa da Copa do mundo de escalada de boulder que aconteceu no final de semana passado em Milano, na Italia.





Um filme muito engraçado de um escalador belga que morou um ano na Australia em 2010 e que ganhou o ClimbCool Film Festival 2011:




O último vídeo é do Bruno Senna, no Canyon do Verdon durante a Rokaz Trip na França 2010. Mostra uma vaca bastante dolorida do Alexis num psicobloc bem alto, com o pessoal da Rokaz Trip mais 50 turistas na plateia!


Inauguração da academia de musculação da Rokaz

A inauguração foi um sucesso! Muita gente veio, todo mundo curtiu muito o espaço e os novos aparelhos da Rokaz!
Agora é só marcar sua avaliação com nosso fisioterapeuta e sua ficha de musculação com um de nossos monitores de musculação para aproveitar mesmo o novo espaço!


























Para ver mais fotos do evento, acessem o Facebook da Rokaz!
As fotos são de nosso fotógrafo, Bruno Senna.


E hoje ou amanhã, aqui no Rokazblog, divulgaremos o vídeo da demonstração de Parkour do Conrado!

Inauguração hoje a noite da nova academia de musculação da Rokaz com demonstração de Parkour!

Venha comemorar hoje a noite a inauguração de nosso novo espaço de musculação e aeróbicos as 20h, com comidas, bebidas e uma demonstração de Parkour do monitor da Rokaz Conrado!

Conrado ensaiando hoje de manhã para a demonstração de hoje a noite:



Não percam!

Mais uma cadena de um 10c no Cipó!

A atitude perseverante traz sempre bons resultados. Essa frase se aplica muito bem a escalada. O Kbção, grande figura da escalada mineira que treina na Rokaz 4 vezes por semana, encadenou ontem um projeto que ele estava malhando há dois anos!
A via é famosa, chama-se Cabra da Peste, o FA (First Ascent) foi do Felipe Camargo que deu na época 11a para a via, sem certeza sobre o grau. Depois a via foi repetida 5 vezes e os repetidores chegaram a um certo consenso sobre o grau: 10c.

A via é muito pouco negativa mais bastante explosiva, a dificuldade é concentrada em 3 costuras!
Parabéns Kbção!!


Foto do Jean Ouriques que encadenou a via em 2009 (por Bruno Senna):