Rokazbloc 2011 em capítulos

2 - Patrocínios e Apoios

O Rokazbloc 2011 foi um sucesso, alcançando um número recorde de participantes – 105 – e de público, que lotou a Rokaz no sábado, dia 15 de outubro. Para a realização de um Festival com esse resultado, a Rokaz contou com o patrocínio da Girau  e da Camp.



A Girau esteve presente no Rokazbloc ainda com um stand, disponibilizando um kit especial para os escaladores e cadastrando novos clientes.



Além disso, o Rokazbloc contou com os apoios da 4Climb, Conquista , Higy Sports http://www.higy.com.br/, Spyffer Sapatilhas, Bio Extratus , Nutricêutica http://nutriceutica.com.br/, Belêpad e Monster Energy.


Os participantes e o público do Rokazbloc também puderam conferir o stand da Bio Extratus, onde era possível realizar a avaliação do cabelo e do couro cabeludo, para indicação dos produtos mais recomendados para cada pessoa.

A Rokaz abriu também seu espaço para a Montis, que levou dois jovens escaladores de Fidalgo, distrito de Pedro Leopoldo, para conhecer a Academia e participar do Rokazbloc; e para a Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais, que está realizando uma pesquisa junto aos escaladores mineiros http://bit.ly/v3rAbA.


E para garantir a disposição e a energia da galera, a Monster Energy distribuiu latinhas de energético para todo mundo.


Vídeo Oficial do Rokazbloc 2011

O Rokazbloc 2011 foi realmente histórico! Superou todas as expectativas, contou com a participação de alguns dos maiores escaladores do país, lotou a Rokaz e comprovou que a escalada é um esporte democrático, sem limite de idade, basta querer superar os desafios.

Para relembrar os melhores momentos do maior festival aberto de boulder do Brasil, confira o vídeo oficial do RokazBloc 2011.

Fala Thais!

Thais Makino é uma das melhores escaladoras brasileiras da atualidade. Em sua primeira participação no Rokazbloc, já conquistou o lugar mais alto do pódio. A atleta concedeu esta entrevista exclusiva para o Rokazblog, onde falou sobre sua carreira e a participação no evento.

Setor Bas Cuvier, em Fontainebleau (França) em julho/2011

Comecei a escalar com 9-10 anos de idade na academia 90 Graus em São Paulo junto com meus pais e minha irmã. Aos 11 anos, passei a participar de competições e desde então nunca mais parei.

Durante quase três anos tive a oportunidade de treinar com o Rômulo Bertuzzi , só parando com a chegada do vestibular.

Ganhei minha primeira etapa do Campeonato Brasileiro com 15 anos, fui Campeã Brasileira em 2010, e em julho de 2011 participei do meu primeiro Campeonato Mundial (em Arco - Itália) que foi a melhor experiência que tive em competições até hoje.

Agora no meio do ano me formei em Artes Visuais e estou estudando um pouco mais de Fotografia. Simultaneamente estou treinando, procurando patrocínio e já pensando nos futuros campeonatos, principalmente os que acontecerão fora do país (como as etapas da Copa do Mundo de Boulder e o Campeonato Mundial), porque ao participar deles poderei me acostumar mais ao estilo europeu de competição e quem sabe melhorar meu desempenho.

Boulder Astro, V8, em Sâo Bento do Sapucaí (SP), 2011.

1) Fale um pouco sobre o que significou para você conquistar o 1º lugar no Rokazbloc, superando competidoras de alto nível.

A conquista do 1º lugar no Rokazbloc ajudou-me a ver o resultado da minha evolução, a provar para mim mesma que os treinos dão resultado e que este caminho que estou seguindo está certo até agora. É uma indicação e uma motivação para eu continuar escalando e treinando. Fora isso, é muito bom não apenas vencer, mas participar de um evento tão elogiado como esse. Era a 4ª edição da competição e a primeira vez que eu fui fazer boulder na Rokaz.


2) Qual foi, ou foram, os momentos mais difíceis do Rokazbloc para você?

Foi difícil durante o Festival estabelecer um limite entre pontuar e não ficar cansada demais para a fase Final, principalmente pela variedade de níveis de boulders que havia no evento. Já na Final o esquema diferente que faz todos os competidores escalarem juntos também é difícil de levar. Talvez eu tenha participado de um ou dois campeonatos que foram parecidos, mas meu forte nunca foi este formato. Pensei que este seria mais um motivo para eu participar do Rokazbloc, pois era uma oportunidade de eu treinar este aspecto.


3) Você realiza algum tipo de treinamento? De que forma isso contribuiu para a conquista deste resultado?

Até o Campeonato Mundial, em julho deste ano, segui um treinamento forte para conseguir recuperar tudo o que eu perdi durante os dois meses em que fiquei parada por causa do meu cotovelo machucado (em uma queda de boulder no fim de 2010). Mas desde que voltei de viagem não treinei com planilhas, o que eu compenso escalando quase todos os dias da semana. Tanto um tipo de treino como o outro ajudam na conquista de resultados em geral, porque melhoram a força, a resistência, o repertório de movimentos (que ajuda na leitura de boulders) e também a parte psicológica, porque pelo menos eu fico mais confiante quando estou escalando com mais frequência.


Por trás disso tudo há ainda o treinamento que tive entre os 13 e os 16 anos com o Rômulo Bertuzzi (que também treinou o Cesar Grosso e o André "Belê"), foi nesta época que tive orientações muito valiosas que estão comigo até hoje.

Durante o Campeonato Mundial em Arco (Itália) também em julho/2011


Rokazbloc 2011 em capítulos

Capítulo 1

A 4ª edição do Rokazbloc movimentou a equipe da Rokaz e alguns voluntários dispostos a colaborar para a realização deste grandioso evento. A reta final dos preparativos começou na quinta-feira, dia 13 de outubro, com a chegada do Belê e o início da montagem dos boulders.

Na sexta-feira, houve grande mobilização envolvendo toda a Rokaz para finalizar os últimos detalhes e preparar a academia para receber os escaladores, o público, apoiadores e patrocinadores.

 

O mezanino foi parcialmente liberado e tornou-se área de recepção dos competidores e guarda-volume. No andar térreo, foram montados quatro pontos: da Girau, da Montis, da Bio Extratus e da Federação Mineira de Escalada. Além disso, foi montada uma lanchonete para saciar a fome dos competidores e do público que acompanhou o evento.
No começo da tarde de sábado, dia 15 de outubro, foi feita a reunião com os árbitros, que receberam as orientações sobre as regras do Rokazbloc 2011 e os critérios que deveriam ser observados durante as tentativas de cada escalador.

Devido à chuva e ao número de inscrições, que superou a expectativa da organização, os boulders foram abertos às 14h20 e teve início a primeira parte do Rokazbloc 2011 - Festival de Escalada: 56 desafios onde todos os competidores puderam escalar simultaneamente.


Rokazbloc 2011 – Os vencedores

Como nas edições anteriores, as finais da categoria Master do Rokazbloc foram repletas de emoção e adrenalina até o último segundo. O público lotou a academia e vibrou muito!

Parabéns a todas as escaladoras e escaladores que lutaram bravamente para vencer os desafios elaborados pelo Belê. Fizeram bonito e alcançaram os lugares mais altos nos pódios.


Categoria Master Feminino

1º - Thais Makino Shirauawa

2º - Patrícia Antunes Silva

3º – Maira Vilas Boas de Oliveira

4º – Tatiana Caloi Stinchi

5º - Mariana Gomes Aguilar

6º - Maria de Campos M. Menezes

7º - Laura Volponi


Categoria Master Masculino

1º - Jean Ouriques (bi-campeão)

2º - Juan Ouriques

3º- Gustavo Veiga

4º - César Grosso

5º - Pedro Macedo

6º - Caio Gomes

7º - Rafael Takahace Rodrigues

8º Rafael Pimenta (Fanfa)

Fala Belê!

André Berezoski, o Belê, route setter do Rokazbloc, concedeu uma entrevista exclusiva para o Rokazblog sobre a 4ª edição deste que é o mais tradicional evento brasileiro dedicado a categoria boulder.

- Qual e sua expectativa para o Rokazbloc 2011?
Como sempre, minha expectativa é de um mega evento. Ano após ano, esta competição/festival é um sucesso, atraindo escaladores de todo o país e estrangeiros. Para 2011 não seria diferente, muita gente forte e sedenta por boas competições.

- O que os escaladores podem esperar dos desafios criados por você?
Humm, surpresa... Mas, como sempre, o pessoal da Rokaz me dá muita liberdade para apresentar algo de novidade e a cada ano esta se tornou uma característica marcante. É lógico que a competição tem que sair nos moldes exatos de intensidade, mas jogar com inovações sempre dá um toque especial ao evento.
- Em sua opinião, qual e a importância do Rokazbloc no cenário da escalada brasileira?
Dentro de um cenário "banho-maria" de competições, se comparado há anos atrás, a Rokaz se mantém firme na preocupação de não deixar a bola cair e passar branco competições importantes, como o Rokazbloc e o campeonato brasileiro de dificuldade.

Isso, graças aos administradores que possuem raízes na escalada de competição e sempre estão agitando esta modalidade, proporcionando um espetáculo. Para quem já escala há tempos e para quem está iniciando, isso é fundamental.

Rokazbloc 2011 – Desafios e critérios


O Rokazbloc 2011 vai contar mais de 35 desafios elaborados pelo route setter André Berezoski, o Belê, a partir de V0. Cada problema deverá ter a posição de início de escalada designada para as duas mãos, e poderá ter a posição dos pés marcada também caso o route-setter assim determinar. A critério do route-setter, as agarras de início poderão ser marcadas com “direita” e “esquerda”.

Um desafio será considerado realizado e terminado se o atleta fizer top, ou seja, dominar a última agarra com as duas mãos. Todos os desafios deverão ser finalizados com domínio da última agarra com as duas mãos.

As Finais serão realizadas somente para as categorias Master Masculino e Master Feminino. Após as rodadas da Final, os atletas deverão ser classificados de acordo com os seguintes critérios:

- Maior número de tops (desafios bem sucedidos);


- Maior número de tops à vista;


- Menor número total de tentativas para tops (somente no caso de haver top);


- Maior número total de pontos bônus;


- Menor número total de tentativas para obter pontos bônus.

Os competidores perderão pontos, nos seguintes casos:

- Ultrapassar os limites da via.


- Não respeitar a fila de ordem de escalada.


- Qualquer infração disciplinar não grave.

Caso os atletas usem agarras de outras vias e/ou ultrapassem os limites da via, serão penalizados conforme as regras citadas, suas tentativas serão paradas, e será considerado o desempenho até o momento da infração.

Funcionamento da Rokaz para o Rokazbloc 2011

Devido à realização do Rokazbloc 2011, a área de boulder será fechada para o público na quinta-feira, dia 13 de outubro, e ficará interditada para a montagem dos desafios do Rokazbloc.

No dia do evento, as vias do mezanino serão abertas ao público até as 12 horas, assim como o salão de musculação. Também não haverá mini-cursos. Na parte da tarde, só poderão ter acesso à Rokaz os competidores e o público que estiver acompanhando a competição. 

Ainda dá tempo de se inscrever e participar do Rokazbloc, maior e mais tradicional evento de boulder do Brasil! Faça a sua inscrição!

O Route setter do Rokazbloc

O route setter é a pessoa que elabora os problemas, os desafios no muro de escalada indoor. Também chamados de setters, estes profissionais combinam técnica elaborada com representação artística de movimentos reais de escalada em rocha. A rota de agarras de resina é o caminho para o escalador alcançar o topo do muro de escalada.

O route setter tem a capacidade para montar muros de boulder, top rope e escalada de dificuldade com seus diversos níveis de dificuldade. Para tornar-se um route setter, o escalador deve participar de workshops e treinamentos específicos e obter certificações reconhecidas.
Pela quarta vez, o route setter do Rokazbloc será o escalador paranaense e tetra campeão brasileiro André Berezoski Neto, o Belê. André é referência na escalada esportiva no Brasil, atividade a qual se dedica há mais de 16 anos.

O atleta e personal trainer de escalada acumula números impressionantes em sua carreira: já participou de 128 campeonatos, conquistando 39 vezes o lugar mais alto do pódio, 21 vezes o 2º lugar, 18 vezes o 3º, além de ter ficado por 33 vezes entre os dez melhores colocados. André conquistou importantes títulos nos campeonatos Paranaense, Paulista e Brasileiro, foi vice sul-americano e um dos primeiros sul-americanos a entrar em uma semi-final da Copa do Mundo de Escalada.
Belê é um dos route setters mais experientes do Brasil e desde 1996, tem montado desafios e problemas nos principais eventos de escalada e boulder em diversos estados do país. Formado pelo Corpo de Socorro em Montanha em 1996 e pela Federation Française de La Montangne et de L’Escalade em 1998, continuou se dedicando à escalada e tem atuado como preparador técnico de outros escaladores. Habilitou-se em cursos de route setter e também como organizador de campeonatos e árbitro de escalada esportiva. Hoje, André Berezoski é route setter na Academia Casa de Pedra, em São Paulo.

Rocky Spirit na Rokaz!

Rocky Spirit – Festival de Filmes Outdoor

Hoje 21:00hs

O Rocky Spirit, em parceria com a ROKAZ, traz um festival de filmes outdoor que inspira e informa o publico sobre expedições, atletas e iniciativas que merecem ser admirados, culturas que interessam ser conhecidas, ambientes que precisam ser preservados e idéias que valem a pena ser pensadas!!


Programação

“ Skateistan”
ANO: 2010 PAÍS: REINO UNIDO
DURAÇÃO: 10 MINUTOS
DIREÇÃO: ORLANDO VON EINSIEDEL
Tão improvável quanto transformador, o projeto que difundiu o skate entre adolescentes de Cabul, no Afeganistão, é o tema de Skateistan. A modalidade tem ajudado a dissolver as barreiras entre meninos e meninas, inspirando-os a acreditar na capacidade de cada um deles de criar uma mudança positiva. Skateistan apresenta pessoas como Murza, de 17 anos, que ainda percebe os olhares de estranhamento da maioria das pessoas quando passeia a bordo de seu skate pelas ruas da cidade. “Elas olham intrigadas para nossos t~enis e skates. Acham que eles estão conectados por algum tipo de campo magnético.”

“Way Back Home”
ANO: 2010 PAÍS: REINO UNIDO
DURAÇÃO: 7 MINUTOS
DIREÇÃO: DAVE SOWERBY
Danny MacAskill é o maior nome do biken parkour (ou bike trial), que une algumas técnicas do mountain bike com cenários improváveis, aproveitando obstáculos naturais, como paredes, muros, barcos, troncos de árvores e o que mais ele vir pela frente. O cineasta Kris Moyes registrou a volta de Danny para Dunvegan, na Escócia, onde ele mora, em cima de uma bicicleta, tentando alguns truqes for a do comum. Uma oportunidade imperdível de ver em ação um dos maiores bikers-malabarists do planeta.

. “Alone on the Wall” ANO: 2009 PAÍS: EUA DURAÇÃO: 25 MINUTOS DIREÇÃO: PETER MORTIMER E NICK ROSEN Atualmente muitos escaladores sobem em apenas algumas horas o famoso Half Dome, no vale do Yosemite (EUA). Mas poucos fazem isso sozinhos e sem nenhuma corda para protegê-los. Conheça um dos maiores nomes dessa nova geração de escaladores-relâmpago: Alex Honnold. Ele tem 23 anos, é alto, despretensioso e desajeitado. Também é um calmo e controlado atleta que vem expandindo limites ao escalar grandes paredes. Alone on the Wall segue Alex enquanto ele completa dois projetos inovadores: o solo da Moonlight Buttress, em Zion (Utah), e do Half Dome, no Yosemite (Califórnia).
• “ Down na Out and Under” ANO: 2010 PAÍS: EUA DURAÇÃO: 25 MINUTOS DIREÇÃO: ROB FROST, PETER MORTIMER E NICK ROSEN Às vezes viagens de escalada são realizadas em locais gloriosos, clima perfeito e vias incríveis. Outras vezes, são menos perfeitas: vans quebradas, lunáticos com piquetas na mão, alpinistas atormentados. Estes são alguns dos fatores que contribuem para a graça de Down and Out and Under, um irônico e bem-humorado filme de escalada. Em meio a esse show de horrores, os diretores conseguem mostrar belas imagens de escaladas captadas em uma viagem para a Austrália e a Tasmânia com os escaladores Heidi Wirtz, Cedar Wright, Matt Segal e James Pearson, grandes nomes de sua geração

.“Fall line” ANO: 2010 PAÍS: EUA DURAÇÃO: 14 MINUTOS DIREÇÃO: TYLER STABLEFORD Heath Calhoun jamais desejaria a sua experiência para outra pessoa. Mas, de alguma forma, ele a considera uma bênção – algo espantoso para alguém que perdeu as duas pernas em um ataque de morteiro na guerra do Iraque. A lição que Heath aprendeu com a tragédia é que o corpo humano pode ir muito mais longe do que imaginamos. Em uma viagem singular, ele descobriu o mono-esqui. Em menos de quatro anos , estava competindo para os EUA nos Jogos Paraolímpicos. Ao longo de sua trajetória, ele percebeu que seu espírito havia ganhado muito mais do que seu corpo tinha perdido.

4ª edição do Rokazbloc

O RokazBloc é um open de boulder que a Rokaz promove no dia 15 de outubro. O evento conta com a presença dos melhores escaladores da modalidade no país. Já confirmaram presença: Felipe Camargo ‘Pikuira’, Roberto Ferragut Gallo, César Grosso ‘Cezinha’, Jean Ouriques, Gustavo Veiga, Gustavo Rodrigues Hachul, Alexandre Rajagopalan, Juan Ouriques, Thais e Ana Makino, Janine Cardoso, entre outros competidores de alto nível.

Nessa 4ª edição, o Rokazbloc terá categorias para os competidores amadores:
- Juvenil (até 17 anos);
- 18 a 34;
- 35 a 39
- 40 +.

Este ano, o atleta paranaense e tetra campeão brasileiro André Berezoski (Belê) será novamente o route setter e promete elaborar os desafios irados para garantir a diversão e o alto nível da competição.
Em 2011, a Rokaz vai tornar o Rokazbloc ainda melhor para quem vai competir ou se divertir. Como acontece a cada edição, a premiação será ainda melhor do que nos anos anteriores, com prêmios para os atletas profissionais Master Feminino e Masculino, além de brindes para os escaladores amadores das demais categorias.

O Rokazbloc é garantia de emoção e muita adrenalina, com todos os finalistas escalando ao mesmo tempo. A competição é tão acirrada que até hoje, nenhum atleta conseguiu conquistar o bi-campeonato.

Por isso, anote aí na sua agenda e faça logo a inscrição: Dia 15 de outubro, de 14 horas às 19h40 – 4ª Edição do Rokazbloc na Rokaz.

Rokazbloc 2011

No dia 15 de outubro, sábado, a Rokaz promove a 4ª edição do Rokazbloc, maior e mais tradicional evento de boulder do país.
 A partir das 14 horas, uma programação intensa vai agitar atletas e escaladores amadores:

- 14 às 17 horas - Festival de Escalada: mais de 40 desafios e todos escalam simultaneamente.

- 17 às 18 horas - Atividades de interação com o público, desafio de botes e Premiação de todas categorias com exceção da master.

- 18 horas até 19h40 - Finais Feminino e Masculino e entrega da premiação.

 Todo mundo pode participar, o Rokazbloc não tem limite de idade! Já fez a sua inscrição? Ainda dá tempo, as inscrições podem ser feitas até o dia 15, às 13 horas, pelo telefone (31) 2535 9800 ou pelo email rokaz@rokaz.com.br e custam R$35,00 (antecipadas) e R$45,00 (no dia do evento).

A Rokaz agradece a todas as empresas que tornam este evento possível:
Patrocinadores: Girau travel solutions e Camp os melhores equipamentos para sua aventura.
Apoio: Conquista, 4climb, Monster, Belêpad, Spyffer sapatilhas, Higy e Nutricêutica.

Tá chegando!


Tá chegando a hora! As inscrições estão abertas! Participe do maior evento de boulder do Brasil!

Copa do Mundo de Escalada Esportiva na Bélgica

A cidade de Puurs, localizada na província de Antuérpia, no norte da Bélgica, recebeu a quinta etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva.


Confirmando seu favoritismo, o austríaco Jakob Schubert conquistou a medalha de ouro, pela quinta vez consecutiva! Com esse resultado, ele abre uma confortável vantagem em relação aos seus rivais. O escalador japonês Sachi Amma ficou em segundo e o espanhol Ramon Julian Puigblanque, em terceiro. No ranking, Schubert soma 500 pontos. O segundo colocado é Ramon Julian, com 341.

Entre as mulheres, a coreana Kim Jain impressionou o público com sua técnica e flexibilidade e conquistou a medalha de ouro. A atleta austríaca Angela Eiter garantiu a prata e a escaladora Mina Markovic ficou com o bronze. Com esse resultado Mina alcança 410 pontos no ranking, apenas 10 a frente da segunda colocada, Jain.

A sexta etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva será realizada nos dias 08 e 09 de outubro, na cidade de Boulder, em Colorado, nos Estados Unidos.