O RokazBloc 2010 foi simplesmente INCRÍVEL!! A Rokaz com certeza viveu suas horas de vida mais intensas esse sábado dia 28 de Agosto 2010 entre as 18:00 a as 21:00...
74 competidores super motivados, mais gente ainda na platéia, um route-setter, Belê, que mais uma vez mandou bem para caramba... Quando chegou a hora da final, com a iluminação multicolorida piscando, o som eletrónico no talo, o Yan mandando ver no microfone e o show vibrante que os competidores daram, as paredes começaram a vibrar, o público a pular, gritar, a ROKAZ INTEIRA ENTROU EM TRANSE!!!!!!
O RokazBloc 2010 começou com o tradicional festival de 44 boulders graduados entre V0 e V11. Todo mundo escalou junto num clima elétrico e convivial, olhando de vez em quando o gigante cronómetro regressivo.
As 5 melhores mulheres e os 8 melhores homens da categoria PRO passaram para a final.
Os resultados do festival na categoria feminina Amador:
A Fabiola, presidente da AME (Associação Mineira de Escalada), mesmo chegando bem atrasada, ganhou na categoria amador!! Próxima vez ela entrará no PRO com certeza... Mas quem ganhou o prêmio do competidor mais modesto não foi ela, foi o Mala!! Ele foi para casa logo depois do fim do festival, com a certeza que nem ia subir no podium... Meia hora mais tarde, chamamos os 3 primeiros da categoria Amador para subir no podium... Resultado: o Mala não só subiu no podium, ele ficou em primeiro lugar!! Mas não pude comemorar infelizmente, ele ainda estava em casa!!
Mariana, Andreia, Anne, Maíra e Patricia foram as mulheres que foram para a final da categoria PRO:
O nível da categoria Pro masculina era muito alto, 11 atletas tinham V11 no currículo!! Foi muito difícil se qualificar para a final!
E tivemos a sorte de contar com dois escaladores de V14, o famoso Jon Cardwell dos Estados Unidos, quarto mundial no ranking do www.8a.nu, e a estrela brasileira Felipe Camargo "Pikuira", que mandou duas semanas atrás o que é muito provavelmente o primeiro V14 brasileiro!!
Pikuira dominou o festival, na frente do Jean, campeão 2008 do RokazBloc, e do Jon.
A final feminina foi bem disputada, com 5 mulheres que tinham mais ou menos o mesmo nível de escalada. Infelizmente nenhuma conseguiu mandar um dos dois boulders que o Belê tinha montado, mas mesmo assim, o espetáculo foi irado porque varias vezes elas quase alcançaram o topo...
A Mariana, escaladora mineira nova e com muito potencial, ganhou da Patricia de muito pouco! Na realidade na final elas empataram, foi o resultado da semi-final que fez a diferença...
Não tem adjetivo forte o suficiente para falar o quanto a final masculina foi vibrante... Um grande PARABÉNS a esses atletas que treinam ou escalam dezenas de horas por semana e que, atingindo assim um nível de escalada muito perto do melhor nível mundial, daram um show de sonho, que ficará gravado anos na memória da platéia... E um outro grande PARABÉNS ao Belê que montou quatro boulders com uma estética totalmente incrível e do grau certíssimo!!
O primeiro boulder foi talvez o mais difícil de todos. Só o Pikuira conseguiu chegar perto do topo: 3 vezes ele quase alcançou a borda sem conseguir virar o boulder!! Os outros finalistas, entendendo que o final do boulder era mais difícil que o inicio que já era muito difícil, passaram rápido para o segundo boulder que era um pouco mais fácil. O Jon mandou ele depois de 2 ou 3 tentativas.
Entre duas tentativas no primeiro boulder, o Pikuira mandou esse segundo boulder flash!
O Jean quase mandou ele, mas chegou torado no final, não conseguiu finalizar a empreitada e passou para o terceiro boulder que ele mandou a vista com um método muito original, pulando a primeira agarra bônus!!
Quando o Pikuira chegou ao terceiro boulder, ja estava bem cansado de tentar tantas vezes o primeiro boulder... Ele passou o crux do terceirou boulder, mas chegando no final, ele caiu torado!!
Nesse momento, trinta minutos dos 45 minutos da final tinham passado, o Pikuira estava no primeiro lugar, com um boulder mandado e duas agarras bônus. Mas de repente, o Jon, conseguiu passar o crux da saída do terceiro boulder com um beta diferente, mandou o boulder, e pegou o primeiro lugar do Pikuira!!
E alguns minutos depois, o Rafinha, com outro método ainda (esse boulder foi incrível!!), mandou também o terceiro boulder!!
O quarto boulder era o mais bonito de assistir: não tinha nenhuma agarra, só cinco módulos gigantes!! A movimentação era muito original, esse boulder parecia mais a uma parede de um predio futuristo que a um boulder de academia!! Antes do Jean chegar no boulder, era difícil acreditar que essa parede era possível de escalar! Mas o Jean achou os betas e mandou ele de segunda! Com dois boulders mandados, estava a 5 minutos do final no mesmo patamar que o Jon!!
Mas logo depois o Jon mandou o quarto boulder, levado por uma plateia totalmente histérica!! E confirmou assim o primeiro lugar. Rafinha deu muito raça e conseguiu mandar o boulder também!
A um minuto do final, o Fanfa começou a escalar esse quarto boulder, o Pikuira estava na fila esperando ele cair ou mandar o boulder para tentar pela primeira vez o boulder!! Mas o cronómetro foi imparcial e cruel para o Pikuira, ele anunciou o fim da final quando o Fanfa ainda estava escalando: resultado o Pikuira nem teve o tempo de entrar no quarto boulder e ficou em quarto lugar!!!
Jon então volta para casa nos EUA com o trofeo do RokazBloc 2010. Ele adorou o evento, falou que voltará no próximo ano, talvez com os amigos Dave e Chris...
CONGRATULATION MAN!! See you next year!!
O Rafinha pegou o segundo lugar pois ele tocou uma agarra bónus a mais que o Jean. Parabéns!!
Os resultados da final masculina ficaram assim:
Agora vamos mostrar as fotos do festival que o Bruno Senna tirou para nos...
Talvez o boulder mais legal do festival, uma chaminé!:
Belê, eleito sem dúvida melhor route-setter do Brasil!!
Yanzinho dando raça na chaminé!
Roberio e Jocelyn ficaram atrás das cámeras... Eles já estão trabalhando para editar o filme do RokazBloc 2010!!
Conquista, o patrocinador oficial do evento...
Jon Cardwell em ação:
Felipe Camargo "Pikuira":
Jean Ouriques:
Juan Ouriques:
Juliana Torres:
Gustavim Veiga fazendo força rindo!
Mary:
Kbeção:
Yanzinho:
Fabiola:
Hoje ou amanhã postaremos as fotos da final e do podium!!
Last but not least, queremos agradecer os nossos parceiros que apoiaram o RokazBloc 2010:
- Em primeiro lugar, a Conquista, que fabrica as melhores cadeirinhas do Brasil, mas que faz também mochilas, roupas e ferragens, é o nosso melhor parceiro desde que abrimos a academia.
- Alto Estilo, que produz roupas de montanhismo de alta qualidade, mochilas, saquinhos de magnésio, crash pads...
- A Snake, primeiro fabricante brasileiro de sapatilhas de escalada e de botas de montanhismo, está apoiando também muito a Rokaz no seu desenvolvimento.
- E os parceiros de escalada, instigadores da VIBE, os amigos da Stone, o melhor magnésio nacional!!
Simplesmente fantástico. Ou Incrível como alguns diriam.
ResponderExcluirParabéns à equipe Rokaz pelo belíssimo evento e pelas fotos alucinantes do blog!!!! Ed- Conquista
ResponderExcluir