Patrícia Antunes - Bicampeã Mineira de Escalada Esportiva

Patrícia Antunes, ou simplesmente Paty, é a atual Bicampeã Mineira de Escalada Esportiva. Ela deu esse depoimento super bacana para o Rokazblog, falando sobre seu encontro com a escalada e sua relação com o esporte.

Meu nome é Patrícia Antunes, tenho 25 anos. Sou Relações Públicas. Desde criança meus pais me incentivaram à prática de esportes. Durante muitos anos nadei, dancei, fiz ginástica olímpica, musculação... Sempre em movimento, me preocupo muito com a minha saúde, mente e físico. Acredito que o esporte veio para relaxar, motivar e me mostrar que sou sempre capaz de superar obstáculos.

Nunca havia me doado e dedicado tanto a uma prática como na escalada. Em 2008, uma grande amiga me levou para escalar na Rokaz. Simplesmente me apaixonei e como RP nata, fiz minhas amizades, tratei de arrumar meu grupinho e engrenei nesta atividade que hoje é minha vida!

Com a escalada aprendi que a vida pode ser mais fácil se adaptar toda a gana, objetividade, audácia e astúcia ao meu dia-a-dia. A dedicação foi tão rápida e natural que em pouco tempo comecei a participar de campeonatos. Logo no primeiro campeonato conquistei o 2º lugar no amador. Esse foi um grande incentivo e comecei a correr atrás. Uma das minhas preocupações iniciais foi, além de aprender o máximo de técnicas possíveis, conhecer a filosofia da escalada e a respeitar o esporte e meus limites.
O Jean Ouriques foi um grande fomentador da escalada e para mim e como namorado é sempre dedicado, preocupado com meus treinos, foi um dos maiores responsáveis por transmitir toda sua experiência e conhecimento, essencial para meu crescimento enquanto atleta.

Em 2009 também foi o ano em que conquistei o 3º lugar na 2ª etapa do Campeonato Mineiro e 3º lugar na 3ª etapa, finalizando um ano de boas conquistas. No ano seguinte, conquistei o 2º lugar no RokazBloc e o título de Campeã Mineira de Escalada Esportiva. Deste momento em diante, comecei a correr atrás de um patrocinador. No início de 2011, a Nutricêutica, Indústria de Alimentos Funcionais se tornou minha patrocinadora, custeando os gastos com campeonato, uniformes e produtos.
2011 também foi um ano de muitas conquistas: 3º lugar no SP Open de Boulder, 2º lugar no RokazBloc e Bi-campeã Mineira de Escalada Esportiva. Todos estes incentivos me deixam muito feliz e me motivam, mas para mim, o mais importante na escalada é que somente ela me proporciona momentos de paz comigo mesma e a possibilidade de estar em meio a natureza, situação em que me sinto muito bem!

Os momentos mais difíceis para mim em uma competição são antes da primeira prova e na última. A concentração e o auto-controle são de extrema importância e, normalmente, quando se está sob pressão, ou em um momento de muita euforia, é difícil controlar todas as sensações e energias que passam por nosso corpo. Por isso, acho bem difícil manter os batimentos cardíacos, a respiração e o controle dos músculos e todo esse processo é de extrema importância para desempenhar com desenvoltura e habilidade a atividade naquele momento, mesmo tendo se dedicado aos treinos e sabendo o que está fazendo!
Meu treinador, o Jean, desenvolve para mim um treino personalizado, sempre focando nas minhas fraquezas, para que eu possa eliminá-las. Costumo ter treinos diferentes pelo menos de três em três semanas, ou menos, mas o importante é focar em superar o último treino e nunca esquecer de usar a técnica. Além disso, faço a parte de fortalecimento da musculatura, na musculação, com o objetivo de evitar lesões. Ainda, aos finais de semana, procuro praticar a escalada na pedra, o que ajuda e muito no crescimento do escalador. É completamente diferente escalar na academia e escalar na pedra, a energia é outra, tem mais obstáculos e muito mais desafios. Costumo praticar o slack line também, acredito ser um bom exercício de equilíbrio, o que também muito importante na escalada.

Eu me encontrei na escalada. Antes de escalar praticava outras atividades e gostava muito. Mas nada me cativou e motivou como a escalada. Para quem está começando é interessante se inteirar sobre a atividade, através de filmes, fotos, revistas especializadas, livros... tudo isso ajuda a reter informações que motivam e influenciam o escalador. Outra coisa muito legal de se fazer é ir com frequência para a pedra, talvez uma trip. É que na pedra a escalada é pura, o contato com a natureza é muito bom, sente-se uma sensação de liberdade. Costumo dizer que são poucas as pessoas que têm a oportunidade de presenciar paisagens fenomenais que somente quem está escalando pode ver. Sim, é um privilégio. Além disso, na pedra você desenvolve e supera obstáculos. Outra dica é ter um objetivo de treino para perceber a evolução e, junto a isso, adquirir os equipamentos que, quando são nossos, temos mais carinho, cuidado e até vontade de usar!


Rokazblog entrevista: Janine Cardoso

Bagulho Ignorante, 9c - Pedra do Baú, SP - foto: Alexandre Cardoso
Janine Cardoso é formada em Comunicação e Jornalismo pela PUC-SP, com foco em viagens de natureza, sociedade, qualidade de vida, performance e psicologia esportiva.  Também fez o Curso de Educação Física, com trabalhos acadêmicos direcionados para os temas: relação professor-aluno e iniciação na escalada esportiva.

Atualmente, é colaboradora da revista Aventura&Ação (revisão e redação de textos), colunista do site Go Outside (performance esportiva), e editora de textos freela para agências, assessorias de imprensa e outras mídias.

Janine é Octacampeã Brasileira de Escalada, com destaque na escalada em rocha brasileira - atleta The North Face Brasil, com apoio da 4 Climb, Ginásio 90 Graus e Empresa Casa de Pedra.

A escaladora falou com exclusividade para o Rokazblog sobre a conquista de mais um título brasileiro, a atual fase de sua carreira e projetos futuros. Confira!

Campeonato Mundial de Escalada Esportiva - Arco/Itália - 2011
 O que significou para você conquistar o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Escalada 2011, superando competidoras de alto nível?
É sempre valioso o 1º lugar, principalmente sabendo que muitas competidoras estavam preparando-se para atingir um desempenho legal também... Para mim, foi mais um desafio superado em uma fase de dedicação e ainda mais maturidade sobre treinamento... Então, sempre que trabalhamos para que algo se realize, e conseguimos manter a calma, a vitória é plena.

O ano passado, por exemplo, eu competi no brasileiro, mesmo sabendo que não estava treinada, após três meses sem escalar por causa do programa Hipertensão.

No 2º semestre deste ano, foquei um pouco mais nos treinos indoor, pensando no brasileiro! Para ser sincera, cheguei a cogitar uma despedida das competições para mergulhar no universo da rocha... Sendo assim, é claro que eu gostaria de vencer.

Mas eu gosto de competir, cada conquista é única, especial... Cada título veio em fases diferentes da vida, cada um deles com uma batalha diferente do dia a dia envolvida.

Qual foi, ou foram, os momentos mais difíceis da competição para você?
O momento de entrar por último na via final é sempre o mais difícil, pois é quando o atleta escuta toda a vibração do público com a escalada dos competidores anteriores... Isso vai gerando ansiedade em entrar logo, nunca é fácil... Por isso, é tão intenso e marcante...

Fisicamente, achei dois lances da via semi-final mais exigentes, pois exigiam mais força, explosão e tensão corporal... Mas, no geral, o momento da grande final foi mais tenso, com certeza, pois era o decisivo.

Você realiza algum tipo de treinamento? De que forma isso contribuiu para a conquista deste resultado?

Eu treino duas a três vezes por semana indoor, envolvendo travessias, boulders, campus board e finger... Em 2010, treinei por três meses com uma planilha montada pelo Cesinha, e a partir dela, fui desenvolvendo meu próprio treino, respeitando meu corpo, vendo o que funcionava melhor... Cada fase de treinamento é um aprendizado... Nos finais de semana, eu escalo vias à vista, ou trabalho vias, seja no ginásio, seja na rocha.

Cada nova via é um aprendizado. A escalada em rocha é um grande treinamento, mas normalmente a experiência em campeonatos é que ajuda a ter um desempenho bom no campeonato... Ou seja, a experiência em competições aliada a um momento confiante, após bom resultados em rocha e um treinamento adequado para competição, com certeza ajudou a chegar a esse resultado.

Via Sombras Flutuantes 9b - Serra do Cipó - Foto Andre Portugal Braga
Na sua opinião, qual é a importância da inclusão das categorias amadora e iniciante no Campeonato Brasileiro de Escalada?
É rico demais!!! É uma troca fundamental para todos os participantes. Fiquei muito feliz ao ver o número de pessoas competindo em BH, assim como tenho visto em diversos campeonatos pelo Brasil.

Quais são os seus próximos projetos e objetivos?
Quero conhecer alguns points novos em rocha pelo Brasil, continuar escalando, nada de diferente ou muito inovador, pois ganhando, perdendo, eu simplesmente gosto de escalar...

O mundo é bem grande e tem muita rocha, lugares e vias novas para conhecer. Quero manter o contato leve com a escalada, com a comunidade, continuar encaixando minhas horinhas de treino de escalada no final do meu dia de trabalho, me dedicar à educação da minha filha no meio disso tudo, manter minha boa saúde mental e física e meu coração em paz.

Psicobloc no Nordeste: Marcelo Maragni / RedBull Content Pool

Campeonato Mineiro e Brasileiro de Escalada Esportiva 2011 na Rokaz

O Campeonato Mineiro e Brasileiro de Escalada Esportiva 2011, realizado pela Rokaz foi um sucesso, superando as expectativas da organização, em número de participantes e de público que acompanhou o evento.

Este ano, a competição conseguiu destaque na imprensa mineira. No dia 26, o jornal Estado de Minas publicou matéria de meia página no caderno Superesportes sobre o evento, com entrevista do Yan Ouriques, Patrícia Antunes e Felipe Castro.

A Rede Minas também fez a cobertura do Campeonato Mineiro e Brasileiro de Escalada Esportiva 2011, realizando entrevista com o Belê, a organização e escaladores para o programa Mais Ação.

Nem a chuva que caiu durante todo o sábado, dia 26 de novembro, foi capaz de reduzir o ânimo e a energia dos competidores das categorias Master, Amador e Iniciante que enfrentaram os desafios elaborados por André Berezowski e a equipe da Rokaz, que trabalhou intensamente para que a competição fosse ainda melhor do que a edição 2010.

O resultado foi a grande participação de escaladores profissionais de todas as partes do país, além de amadores e iniciantes que aproveitaram a oportunidade para trocar experiências e aprender com os melhores atletas brasileiros da modalidade, num clima de festa e descontração.


Janine Cardoso e Felipe 'Pikuíra' Camargo faturaram o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2011. E os escaladores Jean Ouriques e Patrícia Antunes, alcançaram o topo do pódio do Campeonato Mineiro de 2011.

Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2011 - Categoria Master Feminino
1º lugar – Janine Cardoso (SP)
2º lugar – Thais Makino (SP)
3º lugar – Anna Shaw (SP)
4º lugar – Ana Luisa Makino (SP)
5º lugar – Roberta Resende (RJ)

Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2011 - Categoria Master Masculino
1º lugar – Felipe 'Pikuíra' Camargo (SP)
2º lugar – Cesar Grosso (SP)
3º lugar – Jean Ouriques (MG)
4º lugar – Rafael Takahace (SP)
5º lugar – Thomas 'Drosófila' Hamdan (MG)
 
Campeonato Mineiro de Escalada Esportiva 2011 - Pódio Feminino
1º lugar - Patrícia Antunes
2º lugar - Mariana Gomes
3º lugar - Claudia Herlinger

Campeonato Mineiro de Escalada Esportiva 2011 - Pódio Masculino
1º lugar -  Jean Ouriques
2º lugar - Thomas 'Drosófila' Handam
3º lugar - Juan Ouriques

Campeonato Mineiro e Brasileiro de Escalada Esportiva - Parciais

Confira os escaladores e escaladoras da categoria amador classificados para as finais:


Amador Masculino


 1- Melquior Saviotti Martins Andrade 
 1 -Matteus Machado P. Hamade   
 2- Michel Ferreira Da Silva 
 3 -Lucas Groenner de Araújo 
 4-   Luciano Igor 
 5 -Leonardo Santiago   
 6 -Márcio Eduardo Alvim Motta 
 7 -Pedro Henrique Xavier e Silva 
 8 -Bruno Graciano Cardoso Moraes

Amador Feminino
 1 - Daniela Grassi Marques da Costa  
 2 - Laura Volponi 
 3 - Ana Carolina Pinheiro Euclydes 
 4 - Juliane Scarpelly de Santana 
 5 - Vitoria Maria Fusini 
 6 - Lais Naomi Akanine  
 7 - Renata Freitas Tavares 
 8 - Fernanda Pena Moreira  
 9 - Aline Marina Osório  


O Campeonato Mineiro e Brasileiro de Escalada Esportiva reserva ainda grandes emoções e continua rolando aqui na Rokaz.

Cronograma Campeonato Mineiro e Brasileiro 2011

Está chegando o grande dia! Neste sábado, dia 26 de novembro, a Rokaz será palco do Campeonato Mineiro e Brasileiro de Escalada Esportiva.

Os competidores da categoria Amador Masculino vão dar início a competição às 9 horas. Das 13 às 16 horas, acontecem as qualificatórias das categorias Master Feminino e Masculino. Simultaneamente, das 14 às 17 horas, será realizado o Festival de Top Rope.

A final da categoria Amador será às 17h15. E as finais das categorias Master Feminino e Masculino a partir das 19 horas.

A Rokaz pretende realizar um grande evento e espera lotar a academia com o público animado que vai conferir este verdadeiro espetáculo esportivo. A entrada é franca.

Confira o cronograma oficial do Campeonato Mineiro e Brasileiro de Escalada Esportiva 2011

A entrada do competidor na área de isolamento será fechada 15 minutos antes do início da prova. Ex. O competidor que tem prova às 9 horas, deve estar com sua inscrição confirmada e com a camisa do evento até 8h45.

Coma mais peixe!!

A nutricionista e escaladora Gabriela Bolzan enviou mais uma dica importante sobre alimentação e saúde.



Peixes como sardinha, arenque, atum, salmão, anchova e truta são leves, de fácil digestão e ótimas fontes de ácido graxo essencial ômega 3.



Alguns benefícios do ômega 3:

- Diminuição do risco de doenças cardiovasculares;

- Redução da pressão arterial;

- Ação anti-inflamatória;

- Redução de triglicérides e colesterol ruim;

- Papel fundamental durantes o crescimento de bebês e crianças, pois participa do bom funcionamento e desenvolvimento do cérebro e da retina.

Consulte uma nutricionista para saber a porção recomendada e o modo de preparo.

RokazBloc na Tv Alterosa - SBT

A galera do programa Casca Grossa esteve na Rokaz conferindo o RokazBloc e produziu uma matéria muito boa que foi ao ar sábado passado, vale a pena assistir.


RokazBloc no Casca Grossa


Programa Casca Grossa 57a - Exibido em 19/11/2011 from Casca Grossa Vídeo on Vimeo.
confira outros videos no site do Casca Grossa

Inscrições abertas para o Campeonato Brasileiro e Mineiro de Escalada Esportiva 2011

O aguardado momento chegou: Já estão abertas as inscrições para o Campeonato Brasileiro e Mineiro de Escalada Esporitva 2011, que será realizado no dia 26 de novembro, sábado, na Rokaz.

Ficou interessado? Leia atentamente o regulamento para inscrição e verifique em qual categoria vai participar:




Em seguida, preencha e envie para o email rokaz@rokaz.com.br a ficha de inscrição, disponível também no link - Ficha de Inscrição Campeonato Brasileiro e Mineiro 2011

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro e custam R$ 35,00 (antecipadas) e R$ 45,00 (no dia do evento).

Quer saber mais? Entre em contato com a Rokaz pelo telefone (31) 2535 9800.

Rokazbloc 2011 em capítulos - 3 - Mídia

A 4a edição do Rokazbloc contou com ampla divulgação. Esteve presente em importantes sites e blogs da internet, especializados em escalada e montanhismo.




 

 





 

 



A TV UFMG e o programa Casca Grossa, da TV Alterosa, também prestigiaram o evento. O programa Câmera Aberta da emissora universitária fez uma reportagem sobre a prática do boulder e o Rokazbloc. 




 O Leo explicou as regras do Rokazbloc



 Competidores de todas as idades comprovam que a escalada é um esporte democrático

 Anne falou sobre a organização do evento

 A valente repórter Janaina Coelho aventura-se no boulder


Belê comentou sobre o trabalho de route setter e a prática da escalada e do boulder no Brasil



A TV UFMG ainda não exibiu o programa. Assim que for ao ar, a gente coloca o link aqui para vocês conferirem.

Nas redes sociais, a cobertura do Rokazbloc aconteceu no Facebook e no Twitter da Rokaz.



Quem não pode comparecer, acompanhou as emoções e novidades do evento online!