Escalada Colonial a Francesa

Este final de semana dois Rokazmaníacos resolveram se aventurar por novas bandas, sair da mesmisse e procurar novas vias, novos boulders. Após estudar os possíveis locais eles fizeram uma consulta em um site de meteorologia para garantir o sucesso da expedição, ia chover pra todo lado, menos em Diamantina onde o site informava 0% de chance de chuva.

Diamantina foi o destino escolhido obviamente, afinal a região já está ficando famosa pelo potencial de boulders e também já era sabido que o Pita, um renomado escalador carioca tinha aberto umas vias por lá.

O ambiente colonial super charmoso de Diamantina:

Yan e Renata deram muita sorte ao escolher ao onde ficar acabaram optando por um hotel fazenda a 6km da cidade que eles não sabiam, mas ficava em frente do pico de escalada.

Então ai vai a dica, o Hotel fazenda Estância do Salitre é o mais próximo da área de escalada Gruta do Salitri (fica a 600M), tem diárias a partir de R$ 120,00 e opção de camping, muita água e também muita pedra dentro da própria área do hotel para boulders e vias.

O visual do restaurante do hotel e as pedras ao fundo:






A repressa com praia de areia e o local do café da manhã:




A região possue uma quantidade infindável de cachoeiras ou seja nos momentos de descanso não vão faltar opções.





Bem essa é uma casinha que fica no caminho para as pedras, foge um pouco do tema mas vale pena citar que mesmo em locais hermos, afastados dos grandes centros temos encontramos pessoas antenas nos problemas mais atuais, o dono desta casa optou por fazer um muro nada convencional, ele utilizou garrafas Pet e pneus na sua construção.

Esta foto é uma homenagem ao climatempo o site que a galera consultou, 0% de chance de chover né!


Como a tempestade atrapalhou a escalada nas vias sobraram os boulders que secam mais rapidamente, e foi ai que uma bela supresa apareceu.

Vista da entrada da Gruta do Salitri:

























O local ainda tem poucas vias, mas as linhas conquistadas são realmente bonitas . O pico fica do lado da estrada e tem uma área para estacionar o carro, não existe portaria ou qualquer pessoa trabalhando, nem qualquer tipo de cobrança para entrar na área da escalada ou para visitar a gruta (não esqueça sua headlamp). E também tem a surpresa!













A vista da entrada da gruta e o anfiteatro que abriga a supresa.




E a grande e pequena supresa, no meio dessas paredes todas dois blocos de boulders se destacam, é realmente impressionante, não pelo tamanho, não pela dificuldade, mas pela semelhança aos blocos mais famosos do mundo, os lendários boulders de textura perfeita e abaulados insanos de Fontainebleau que vocês já conferiram aqui no blog na RokazTrip France 2008.

São apenas dois blocos com uns 6 a 7 boulders (irados!), mas se você tem vontade de saber como é escalar no pico mais badalado de boulder do mundo, e não está podendo atravessar nenhum oceano no momento, é só ir a Diamantina e curtir uma escalada colonial ao melhor tempero frânces.

O bloco e a Renata se matando nele:
























Sequência de fotos do Yan no boulder mais dificil do bloco, abaulados e pinças made in france. E para não descaracterizar a cena não foi utilizado o magnésio, a galera usou o POF que é uma resina extraida das árvores da floresta de FontaineBleu, que não deixa rastro na pedra e dá uma aderência sinistra nos abaulados.

E finalmente o Yan não mandou o boulder, afinal o bloco tinha as mesmas qualidades e problemas de Bleau, se estiver fazendo muito calor ou o dia estiver muito úmido (mais uma vez gostariamos aqui de agradecer ao climatempo pela chuva) fica muito difícil travar nos abaulados quase verticais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário