Esqui de randonnée nos Alpes

Nos Alpes  99% do pessoal que esquia pratica esse esporte nas estações de esqui, onde pode subir as montanhas em teleféricos e descer pelas pistas demarcadas como a da foto abaixo.


Nestas estações de esqui o esquiador está no meio de montanhas nevadas, mas as vezes o grande número de pessoas faz com que seja difícil curtir a beleza das paisagens.

Para quem gosta da natureza selvagem, para quem gosta de descobrir esse tipo de paisagem virgem de rastro humano...





...para quem gosta de andar sozinho no majestoso reino dos Alpes nevados...





...ou melhor ainda, sózinho com seus melhores amigos...




...existe uma outra atividade bem mais bacana, o esqui de randonnée, chamado também de esqui-alpino. A grande diferença para o esqui de pista é que tem que se subir a pé, longe das estações de esqui e da ajuda dos teleféricos...
Para subir, o esquiador cola uma pele sintética em baixo do esqui para ele não escorregar para baixo, e também solta o calcanhar do esqui. Olhe no videozinho como é a técnica.



Outras fotos de subida de esqui. A beleza das montanhas nevadas valem o esforço...







A turma de amigos descansando no meio de uma subida:



Um outro dia, os mesmos amigos, mas outro lugar...



O cume, o melhor momento do dia...



Em Chamonix, Alexis e Laura:



Em Pralognan la Vanoise, as meninas da turma:



As mesmas protagonistas, mas com um intruso no meio...



Cume da Agulha do Midi em Chamonix:



Com o Mont Blanc atrás:



Quando a subida é muito íngreme, é necessário amarrar os esquis na mochila e usar os piolets e grampões para subir. Como nessa canaleta de neve:



Na hora de descer de esqui, é só tirar as peles dos esquis, travar o calcanhar da bota no esqui e curtir o vento frio da velocidade no rosto. Quando a descida é íngreme, a adrenalina é garantida, a queda é proibida, pois não há corda...
Na hora da descida, a canaleta se transformou em uma gigante garganta querendo engolir o esquiador!



Outras descidas abruptas de esqui em chamonix:



E em Pralognan la Vanoise:



Nesse curto vídeo, estou descendo uma montanha acima de Chamonix:




Um outro vídeo perto de Grenoble. Neve fofa é só alegria...




Um dos refúgios que recebem os esquiadores-alpinistas durante a primavera nos Alpes. Para chegar aqui, são 3 horas de subida!



Perdido nas montanhas, achamos o famoso boulder-unha que queria coçar o céu. A escalada dele com botas de esqui foi épica... Mas todo mundo estava na seg, ninguém tirou foto, infelizmente!



Nevou muito durante o inverno 2009, esse chalet quase sumiu completamente!!



Esqui náutico...



Na descida da Agulha do Midi, em Chamonix:



Descendo da Agulha do Midi, o esquiador chega ao famoso glaciar "Mer de Glace" em Chamonix, o maior glaciar da França. O glaciar é um "rio" de gêlo que desce muito devagar, na velocidade de 9 metros por ano... O glaciar "Mer de Glace" possue 12 km de comprimento, 500 m de largura e o mesmos 500 de profundidade.



Esse glaciar é um gigante e um lindo caos de blocos de gelo.




Um glaciar é um lugar lindo, mas perigoso. O alpinista não pode esquecer que o glaciar vai sempre para frente, e que as paredes de gêlo podem cair a qualquer momento...



De volta ao carro no sopé da montanha, chegou a hora de descansar e de já pensar no próximo passeio! Mas agora vamos ter que esperar o ano que vem...



Tirei essas fotos, no mês de Abril de 2009, durante as 3 semanas que fiquei nos Alpes em Pralognan la Vanoise, Grenoble e Chamonix. Algumas fotos são dos meus amigos Sebastien, Niko e Philippe - confira mais fotos no blog dele.

Alexis

Nenhum comentário:

Postar um comentário