Escalada em Chamonix, França

Olá amigos da Rokaz!!

Já faz uma semana que estou em Chamonix treinando para a prova que acontecerá aqui no final de Junho para selecionar a promoção 2009 de guias de alta montanha franceses. O exame é difícil, dura 3 dias, com vias de escalada de rocha e de gelo.

O primeiro dia treinamos a escalada de rocha com botas de alpinismo, sao botas rigidas e bem pesadas, nada ver com as clássicas sapatilhas. Escalamos em alta montanha várias vias até sexto grau, mas ficamos o dia inteiro na neblina e não tirei nenhuma foto que vale a pena colocar aqui...

O segundo dia fomos no famoso Mer de Glace, é o glaciar mais comprido da França, parece um imenso rio congelado de 10 km de comprimento:




Nosso grupo no meio do glaciar, num lugar onde tem paredes verticais de gelo:


Para escalar gelo, o alpinista tem botas rígidas com crampons, e um ou dois piolets nas mãos (são ganchos de aço).

Escalada de gelo de frente:




Escalada de trás, bem mais díficil:



Uma parede mais vertical:



E agora, mais interessante, um vídeo mostrando o exercício mais díficil: escalar uma parede muito íngreme sem usar as pontas da frente dos crampons.



Depois fomos a uma zona mais plana para treinar uma das provas do exame que chama "expressao livre". O candidato tem 3 minutos para mostrar aos juizes o que ele sabe fazer com crampons e piolets.



Nesse video sou eu fazendo o exercicio.




O terceiro dia treinamos a escalada esportiva num pico super bacana, "Ablon", pertinho de Chamonix. Um kilometro de um calcario perfeito num lindo cenario...




Cada via tem sua plaquinha com o nome:



O exercicio era escalar o maximo de vias de setimo e oitavo grau a vista, durante o dia. Escalamos 7 ou 8 vias de 30 metros cada um, o dia foi otimo!!



O quarto dia subimos até a agulha do midi para treinar o gelo em alta montanha. O teleferico chega a mais de 3800 m de altitude, essa primeira foto foi tirada do topo do teleferico!





A Agulha do midi, vista de baixo. A parede da direita faz 300 metros de altura:






Treinamos nessa gigante greta (buraco) que fica no meio da foto embaixo. Os pontinhos pretos na isquerda da greta sao pessoas... A greta faz uns cinquenta metros de comprimento por 10 metros de largura, e a profundidade, ninguem sabe, pois uma ponte de neve esconde o fundo do buraco... Mas nesse lugar a camada de gelo tem uns 200 metros de espessura e a greta pode ter essa profundidade!!



O exercicio era descer na greta até a ponte de neve e escalar a borda da greta para sair! A borda era bem negativa e com neve fofa, foi super técnico e muito fisico também...



O visual deslumbrante de dentro da greta...



Nesse dia fizemos também um pouco de dry tooling. O dry tooling é um tipo de escalada de rocha com piolets e crampons, é muito usado em alta montanha, para escalar uma parede mista (rocha + gelo) ou quando a temperatura é tao fria (tipo menos 15 ou 20 graus) que nao da para escalar sem luva.
Filmei um dos meus amigos escalando nesse estilo:





Para terminar esse post, uma foto do visual que da para ver de Chamonix: varias paredes de granito de 1000 metros de altura. Chamonix nao é capital mundial do alpinismo a toa!!



E isso é o visual que tenho da minha janela. Estou ficando num lindo chalet de madeira de um amigo pertinho de Chamonix na frente do Mont Blanc!!



Até logo para mais noticias!
Alexis

3 comentários:

  1. Mt loco td! Mas n tenho coragem de escalar no gelo n :P
    Boa sorte ai no teste !
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá estarei em Chamonix nos dias 28/10 á 31/10 e gostaria de escalar e conhecer a região.... vc pode me indicar algum lugar para ficar, albergue e uma balada ou bar...estou querendo dicas e não encontro em lugar nenhum....
    abraços
    adriano
    gilo270@hotmail.com

    ResponderExcluir