Escalada na Colômbia

A idéia da minha trip para Colômbia era andar de bike de Bogota até Quito, atravessar uma das regiões mais lindas da América latina, do jeito mas agradável, natural e próximo ao ar puro e aos povos locais...

Mas, perto de Bogotá, existe um pico de escalada bem famoso, há uma hora de ónibus apenas. Difícil resistir... Fomos lá sem muita expectativa, pois a nós nao tinhamos nem corda, nem costuras, só as sapatilhas e cadeirinhas!

Suesca é o nome desse pico a 2600m de altitude e 60 km de Bogotá, com 400 vias esportivas e tradicionais:

Para chegar a parede são dez minutos de caminhada seguindo uma ferrovia, aproach original!

No domingo passado quando chegamos, o pico estava cheio de escaladores : adolescentes, crianças, familias, alunos de colégios...

Começamos a conversar com um grupo de escaladores que parecia simpático e depois de 15 minutos, eles foram embora... mas nos emprestaram todo o material que nos faltava! Acho que nem foi sorte, o povo colombiano é muito prestativo, gosta de mostrar aos estrangeiros que Colômbia não é so guerillas e cocaina...

E claro, decidimos ficar mais tempo que o previsto... Montamos a barraca na área de camping totalmente vazia na base da pedra, e ficamos mais 3 dias escalando quase sozinhos. Durante a semana, só o dono do camping escalou conosco um dia.

No terceiro dia fomos escalar em uma outra parede, mais isolada e linda, el Valle de los Halcones:

Em Suesca, a rocha é um arenito macio e cheio de buracos e regletes, uma delicia...

Hoje voltamos a Bogotá para preparar o resto da trip. Amanhã vamos começar a pedalar até Quito, serão duas ou três semanas de bike em matas nativas, plantações de café, altiplano, desertos, cordilleras... la aventura promete!