Escalada da Lapa do Seu Antão

Um novo pico de escalada está sendo desenvolvido esses últimos meses em Minas na região de Pedro Leopoldo: a Lapa do Seu Antão. 35 vias entre 8 e 15 metros já foram conquistadas, todas de grande qualidade, num lugar muito agradavel mas situado dentro de uma área particular.

O Felipe Belisario conquistou a maioria das vias (com o Fei, Marcela, Sandro, Carlito...). Ele explica no blog revistag3 as precauções que os escaladores devem tomar para perenizar a escalada no local.


"É com muito cuidado que escrevo este comunicado, pois todos nós sabemos como os Escaladores vêm sofrendo com o fechamento de áreas espetaculares para a prática da escalada esportiva. Logo estamos tentado desde o início manobrar para evitar que a Lapa siga o mesmo caminho.

Se trata de uma área particular, antiga pedreira de calcário. Entramos em contato com o dono para ter autorização para escalar no local. A princípio entravamos com o carro pela porteira, atravessávamos o pasto e parávamos próximo à pedra, logo vimos que isto seria um problema, além do proprietário criar gado e existir a possibilidade, em um descuido, dos animais fugirem, outras pessoas estavam arrombando a porteira para roubar grama do pasto. Com isso começamos a parar antes da porteira e caminhar até a Lapa.

Aos poucos a área começou a ser procurada por mais escaladores, isto não é o problema, porém os proprietários não estão acostumados com o fluxo de pessoas em suas terras e o lugar não comporta uma grande quantidade de escaladores.

O ultimo sábado (11/10) foi o dia em que a lapa recebeu mais visitantes até hoje, tinha por volta de 8 carros parados próximos a porteira, o que assustou um pouco o dono.

Para que os carros não atrapalhem a passagem de outros veículos e até mesmo o rebanho, vamos começar a para-los ainda no asfalto, próximo à pracinha e evitar aglomerações.

A autorização para frequentarmos a lapa ainda não está totalmente definida, por enquanto existe um acordo com o dono para entrarmos em sua propriedade, esperamos que isso continue evoluindo bem e desta forma preservarmos a escalada. Colabore!

Toda ajuda é bem vinda, quem tiver interesse em participar mande um comentário com o contato.

Segue algumas informações casos queira visitar a lapa:

• Evite grandes grupos de escalada até ao local, venha, mas não convide a turma toda do bairro.

• Pare o carro ainda no asfalto, próximo à pracinha.

• Cuidado ao passar pela porteira para não danifica-la.

• Mantenha-se nas trilhas, principalmente na área de escalada, evitando o pisoteio na vegetação.

• Muito cuidado com os animais, peçonhentos ou não.

• Grande maioria das vias ainda estão com o top único com um mosquetão para abandono, evite trancos desnecessários para diminuir o desgaste, aumentar a vida útil deles aumenando a segurança. Logo teremos tops duplos com mosquetões em todas as vias.

• Recolha seu lixo, esparadrapo, o lacre do Gatorade também são lixo.

• As vias são muito recentes, por isso muito cuidado com pedras soltas ou quebradiças.


É como um grande amigo meu diz: “Ainda quero escalar com meu filho aqui!” "

Nenhum comentário:

Postar um comentário