Grandes Quedas

Muitos escaladores tem conhecimento da queda de 120m que nosso amigo Barão tomou uns anos atrâs, ele caiu 30 metros direto em um platô ai perdeu a consciência e vacou mais 90 metros em direção a arvores e o chão. Ele não saiu ileso, mas fora o baço que ele não precisa mais carregar vias acima e uma cicatriz gigante podemos dizer que ele não teve sequelas e a maoir prova é a própria escalada, o Barão que hoje mora na Serra do Cipó e digiri junto com a Rafa sua esposa um abrigo super transado(abrigo cipó), tem subido seu grau a cada ano e já fez a limpa nos décimos e possiveis "onzimos" como a galera fala.

História como essa fazem parte do universo da escalada, uma vez o Alexis me contou quando estavamos escalando no Massif des Ecrins, na França, passando ao pé de uma montanho fantástica com uma canaleta de gelo muito atraente que certa vez fazendo uma escalada solo, Patrick Edlinger ou Patrick Berault, não me lembro bem, caiu 600 metros em neve fofa, e o cara não teve nem um aranhão.

E para provar que não estou mentindo essa semana um outro montanhista sobreviveu a mesma peripercia:

Crédito: BBC Brasil

Montanhista sobrevive a queda de mais de 300 metros em encosta na Escócia

Um montanhista escocês foi encontrado por equipes de resgate lendo um mapa após sobreviver a uma queda de mais de 300 metros apenas com escoriações leves.
  • PA Montanhista Adam Potter, de 36 anos, sobrevive a queda de mais de 300 metros em encosta na Escócia
Adam Potter, de 36 anos, perdeu o equilíbrio quando estava sobre o pico nevado da montanha Sgurr Choinnich Mor, no oeste da Escócia, a 1.094 metros acima do nível do mar, e caiu em uma encosta quase vertical.

Potter foi resgatado por um helicóptero da Marinha que participava de um treinamento nas proximidades e que foi deslocado para procurar o montanhista após a queda.

Para o tenente Tim Barker, que estava no helicóptero, o resgate do montanhista vivo "parecia impossível".

"Começamos a sobrevoar a encosta e vimos este homem no fundo, de pé. Honestamente, pensamos que não podia ser ele, porque ele estava de pé, lendo um mapa. Acima dele na encosta havia uma série de rochas da altura de árvores", disse Barker.

"Parecia impossível, mas refizemos o caminho desde o topo da montanha e, claramente, havia pedaços de seu equipamento em uma linha vertical por todo o caminho. Ele obviamente o perdeu durante a queda", afirmou.

"Foi incrível. Ele deve ter literalmente ficado frente a frente às saliências das rochas enquanto caía, quase voando", disse.

Gelo e neve
Potter, que sofreu apenas arranhões no rosto, fissuras em três costelas e ferimentos leves no ombro e no peito, disse que pretende voltar às escaladas em breve.

Ele afirmou à BBC que podia lembrar do momento do início de sua queda e dos instantes antes de atingir o solo.

"Eu estava escorregando no gelo e na neve, então tentei reduzir a velocidade, mas naquela altura estava muito difícil - ganhei velocidade muito rapidamente", afirmou.

Segundo ele, sempre que parecia chegar ao final da queda, ele voltava a cair em um novo penhasco.

"Só pensava em parar, realmente. Não estava pensando em nenhuma experiência da minha vida ou algo do tipo", relatou.

"No final, houve um pedaço no qual quase consegui parar, o que parecia fantástico, mas também podia ver o próximo penhasco. Quando eu caí nesse penhasco, temi um pouco pela minha vida", afirmou.

Potter disse ter perdido a consciência ao fim da queda, mas que ao voltar a si, desorientado, tomou seu mapa para tentar descobrir onde estava.

"Não estava muito seguro sobre onde havia ido naquele dia, então estava tentando descobrir onde estava e como cheguei ali", afirmou.

Potter lamentou que terá que cancelar uma nova escalada programada para o próximo fim de semana. "Talvez daqui a algumas semanas... Vou ver como ficam os meus ferimentos", disse.

"Foi apenas uma pequena queda, que provocou mais quedas... Mas eu poderia ter escorregado na porta de casa", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário