Musculação para escalada


Na escalada, como em qualquer esporte, há o desejo de se progredir. Sempre existe a vontade de se conseguir subir com movimentos mais difíceis sem cair. Para isso, como em qualquer esporte, tem que haver um desenvolvimento tanto técnico quanto físico. Portanto, para uma progressão mais rápida e segura, é necessário planejar os treinamentos.
Em vista disso, um treino de musculação é o mais adequado a aperfeiçoar as qualidades físicas de um escalador, melhorando sua condição muscular para as exigências nos movimentos específicos. Para Wayne Wescott, diretor de pesquisa da Universidade de YMCA, e conselheiro do American College of Sport Medicine e da National Youth Sport Safety Fundation, “o treinamento de musculação quando realizado em compasso com a escalada, mesmo que com pouco tempo relativo para a sua prática, é a melhor maneira de aumentar a capacidade funcional do sistema músculo esquelético, produzindo ganhos de força significativa que melhoram muito o desempenho na escalada”.

Como resultado, pode haver desenvolvimento muscular com sessões de apenas duas a três vezes por semana, tendo como ideal o aumento da produção força e principalmente a resistência muscular localizada. E sabendo que não é adequado ao escalador o aumento de massa muscular, deve se buscar uma melhora na composição corporal (diminuir a gordura e aumentar a massa muscular) sem aumento do peso, levando ao uma melhora atlética.
O treinamento de musculação para escaladores deve ser diferenciado do treino de praticantes comuns a musculação. Não só pelas cargas, mas também por dar ênfase a grupos musculares mais exigidos, como costas, ombros e antebraço, pois os movimentos precisam ser os mais específicos possíveis para o esporte. Para os iniciantes, o importante é observar suas limitações físicas e posturais, com uma avaliação física detalhada. E ao mesmo tempo em que se trabalha de forma geral, procura-se dar enfoque as essas limitações.

O trabalho na musculação pra o escalador não é benéfico somente aos músculos, mas também aos tendões, pois promovem adaptações que reduzem os riscos de futuras lesões causadas pelas altas pressões sofridas na escalada. Os movimentos e cargas padronizados da musculação levam mais rapidamente a uma adaptação - que exige maior armazenamento das proteínas elastina e colágeno nos tendões - levando a um aumento da capacidade de suportar cargas. E contrariando ao equívoco popular, se realizado adequadamente, o treino de musculação realmente aumenta a flexibilidade das articulações, mas somente em exercícios relacionados à amplitude máxima dos movimentos.
Leonardo Guimarães – Educador Físico graduado pela UFMG, pós-graduado em Fisiologia e Cinesiologia do Exercício, escalador e professor de musculação da Rokaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário