Mais um brasileiro escalando em Chamonix!

Há duas semanas atrás, tive a sorte de guiar de novo um amigo brasileiro nas altas montanhas de Chamonix, nos Alpes franceses. Marcos Guterres, que participou da Rokaz Trip 2010 na França, já tinha se apaixonado pelas montanhas de Chamonix no ano passado e queria voltar para escalar outros paredões...

No primeiro dia, o tempo estava bastante ruim, com previsão de pancadas de chuva durante a tarde. Escolhemos um paredão de 11 enfiadas em 5° e 6° graus, e nos preparamos psicologicamente para descer a qualquer momento de rappel de baixo de chuva! Depois de escalar algumas enfiadas, começou a chover, várias vezes, mas a chuva nunca demorou mais de 10 minutos e conseguimos finalizar quase a noite a escalada do que foi o maior paredão do Marcos!

No segundo dia, subimos ao refúgio Alberto 1° para tentar o dia seguinte a mesma escalada que eu tinha feito em Julho com o Bruno Graciano, a Aiguille du Tour. Infelizmente, o tempo quando saímos do refúgio de manhã cedo estava razoável, mas foi piorando ao longo da subida. Com ventos a 80 km/h, neve e granizo na cara, visibilidade a menos de 10m por causa da neblina, desistimos a 100m abaixo do cume. Os outros alpinistas que queriam escalar a mesma montanha já tinham descido há muito tempo!

Depois de um dia de descanso, o tempo melhorou de vez em Chamonix e nos preparamos para o maior objetivo da trip do Marcos: a escalada da Arête des Cosmiques, na Agulha do Midi (3842m), um paredão de 300m de escalada mista (rocha, neve e gelo), em frente ao cume do Mont Blanc!

Por ser linda e de acesso muito facil, essa via é muito clássica: para chegar ao cume da Aiguille do Midi, basta tomar um teleférico!

Para começar a escalada, o alpinista tem que descer primeiro uma aresta de neve linda e bastante exposta: se ele cair na esquerda da aresta, ele pode cair de 1000 metros!

 



Marcos seguindo a trilha bem marcada que nos levou até a base da Arête des Cosmiques:


Na base da aresta, tem um antigo observatório de raios cósmicos que deu o nome a aresta que escalamos.

O Marcos no início da escalada e o observatório abaixo:


Atrás do Marcos, os gigantes glaciares descendo do Mont Blanc:


Ao nosso lado, um dos cumes da Aiguille du Midi com um escalador no topo! Reparem a qualidade do granito, so olhar para ele da vontade de escalar!


A escalada alternou lances em rocha e em gelo. A melhor estratégia nesse caso, para não perder muito tempo é escalar tudo com as botas rigidas de alpinismo e os crampões!




Durante a escalada passamos na base de um monolito bem famoso, onde tem uma via de escalada de fenda de décimo grau a 3700 m de altitude! Atrás dele, o rei do macizo, o cume do Mont Blanc...


O crux da via é um muro de 6 metros em 4° grau. A escalada de um quarto grau é facil para a maioria dos escaladores, mas com crampões não foi tão óbvia! Nesse muro uma fenda proporciona boas agarras para as mãos, mas de longe a pedra parecia bem lisa para os pés!
Outros alpinistas na nossa frente escalando o crux:


Na realidade, essa via já foi escalada milhares de vezes por alpinistas do mundo inteiro, quase sempre de crampões, e eles acabaram cavando agarras de pé na parede lisa: dois buraquinhos perfeitos para enfiar as 2 pontas dos crampões!!
Marcos no crux:


A 3700m  de altitude, a respiração é curta! O Marcos deu raça no crux e fez bonito!!



No final do crux, sempre com o maior cume dos Alpes atrás:




Acesso fácil, paisagens grandiosas, escalada bastante técnica muito interessante num granito de sonho foram os ingredientes de uma escalada linda e memorável!

O Marcos já escolheu a via do ano que vem: a face Sul da Aiguille du Midi, do mesmo estilo, mas um pouco mais difícil!


O mesmo dia a tarde, encontrei com três outros amigos e subimos até a base de um outro paredão em Chamonix que queriamos escalar o dia seguinte. Depois de três horas de subida com mochilas bem pesadas, encontramos um platozinho de pedra 3* para passar a noite, perto de dezenas de paredões de 300 a 1000 metros de altura...


Sonhamos com entalamentos doloridos, agarrões confortáveis e agulhas de granito perfeitas...

No dia seguinte, ao amanhecer, já tinhamos subido um glaciar e estavamos na base do lindo paredão amarelo que iamos escalar: "California Dream", 15 enfiadas de fenda de sétimo grau a serem protegidas com móveis.


Um dos "crux" do dia foi alcançar a pedra: tivemos que descer de cinco metros no buraco entre o gelo e a pedra para começar a escalada!


Depois foi só alegria... Enfiadas de 50 metros seguindo quase sempre a mesma fenda perfeita...



Com o visual do glaciar "Mer de Glace", o maior da França, logo abaixo:


E outras montanhas muito famosas atrás. Nessa foto, as Grandes Jorasses (e sua famosa Face Norte) na esquerda, a Dent du Géant (Dente do Gigante) na direita e a Mer de Glace embaixo:


Foi mais um cume lindo, um momento de pura felicidade...




Logo depois embarquei para uma outra trip de escalada na Corsica, uma ilha maravilhosa no mar Mediterrâneo, que contarei numa próxima postagem do Rokazblog...

Boas escaladas a todos!
Alexis

Vontade de comer doce?


As tâmaras podem salvar você!

Use o processador de alimentos para fazer uma massa de tâmaras + castanhas. Em poucos segundos forma-se um bolo. Retire pequenas porções e forme bolinhas, imitando um brigadeiro.

Testamos a seguinte proporção: 5 tâmaras (sem caroço) para 20 amêndoas. Mas você pode fazer com castanha de cajú ou do Pará.

Use ainda a imaginação e acrescente 1 colher de sobremesa de cacau, alfarroba ou achocolatado em pó coco ralado...

Bom, bonito e saudável! Uma delícia!

Europa oriental domina a última etapa da Copa do Mundo de Boulder

A Europa Oriental foi o destaque nos pódios da última etapa da Copa do Mundo de Boulder, realizada nos dias 19 e 20 de agosto, em Munique (Alemanha). A atleta eslovena Mina Markovic e o escalador russo Dmitry Sharafutdinov foram os vencedores. Os russos Rustam Gelmanov e Alexey Rubtsov ficaram também com a segunda e a terceira colocação. Confira como ficou o podium de cada categoria:

Boulder Feminino
1. Mina Markovic – (Eslovênia)
2. Juliane Wurm – (Alemanha)
3. Anna Stöhr – (Áustria)
 

Boulder Masculino
1- Dmitry Sharafutdinov (Rússia)
2- Rustam Gelmanov (Rússia)
3- Alexey Rubtsov (Rússia)
Com este resultado, os austríacos Anna Stohr (652 pontos) e o Kilian Fischhuber (600 pontos) ficaram no topo do ranking da IFSC Climbing Worldcup Boulder em 2011. Entre os homens, Dmitry Sharafutdinov garantiu a segunda colocação (531 pontos) e o francês Guillaume Glairon Mondet ficou em terceiro lugar (423 pontos. O ranking feminino traz a escaladora japonesa Akiyo Noguchi em segundo (633 pontos) e a norteamericana Alex Puccio na terceira colocação.
IFSC Climbing Worldcup 2011 - Boulder – Ranking Feminino
1. Anna Stöhr (652 pts)
2. Akiyo Noguchi (633 pts)
3. Alex Puccio (502 pts)
4. Melissa Le Neve (427 pts)
5. Mina Markovic (385 pts)


IFSC Climbing Worldcup 2011 - Boulder – Ranking Masculino
1. Kilian Fischhuber (600 pts)
2. Dmitry Sharafutdinov (531 pts)
3. Guillaume Glairon Mondet (423 pts)
4. Tsukuru Hori (348 pts)
5. Alexey Rubtsov (338 pts)

O calendário de competições internacionais continua até novembro para as modalidades Escalada de Velocidade e Escalada Esportiva. O próximo evento acontecem na China, nos dias 2 e 3 de setembro.

Copa do Mundo de Boulder 2011 – oitava e última etapa

Os melhores escaladores de boulder estão reunidos em Munique (Alemanha) neste fim de semana para participar da oitava e última etapa da Copa do Mundo de Boulder 2011 – IFCS Boulder Worldcup. Os atletas irão viver o momento decisivo que vai coroar os próximos campeões do mundo tendo o estádio olímpico como pano de fundo desta excitante competição.

O número de participantes desta etapa da Copa do Mundo é considerável - 104 escaladores estão reunidos na cidade alemã, sendo 72 homens e 26 mulheres de 26 países diferentes.

Entre eles está o grande favorito, Kilian Fischhuber. Seu principal oponente este ano e atual campeão do mundo, Dmitry Sharafutdinov, lidera o grupo de escaladores com chances de impedir que o atleta austríaco fique com o título desta etapa. Também integra o trio de favoritos o frâncês Glairon Guillaume, que sabe muito bem como vencer uma prova da Copa do Mundo.

Kilian Fischhuber já garantiu matematicamente o título da Copa do Mundo de Boulder em 2011, após a vitória na etapa realizada em Sheffield (Grã Bretanha), que lhe valeu 500 pontos. Dmitry Sharafutdinov, o segundo colocado no ranking, tem 430 pontos.

Entre as mulheres, a disputa pelo título está em aberto entre austríaca Anna Stöhr, campeã mundial em Arco e atual líder do ranking, a japonesa Akiyo Noguchi e a norteamericana Alex Puccio. As finais masculinas e femininas serão realizadas hoje, dia 20 de agosto e a competição tem transmissão via streaming pelo site http://www.ifsc.tv/.

Coisa de desenho animado

Uma animação bem divertida sobre a escalada de Hugo e Felipinho no Totem do Pão-de-Açúcar.

Uruca (7º VIIIc E4) from Erick Grigorovski on Vimeo.

Roteiro, direção e animação: Erick Grigorovski
Consultoria Técnica: Sergio Pranzl
Música e Sonoplastia: Caio Braga
Finalização: Ronald Souza

(by Escalada Café)

Festa da Criança - Serra do Cipó

A escaladora argentina Carolina Fritz mandou a via "Festa da Criança" na Serra do Cipó. Vejam como foi neste vídeo bacana do também argentino Santiago Valerga.

FESTA DA CRIANCA from Santiago Valerga on Vimeo.

E aí, quem mais já encadenou esssa via?

Terceira Etapa da Copa do Mundo de Escalada de Velocidade 2011 - Daone/Itália

A chuva torrencial que caiu no norte da Itália no final de semana não possibilitou a realização normal da Terceira Etapa da Copa do Mundo de Escalada de Velocidade na cidade italiana de Daone. Jerome Chapelle, presidente do Júri da Federação Internacional de Escalada Esportiva – IFSC, em concordância com os organizadores do evento, relutantemente decidiu cancelar as finais da competição, previstas para o último domingo, dia 7 de agosto.

Os resultados das etapas de qualificação registrados no primeiro dia do evento foram considerados válidos como pontuações finais. Os atletas russos escalaram os 25 metros de vias da barragem da Hydro Dolomiti Enel, registrando novos recordes - 12”33 para Stanislav Kokorin e 21”13 para Alina Gaydamakina.


Stanislav Kokorin e Alina Gaydamakin receberam as medalhas de ouro. Entre os homens, o polonês Lukasz Swirk ganhou a medalha de prata e o russo Sergey Abdrakhmanov, o bronze. Entre as atletas femininas, a escaladora italiana Sara Morandi, alcançou a segunda posição, para o delírio da torcida local. E a polonesa Edyta Ropek ficou em terceiro.
 
Copa do Mundo de Escalada de Velocidade - Daone
A 11ª edição da competição de velocidade foi realizada pela Speed Rock Committee em conjunto com a Federação Italiana de Escalada Esportiva – FASI. Os mais rápidos atletas da modalidade competiram em duas rotas verticais paralelas, montadas na parte da frente da barragem Hydro Dolomiti-Enel” Bissina, uma reforçada muralha de concreto de 85 metros altura, que foi cenário deste empolgante desafio. Os atletas escalaram 25 metros deste enorme muro, 10 metros mais alto do que aqueles geralmente utilizados nas etapas da Copa do Mundo de Escalada da IFSC.
Ranking
O atual líder do ranking masculino da Copa do Mundo de Escalada de Velocidade é Sergej Sinitsyn (155 pontos), que venceu a última etapa da Copa do Mundo em Chamonix e é o atual campeão mundial da modalidade. Em segundo lugar está Libor Hroza (145 pontos) e em terceiro Sergey Abdrakhmanov (128 pontos).

O rank feminino é liderado por Edyta Ropek (165 pontos), que ganhou a medalha de ouro em Chamonix, seguida pela russa Maria Krasavina (145 pontos), atual campeã mundial de escalada de velocidade. A terceira posição é de Kseniia Alekseeva (122 pontos).

Filme da Rokaz Trip 2011 em Chamonix, França

Em julho desse ano, Bruno Graciano e Alexis Loireau ficaram uma semana na capital mundial do alpinismo - Chamonix, localizada na região sudeste da França. Além de ser um paraíso de altas montanhas muito acessíveis graças a teleféricos, Chamonix tem também vários picos de escalada esportiva e um pico de boulder bastante interessante...

Bruno e Alexis aproveitaram muito essa semana. Eles tiveram a sorte também de assistir a tradicional primeira etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva!

Realmente, Chamonix é "the place to be" em Julho, um dos melhores lugares do mundo para curtir as férias para quem gosta de escalada e montanhismo em geral!!

O Bruno editou um vídeo dessa Rokaz Trip 2011, assistam agora, ficou excelente!


No 'Polegar do Diabo'

O Polegar do Diabo (Devils Thumb, ou Daalkunaxhkhu Shaa no dialeto Tlingit) é uma montanha localizada na fronteira da província de British Columbia (Canadá) e o Alasca, perto de Petersburg. É considerada uma subida muito difícil mesmo para escaladores muito experientes.


Polegar do Diabo é parte de um grupo de notáveis e complexos picos, na borda ocidental da calota de gelo do Rio Stikine. Essa imensa capa de gelo ocupa a crista da Boundary Ranges, um subgrupo das Coast Mountains abrangendo a fronteira entre o Alasca e o Canadá, a norte da foz do Rio Stikine. Outros picos na área incluem Cat's Ears e Witches Tits (parte da cordilheira ocidental do maciço do Polegar do Diabo em si), e Monte Burkett e Burkett Needle, um par de elevações com cerca de oito milhas (13 km) a nordeste.




Nesse vídeo, o escalador Mark Smiley compartilha parte da experiência da escalada neste local incrível.




UNCUT - Teaser from Devils Thumb, Alaska from Mark Smiley on Vimeo.

Chris Schulte alia boulder e consciência ambiental

O escalador norte-americano Chris Schulte é especialista em boulder. Ele começou a escalar em Durango, Colorado e agora vive em Boulder onde passa a maior parte do tempo procurando e conquistando vias no alto das montanhas.

Neste vídeo, Chris mostra que é possível aliar a adrenalina do esporte com a consciência ambiental.


BD athlete Chris Schulte bouldering—and packing out trash—at Lincoln Lake, Colorado from Black Diamond Equipment on Vimeo.