Kayak, slack e escalada no mar Mediterrâneo

Durante o mês de Setembro, tive a sorte de experimentar um novo jeito de viajar na natureza : o kayak. É uma embarcação muito leve para uma ou duas pessoas que permite viagens de varias semanas em autonomia total no mar ou rios, pois com um kayak é possível transportar até 50 quilos de equipamentos, comida e água potável sem muitos esforços : ao contrario das trilhas nas montanhas, no mar tem poucas subidas!
O ideal é escolher uma costa selvagem, com praias desertas para dormir e nadar, e com paredes acima do mar para escalar e mergulhar.
Em setembro, fui com a equipe da revista onde eu trabalho agora (Carnets d'Aventures, "cadernos de aventuras", é uma revista sobre viagens na natureza sem meio de transporte motorizado) dar a volta a Ilha Elba no Mar Mediterrâneo, uma ilha linda e bastante selvagem.

Eu e Coralie (minha namorada) remando:


 
 A costa da Ilha Elba tem uma variedade muito grande de paisagens selvagens. Cada vez que passávamos perto de uma praia com turistas ou um vilarejos, a gente ficava geralmente longe da civilização...





De kayak, o viajante anda mais ou menos a mesma velocidade que a pé, ou seja a 5 km/h: é possível percorrer até 40 km por dia. Todo dia, mais ou menos duas horas antes do dia escurecer, procurávamos um bom lugar para instalar o nosso bivaque : geralmente uma praia deserta, com um lugar plano para colocar a barraca ou algumas arvores para instalar as nossas redes.




Bivaque perfeito nos pinheiros (reparem a proteção das redes contra insetos e chuva):




Esse foi o nosso bivaque mais "técnicos" : 4 redes instaladas com moveis (peças de aço usadas como proteções durante a escalade de paredão)!!


Durante o dia, além de remar, a gente andou bastante de slackline em alguns lugares insólitos:




Instalação de slackline com três moveis:




Essa foi a mais difícil: 40 metros, com o vento e as ondas, ninguém conseguiu atravessar!



Um dia caminhamos até o cume da ilha a mais de 1000 metros acima do mar.




E obviamente fizemos muito psicobloc (escalada acima da água)!







Andar de kayak é um jeito muito legal de viajar: ao contrario das viagens a pé ou de bike (e obviamente as viagens de carro...), o viajante não precisa de nenhuma trilha, ele mesmo escolhe o seu próprio caminho no imenso mar. Ele tem a liberdade total de ir aonde ninguém foi, para descobrir uma natureza selvagem com um ponto de vista original, para sentir-se aventureiro um dia ou a vida inteira, para viver mais intensamente e com muito mais prazer que nas cidades estressantes...

No Brasil o kayak de mar é pouco desenvolvido, mas com 7000 km de costas, uma boa parte selvagem, o país é obviamente um paraíso para essa prática. Minha próxima viagem: a volta da Ilha Grande de kayak??!


Alexis


Nenhum comentário:

Postar um comentário