Campeonato brasileiro de Boulder 2017

Esse fim de semana rolou o campeonato brasileiro de Boulder



A ROKAZ é totalmente engajada com a escalada de competição, assim como com a escalada outdoor. Engajada tipo; assistimos, vamos a todas as competições, treinamos a galera, levamos torcida, organizamos campeonatos, tipo apaixonados mesmo !

Indoor e outdoor são duas facetas de um incrível universo, e ambos tem muito a contribuir com a sua escalada e eu pessoalmente acho que a competição tem muito a contribuir, sem falar no alto astral e amizades que são feitas, mais abaixo volto nesse assunto do aprendizado.

Saímos na sexta dia 7 de van rumo a São Paulo capital com atletas e apaixonados pelo esporte e ainda para engrossar o caldo mais gente da Rokaz partiu de avião, fomos mais de 20 devidamente uniformizados para sacudir a torcida.
Diversão garantida, muita resenha top, muita brincadeira na torcida, gritos, betas, suadeira e claro muita escalada e mais escalada...

O campeonato foi emocionante, Jean Ouriques defendendo o titulo e sua esposa Pati Antunes que a anos frequenta o pódio, este ano mais determinada do que nunca estava pronta para subir no lugar mais alto do podium, vários amadores foram participar pela primeira vez e alguns querendo melhorar suas marcas de anos anteriores.


Classificatória Pró

-Pati já na classificatória deixou muito claro que ia dar 110% porcento passando em segundo para a final juntamento com o Jean, que fez bonito e garantiu seu lugar na final também em segundo.

-Melquior mostrou que esta no auge da sua forma física, mas ainda precisa de um pouquinho mais de experiência para entrar na final, escalou muito consciente e ficou por muito pouco de fechar dois boulders.

-Juan Ouriques nosso 4º competidor no Pró, já foi campeão brasileiro juvenil e estava afastado a alguns anos do brasileiro, demostrou que ainda tem muito a contribuir para a escalada brasileira, com apenas 2 meses de volta aos treinos ficou a uma juntada de mão para passar para a final, sem mais comentários, detonou.


Amador



No amador instrutores e alunos da Rokaz se revezaram em boulders descobrindo os betas e compartilhando as experiências , mandando e aprendendo muito, no melhor estilo festival, teve muita gente mandando bem e se superando, mas a Ana Carolina Euclides, realmente... escalou muitoooo
e levou pra casa o titulo de Campeã brasileira amador 2017!!!!!! Muito orgulho de toda a trajetória dela na escalada.

Final do pró


Os boulders da final estavam exigindo um escalador completo, desde positivos tecneira até negativos fortes, foram 4 boulders.
Jean mandou os 3 primeiros a vista, fazendo uma FINAL PERFEITA, mas no último boulder não rolou, ele não conseguiu fazer o boulder em sua primeira entrada quase mandou mas nas próximas tentativas ele não conseguiu mandar. Dando assim a chance tão esperada pelo agora campeão Pedro Nicoloso, que há 5 anos frequenta o pódio mas sem nunca alcançar o 1º lugar, mesmo assim Jean ficou em 2º lugar e é o Vice Campeão de Boulder e atual Campeão Brasileiro de Via, titulo que defende em setembro na ROKAZ.
self no pódio do pró: Jonas, Jean, Pedro, Felipe, Sorriso e Patricia

Parece que esse era o destino dos primeiros lugares, nossa querida atleta Pati Antunes também vem a anos batendo na trave, mas este ano todos que estavam presentes ou acompanhando perceberam que foi diferente, a menina estava igual a um touro bravo, focada, urrando com uma força descomunal, ela mandou 3 dos 4 boulders e ainda foi a única a tocar na última agarra do boulder que ficou sem ascensões. Vitória que dá o mérito mais que merecido pelos anos de dedicação, empenho e resiliência. E como não podia ser diferente Pati Antunes subiu no lugar mais alto do podium e levou pra casa o titulo de Campeã Brasileira de Boulder 2017!!
Sobre o aprendizado nos campeonatos; temos muita coisa positiva para levar para casa, além de fazermos inúmeras amizades podemos ainda testar nossas habilidades, limites,escalar boulders ou vias em condições de igualdade com outros escaladores(as) nos mostrando de forma muito clara o que podemos melhorar, assistir outros(as) escaladores(as) escalando nos mostra as diferenças de estilos, soluções melhores, como o mesmo problema pode ser resolvido de varias formas diferentes.

O grande peso que o estado mental tem sobre a nossa escalada, quando você vê alguém que teoricamente escala menos que você em grau, mas consegue escalar mais e fazer melhor onde você falhou.

É sempre um aprendizado muito grande participar de competições, se exigir mais, sair da sua zona de conforto e ainda ter a oportunidade de ver sua evolução e perceber que seu limite está muito além do que imaginava.

Então vença sua timidez e participe do próximo campeonato de escalada e venha transpor os seus limites, descubra que você pode muito mais.
Parabéns a ABEE - Associação Brasileira de Escalada Esportiva e todos os voluntários pelo show e o alto astral.
Bons ventos e boas escaladas sempre!
Yan Ouriques
é gestor da Rokaz clube de escalada, ex-atleta de escalada com vários titulos, coach de escalada, montanhista e apaixonado pela escalada e montanha a mais de 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário