Agora eu tenho “Opinião Pública”! Mais um 8b para Pati Antunes

por Pati Antunes



Neste domingo, dia 16/02, eu e Jean fomos escalar no Cipó. O objetivo inicial era ir direto para o setor PCC, aonde é possível cortar caminho pegando uma trilha no meio da própria que leva pro G3. O PCC é um setor recentemente aberto, mas que já tem várias vias iradas. É um setor mais afastado, mas muito bom de escalar pois fica na sombra o dia todo, além de ter vias mais físicas e a maioria acima de 8º grau.

Enfim, tivemos que subir até o grupo 3 e de lá 3 até o PCC é preciso pegar uma outra trilha que passa por dentro do setor Zen, que é lindo! Logo na entrada do Zen o Jean lembrou-se de uma via recomendada por escaladores locais, a “Opinião Pública”, um 8b muito divertido. A Via fica na frente de uma grande pedra que fica no meio da trilha, não tem como errar. O Jean equipou a via e encadenou à vista. Durante a segue, fui percebendo a movimentação da via, as agarras e os lances. A Via sai de um boulder de equilíbrio e regletes pequenos, depois, numa parede um pouco negativa, a via continua entre agarrões e regletes gostosos de apertar. O crux fica logo acima da quarta costura, num lance de oposição em uma pinça maravilhosa e uma sequencia de regletes, rebotadas e cruzadas de mão. No final, você faz mais um lance de coragem e equilíbrio, mais positivo com pinções maravilhosos, típicos do Cipó.

Não hesitei, enquanto o Jean terminava a via já confirmei escalaria ela. Foi amor à primeira vista. Aquela via me deixou com uma sensação boa, inspirada e motivada a fazer aqueles movs...inexplicável! Mesmo achando a via factível, na primeira entrada tive que tirar meus próprios betas, pra variar rsrsrs, mas já deu pra perceber que de segunda ou terceira entrada sairia a cadena. Que nada! A via me segurou lá e ficamos o dia inteiro no setor. Na quinta entrada, depois de errar várias sequências de agarras, distração, consegui finalmente a cadena. Foi top demais, apesar de querer encadená-la logo, já que tive que trabalhar um pouco de tudo naquela parede, desde movimentos e betas até posicionamento corporal, pés e principalmente a cabeça! No final o saldo foi positivo, escalamos uma via nova, recomendada e maravilhosa, divertidíssima! Valeu a pena!

Ética Decomposta 9B

Texto por Melquior Saviotti


No inicio do ano já tinha em mente a via Ética decomposta 9b na Serra do Cipó, foi  dia 4 de fevereiro de 2014 que escalei a via para tirar uns betas e sacar algumas costuras, mal conhecia a segunda parte. Como é uma via muito longa não deu tempo de dar o segundo pega no mesmo dia, já era fim de tarde e o outro pega demoraria muito.
No dia seguinte descansado e pilhado para escalar a grande via, fiz um aquecimento como de costume em vias mais fáceis e ao final da tarde com o sol já saindo da parede dei o segundo pega. A via é muito incrível ainda mais no fim da tarde com o sol se pondo.     
 Na escalada: a primeira parte da ética é 7c de negativo depois entra em um descanso que da pra zerar, escala um negativo bem forte quase um tetinho com agarras boas, sobe mais alguns metros de via e chega ao crux que são 6 ou 7 movs de regletes e pega em uma invertida boa, desse ponto da via já acabou o crux e a cadena fica bem próxima com mais alguns movs  chega em um agarrão de descanso de onde da para garantir a cadena.

Satisfeito com a cadena e agora treinar para as próximas.



1ª ascensão de 8º grau feminino em Rastro de São Pedro – Arcos, MG

por Paty Antunes



Nos dias 7, 8 e 9, eu e Jean fomos convidados para ir para Arcos em um pico recentemente conquistado chamado Rastro de São Pedro. Para chegar lá e preciso ir até Divinópolis e depois seguir até Arcos. Do centro da cidade levam mais 20 minutinhos por estrada de terra  até chegar na fazenda da Maria e do Vítor, aonde existe uma área de camping com uma casinha de apoio com cozinha e banheiro que custa R$ 15,00 por dia. Chegamos lá já era noite, por isso não foi possível ver o local tão pouco o afloramento. Mas na verdade isso deu um charme a mais pro lugar. Quando acordamos, bem cedo, demos de cara com a pedra, a menos de 500m de distância da barraca...muito massa!

foto de Aender M. Ferreira

O pico hoje conta com mais ou menos 150 vias esportivas, a maioria até 8º grau. Um parque de diversões. Mas já deu pra perceber que o lugar tem muito potencial e muita parede pra abrir via ainda, yuhuu! Pelo fácil acesso é possível escalar durante muitas horas, o que é top demais!

Nessa trip decidi que não entraria em nenhuma via limite, queria tentar encadenar o máximo de vias à vista. Mas não teve muito jeito, escalei sim algumas vias a vista, bem legais por sinal, mas quando vi um oitavo factível...ah, eu não hesitei. A via chama Suor de Cachaça, um 8ª (BR) de muvs um pouco mais longos, pro meu tamanho principalmente rsrsr. Logo, por esse motivo, tive que tirar meus próprios betas. Já na primeira entrada do primeiro dia vi que não conseguiria fazer do jeito que o cintura e o Jean estavam sugerindo (O Cintura mede 1,90m e o Jean 1,80m...osso). Mas nada que um jeitinho delicado de ser não resolva. Regletei, regletei, regletei e consegui. Encadenei a via de 2º pega e já no início do segundo dia! Comecei o dia feliz e com a sensação de dever cumprido! Curto demais essa onda de encadenar vias diferentes em lugares novos, me trás bastante aprendizado e eu consigo testar meus limites. Recomendo demais esse pico!