Escalada da via Oitavo Passageiro no Rio

Texto: Kbeção (atleta Rokaz)


No último final de semana (14/08) fizemos a repetição da via Oitavo Passageiro, que fica na face sul do Corcovado no Rio de Janeiro. A face sul do Corcovado é a parte mais inclinada e exposta da parede.
A repetição foi feita pelos escaladores de BH - Pedrinho e kbção. A escalada conta com + - 400 m de escalada dividida em 11 cordadas. Sendo que destas 11 cordadas pelo menos 4 cordadas foram umas das mais bonitas que já fiz. É uma via que concilia escalada atlética, parede exposta e colocações em móvel. O grande destaque para a via é a 8º cordada com uma parede levemente negativa, sendo que metade da cordada é toda em móvel em uma fenda/diedro perfeita e em seguida vem uma parte esportiva de 7º com agarras grandes e movimentação incrível. Esta cordada é chamada de Headwall. A via Oitavo Passageiro tem graduação que varia de 6º a 8c.

 

 
A repetição da via foi feita com muita raça.... Pois não conhecíamos nem a via nem a trilha. Tivemos um auxilio do escalador Flavio Daflon que havia feito a via recente e passou uns betas por telefone sobre a parte da trilha e sobre alguns detalhes da escalada. Acordamos no dia 14/08 sábado as 06:00 da manhã. Quando pisamos do lado de fora de casa nos deparamos com a leve chuva, o pensamento de desistir veio a tona, mas bola pra frente. Fizemos a caminhada desde a casa a pé que levou pouco menos de 2 horas.
 


Chegamos na base da via por volta de 09:00 da manhã, demos de cara uma parede imensa e muito bonita, mas as condições estavam complicadas... A 1º cordada estava toda molhada, o clima estava muito frio e com cara que podia chover a qualquer momento. Novamente passou aquela sensação de desistir e que já teria valido a pena conhecer a trilha. Mas estávamos prontos pra aventura e metemos a cara na parede e iniciamos a escalada. Fomos fazendo cordada por cordada, as cordadas mais verticais / negativas para nossa sorte estavam secas e ao mesmo tempo deparamos com umas cordadas mais positivas bem molhadas. As gotas de água pingavam pelos mosquetões, capacetes, grampos e pelo anoraque.








A partir de um certo momento do dia a nossa única meta era chegar ao cume, pois rapelar pela via e depois descer pela trilha na parte da noite ia ser bem difícil. Então focamos subir para o cume que era o nosso objetivo do dia. Por volta das 18:00 nós conseguimos chegar no cume e tivemos o prazer de ser recebidos de braços abertos pelo Cristo Redentor no cume do Corcovado. O clima estava sombrio e muito frio, o Cristo estava todo coberto pela nevoa e não tinha nenhuma pessoa no local. Aproveitamos um tempo para tentar ver a cidade maravilhosa no meio da nevoa e para tirar umas fotos. Em seguida iniciamos uma caminhada de + - 01:30 descendo pelos trilhos do bondinho até chegar no asfalto.
 
 
A via Oitavo Passageiro esta cotada em uma das vias de parede mais bonita que já fiz. Em breve marcaremos de voltar para o Corcovado para repetir a via Atalho do Diabo.

 
 



A próxima parede já programada é para o feriado de 7 de setembro com a repetição da via Place of the Hapiness na Pedra Riscada ( 850 metros -  Graduação 9A).


APOIO: ROKAZ, CONQUISTA, ADRENA, STONE, AM420NIA & AM420NIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário