"Um anjo passou"


Alguns dias atras, estava a 450 metros do chão, na parede Norte da Cima Grande (Dolomitis, Italia), famosa por ser quase totalmente negativa (ela aparece no centro da foto abaixo), quando uma coisa meio surreal aconteceu.



Um escalador chegou de baixo, escalando rapido e a vista um lance de sétimo grau delicado. Com um grande sorriso ele nos comprimentou, com muita educação pediu para tirar uma foto dele, com muita confiança ele passou a gente e continuou a escalar. Mas tem um "mas" : o cara estava sozinho, sem corda !!!






O escalador tinha um self control incrivel, mas a impressão de fragilidade do ser humano sem corda num paredão tão dificil é muito grande...





Esse escalador não é desconhecido. Ele chama-se Ueli Steck, ele entrou na historia do alpinismo no ano passado quando ele bateu o recorde de velocidade de escalada das 3 faces norte mais miticas dos alpes, em solo obviamente...







O simbolo é lindo: um pequeno homem escalando sozinho e sem artificio a grande montanha a uma velocidade inhumana.
Se uma agarra quebra, se um pé escorrega, a brincadeira acaba. Sera que ela vale a pena? Ueli acha que sim. Alguns falam que ele é um artista, outros acham que ele ridiculiza as montanhas. Quando ele me passou, primeiro senti muito medo. Depois vi que ele estava muito mais tranquilo que eu. Na realidade ele estava passeando, olhando o croqui da via de vez em quando: ele escalou em menos de uma hora o paredão que escalamos em 10 horas. Não foi pelo dinheiro ou pela fama, pois essa escalada nem apareceu na midia, foi pelo prazer de escalar uma bela montanha no estilo mais puro que existe. Ueli é e sera um homem profundamente livre e feliz... até a queda.

Um comentário:

  1. Alexis, esse cara é louco mano!

    Se no Verdon já da medo pra carajo, imagina um paredão desse, solando ainda! Nem...

    Abraço.

    ResponderExcluir