Rokaz trip na França (6): Alpinismo nos Alpes

A semana passada, escalei com alguns amigos franceses duas montanhas perto do meu chalet: o Sirac (3450m) e o Râteau (3820 m).

Nos Alpes, uma escalada demora quase sempre dois dias: o primeiro dia, os alpinistas deixam o carro num vale que fica entre 1000 e 1500 m de altitude, e sobem até um refugio que fica entre 2200 m e 3000 m geralmente. Têm nos Alpes franceses uns 200 refugios administrados pelo Clube Alpino Francês (CAF). Nos refugios tem sempre um grande dormitorio com cobertas para dormir e uma sala para comer.

Na quarta passada, para escalar o Sirac, paramos o carro no vale do Valgaudemar (a 30 kilometros do chalet), onde tem dezenas de cachoeiras entre 20 e 80 metros de altura.




E subimos até o refugio de Vallonpierre a 2200 metros de altitude, do lado de um lago.


O segundo dia é sempre o dia da escalada. Os alpinistas acordam entre as 2 e as 4 da manhã para aproveitar as temperaturas frescas do inicio do dia.

Na quinta, saindo do refugio de Vallonpierre, escalamos a face Norte do Sirac, um paredão de 1000 metros de 4to e 5to grau, com botas de couro, grampões e piolets para escalar alguns lances de neve. Nesse tipo de escalada, não tem chapeletas nem pitons, tem que usar moveis e fitas para proteger-se.



No cume do Sirac:

Depois desescalamos a face Sul. O granito era muito bom...

No final da descida, tinha um glaciar que desescalamos também, e encontramos um "chamois", a famosa cabra selvagem dos Alpes:



Aproveitamos o tempo perfeito para revezar as técnicas de resgate em gretas de glaciar:


De volta ao refugio, com o paredão que escalamos atras:

Domingo, depois de subir o dia anterior ao refugio de la Selle, escalamos a face Oueste do Râteau.

No verão, é sempre entre as 5 e as 6 da manhã que as montanhas são as mais lindas graças à luz do sol nacente. Domingo passado, era dia de lua cheia, començamos a escalar a 3 da manhã, mas quase não usamos as head lamps!




Para chegar ao paredão de rocha, tinha que escalar uma canaleta de 300 metros de neve.




No topo da canaleta, um lugar plano finalmente...



A partir das 10 da manhã, o tempo piorou muito. Depois da canaleta de neve, escalamos 200 metros de rocha na neblina. Achei que era so neblina...
No cume, uma aresta muito estreita com paredões de 800 metros de altura dos dois lados, a tormenta chegou, muito vento e neve... De repente, començamos a escutar abelhas, é um sinal bastante famoso no meio dos alpinistas: esse barulho indica que tem muito energia statica no ar. Nesse momento gritei para meus amigos se esconderem em baixo do cume, tivemos tempo de descer de 5 metros e um raio caiu no cume!
O resto da descida foi tensa... Quando estavamos desescalando a canaleta, um outro raio fez cair uma pedra de 50 kilos que desceu a canaleta a 150 km/h a alguns metros de nos...



Geralmente o alpinismo é mais tranquilo, porque a previsão de tempo na França é boa. Os dias de tormenta todo mundo fica em casa... Dessa vez, ela errou completamente!

Texto e fotos: Alexis

2 comentários: