Final de semana em Cambotas

Nesse post apresentamos algumas fotos do último final de semana em que alguns escaladores da Rokaz passaram em Cambotas.

Cambotas é com certeza a melhor opção em Minas para escaladores de sétimo e oitavo grau querendo curtir um paredão esportivo. A rocha é muito boa e com muitos agarrões, a parede é quase totalmente negativa, tem entre 150 e 200 metros de altura, e fica a duas horas de carro de BH (depois de Caeté).

Depois de 50 km de asfalto e 30 km de terra, paramos o carro numa fazenda e começamos a caminhar.

Depois da época de chuva, a trilha some quase totalmente no meio das samambaias. O sábado começou com um quinto grau de mato de 500 metros, excelente aquecimento ...

 

O Gustavo Piancastelli começou a abrir a trilha de um jeito bastante "casca grossa"...


Depois de uma hora de luta chegamos perto da parede. 
A galera observando a parede e visualizando as linhas das vias:

 


Com o Kabeça no sábado, escalei a via "Onde os fracos não têm vez", uma via de seis enfiadas entre 7a e 7c. Depois de passar o crux dos cactus, a parede é limpa, negativa com agarrão, ou vertical com reglettes, bem chapeletada, altamente recomendável!

  
  
  
  
  


A corda mostra a inclinação da parede...


Descendo de rappel, passamos do lado do Ruy, Sandro, Haddad e Piancastelli escalando a "Aresta eletrizante" do lado. O Sanzo está atrás do Ruy escalando a outra via famosa do paredão, a "Quadrado Mágico".


 


    


 



90% dos acidentes em paredão acontecem na descida. Quando o paredão é negativo, o rappel é mais perigoso. Em Cambotas, se o primeiro não for descer balançando ou costurando a corda de vez em quando, ele pode se encontrar no final do rappel a 7 ou 8 metros da parede negativa e sem possibilidade de voltar à pedra!

Nessa foto eu estou puxando o Cabeça até a parada...

  

Uma dica: se você ainda quiser estar escalando daqui a 30 anos, não siga o exemplo do Kabeça, use um cordelette no rappel para fazer o machard!!

O Sandro e o Piancastelli na Aresta Eletrizante:

  


Olhando para cima, o paredão negativo cheio de agarrões, um sonho de muitos escaladores...
  

No penúltimo rappel, a corda acabava 50 cm acima da parada!! 


Mas o crux da descida foi o último rappel: tinha que passar por cima de 5 metros de cactus!! O momento mais prazeroso do dia foi quando estava quase chegando no chão, e um cactus do tamanho de um braço resolveu cair no meu ombro que já estava queimado pelo sol... Gritei de alegria uhuhuh!!

  


Esse povo rapeleiro é muito farofeiro...
  

No final do dia, escalamos uma nova via do Piancastelli, uma fenda larga do tipo "off width", ou seja do tipo que da dor de cabeça e de costas a qualquer escalador, mesmo a um escalador de décimo grau!


  





Amigos, esse lugar é muito astral...
  

Está na hora de arrumar nosso acampamento na base da pedra...

  

No domingo escalamos duas outras vias lindas: "Aresta eletrizante" e "Quadrado Mágico". A aresta eletrizante é uma aresta negativa, com muitos agarrões, uma linha incrível...

  


Alem da alta qualidade da escalada, a natureza nos arredores do paredão é linda: você escala observando dezenas de km de mar de morros, aguias, escutando os gritos dos macacos...
E no domingo no final da tarde tivemos a sorte de observar uma espécie rara de macaco. Ele tem uma cabeça grande e escala árvore para colher costuras:



É um macaco muito diferente, ele escala até 10c mas só se tiver com uma bermuda vermelha, com o relógio no punho e sem camisa... Além disso ele tem um grito assustador e fala muito palavrão!

3 comentários:

  1. Muito bom Alexis. Cambotas é irado demais. Este ano com certeza vamos escalar muito neste pico que chega até 240 metros de quartzito negativo.

    o Melhor da matéria foi o macaco que manda 10C. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Como diz o FEIO: "Vocês me matam de rir". kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAHAHAHAHHAHAHAH
    "voces me matam de rir!"
    esse tipo de macacaco foi otimoo hahahaha
    o perrengue do rapel foi foda! e QUE LUGAR INCRIVEL!!!!!!!!!
    mel

    ResponderExcluir
  3. Muuuito legal essa Trip, mostra que montanhismo de verdade é muito mais que ir pra rocha. Mandaram bem e viram de perto que "responsa" é escalar em Cambotas. A parada lá é roubada meeesmo né!!!
    O Piacastelli se sente em casa por lá. Manda muito bem. Me chamem na próxima. Cadu

    ResponderExcluir