A escalada esportiva, esporte olímpico em 2020?

Vocês nunca ouviram falar do curling, do skeleton, pentathlon ou do short track? Pois é, são esportes com apenas alguns milhares de praticantes no mundo inteiro, mas são esportes olímpicos!!

E nosso esporte favorito, a escalada esportiva e boulder, com milhões de praticantes pelo mundo, ainda não faz parte do programa dos Jogos! Pode parecer um pouco injusto, mas a seleção de um esporte para ser olímpico depende de muitos parâmetros: história do esporte, presença nas mídias, profissionalismos na organização dos campeonatos...

É fato que a escalada é um esporte relativamente novo, que mesmo na Europa aparece pouco na mídia, e que até alguns anos atrás a organização dos campeonatos era muito longe de ser perfeita: em 2006, uma etapa do campeonato europeu de boulder na Rússia foi cancelada encima da hora porque os colchões não podiam garantir a segurança dos escaladores!!

Mas as coisas estão mudando... Duas semanas atrás, Jacques Rogge, presidente do CIO, anunciou que agora a escalada tinha a "full olympic recognition". Mas é só em 2013 que serão escolhidos os esportes novos que aparecerão nos Jogos de 2020. A IFSC (Federação internacional de escalada esportiva) tem três anos para convencer o CIO que a escalada merece ser um esporte olímpico.

A FFME (Federação francesa de montanha e de escalada) se candidatou para organizar o próximo campeonato mundial de escalada em Paris, no estádio de Bercy, em 2012. Os campeonatos mundiais de escalada acontecem a cada dois ou três anos e juntam as 3 modalidades (dificuldade, velocidade e boulder) em um evento só que dura 5 dias.
O estádio de Paris-Bercy já sediou o campeonato europeu de escalada em 2008: com 15.000 espetadores e uma organização perfeita, foi um sucesso total.

A idéia da IFSC e da FFME é de organizar um campeonato importante um ano antes da decisão do CIO, para convencer o Jacques Rogges e seus amigos que a escalada é um esporte espetacular, bem organizado, capaz de atrair e agradar multidões...

Isso é o clipe que a FFME fez para convencer a IFSC de organizar o próximo campeonato mundial de escalada em Paris-Bercy:





A semana passada, a IFSC aceitou a proposta da FFME! Vai ter um campeonato mundial de escalada em 2012 em Paris, e tomará que em 2013 a escalada se torne um esporte adulto e reconhecido no mundo inteiro...

5 comentários:

  1. Já to treinando. hehe

    ResponderExcluir
  2. Montes Claros vai representar, ja estou treinando

    ResponderExcluir
  3. Oi Ian, Deixa eu só fazer uma colocação.
    Além de todo este compromisso que vc falou, pra um esporte ser olímpico, ele tem que ter um número grande de Federações e pessoas filiadas, pois este numero é o oficial.
    Agora veja no Brasil. Aqui temos milhares de escaladores, mas quantos são filiados à uma federação? Pouquíssimo...
    Aqui no Paraná temos menos de 200 filiados a Fepam isso é ridiculo... Se o Brasil quer chegar em um nivel que outros paises chegaram, é preciso que as pessoas tenham mais compromisso e parem de boicotar o esporte.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro, obrigado pelo comentario.
    Acho que a escalada já tem um número suficiente de federações e pessoais filiadas para virar esporte olímpico em pelo menos 10 paises no mundo. Por exemplo na França, tem 1050 clubes de escalada filiados a FFME, e cada um tem centenas de escaladores.
    Por enquanto o Brasil está longe da Europa, mas com o trabalho que estamos fazendo em Minas, Paraná, Rio e SP, o Brasil chegará la em 10 anos ou menos...
    Abraços,
    Alexis.

    ResponderExcluir
  5. Qual a data do campeonato na escócia? Grato, T.

    ResponderExcluir