O dia a dia da Rokaz trip France 2010

Após uma bela temporada em um chalet 5 estrelas ao pé do Mont Blanc, nos despedimos da capital do mundo de alpinismo com um paredão de 8 enfiadas de quinto e sexto grau no granito perfeito de Chamonix, a via "cocher cochon".

 



Pegamos o primeiro bondinho do dia, mas com duas duplas e dois trios subindo as enfiadas demoramos nada menos que 8h para terminar a empreitada. 






A última enfiada é numa aresta de sexto grau super exposta, o cume não saiu de graça!






O cume era uma agulha super estreita que só cabiam 3 pessoas, tivemos que revezar para dar lugar ao próximo...











































mafdsfds


A última dupla chegou no cume as 17h30, o que foi desesperador, já que o último teleférico descia as 18h00. Ainda tinhamos pela frente um rapel, uma escalaminhada de pedras e uma trilha que em média é de 1h para descer..... 



Descanso no fim da via..














fasdfasd


Uma parte do grupo saiu na frente para tentar segurar o bondinho. Chegamos as 17h50 e falamos que um do grupo estava machucado e por isso atrasamos (nota para as mães, namoradas e familiares, ninguém se machucou de verdade.........salvo o Marcos, o ralador humano). Nos avisaram que poderiam esperar mais 10 minutos depois das 18h00 e nem um segundo a mais. Passamos a notícia pelo rádio para a segunda parte do grupo que saiu do topo as 17h40. A primeira surpresa foi o Alexis, o francês incansável, que conseguiu chegar em tempo récorde de 15 minutos. O momento era tenso, e a dúvida batia se o primeiro grupo deveria ou não esperar pelos companheiros. Caso perdessemos o "bonde" a descida a pé com os equipamentos seria de umas 2h. Foi então que o Alexis, na malandragem, aprendida na Lapa, resolveu usar o "jeitinho brasileiro" e convenceu um guarda do parque a ir buscar o time de jipe. Enquanto isso o Bacon dava instruções pelo rádio para o Guilherme fingir um pé machudado e chegar mancando. A resposta pelo rádio: isso vai ser fácil, não vou ter que mentir. Assim que esvaziaram o jipe nos deparamos com uma surpresa: todos conseguiram chegar as 18h02. Estavam semi-vivos, claro, naquele estado ofegante e suado, após uma corrida tensa, com o ritmo acelerado imposto pelo general Yan (agora carinhosamente chamado de Inhame). Arrastamos o grupo para os bondinhos e comemoramos a vitória com a restinga de força que nos restava.

Comemoramos a noite na praça central de Chamonix assistindo a final do festival Nissan Outdoor Games, com uma sessão de filmes de esportes praticados na região (Escalada, Mountain Bike, Kayak, Parapente e Base Jump).


A parede de Ceüse



Apesar da vontade de todos de vender até as cuecas no Brasil para comprar um cantinho de terra em Chamonix, seguimos viagem para Gap, terra da mítica Ceüse (se você é daqueles desavisados, que não sabe nem o que ou onde é Ceüse, pare tudo no momento, vá ao Youtube e digite Chris Sharma Biographie).
Após bem instalados no Chalé do Alexis, e uma session de slackline no jardim, fomos encarar a trilha hardcore para a base da pedra. Pausa para respirar fundo, a trilha é osso! O tempo varia entre 45min e 2h dependendo da disposição do escalador. Nossa equipe fez o tempo de 1h30 e no fim resolvemos mudar o nome da expedição para Rokaz Trekking Trip. Fôlego recuperado começamos a escalar no melhor calcário do mundo!
Passamos na base da lendária Biographie e subimos pela Via Ferrata ao topo da montanha.


 Bacon na "pression"




Escalar com um círculo de montanhas ao fundo é o cenário perfeito para vias alucinantes e o por do sol no fim do dia é digno de qualquer filme da Big Up.
Dois dias de escalada foram o suficiente para moer as mãos e pernas da galera, mas não importava o nível do cansaço, todos tinham o mesmo sorriso estampado no rosto. No meio da noite o Guilherme acordou todos gritando das dores nos braços!!!



Marcos, o "destemido" encarando as vias...

Gui, famoso no setor pelos seus gritos...

Guilherme o rei da dor nos braços!


Fim do dia...


Vista do topo da montanha






Malas prontas, seguimos viagem para o canyon do Verdon!!!!

Fotos e texto: Bruno Senna

2 comentários:

  1. Bruno, as fotos estão MARAVILHOSAS!!!!! Amorororoororororo, chega de brincar, volta logo, TO MORRENDO DE SAUDADES!
    Agora sério, tá de matar de inveja essa viagem de vocês....Bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu quero escalar em Chamonix!!!!!!!!

    Eu quero que tempo volte!!!!

    Eu quero ... eu quero .... eu queroooooooo!!!!

    Beijos
    Sissa

    ResponderExcluir