E nem só de escalada vive o escalador... Neste último feriado alguns ROKAZmaníacos resolveram curtir as montanhas na mais famosa caminhada brasileira, a travessia entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis atravessando o Parque Nacional da Serra dos Orgãos.
São cerca de 35km dependendo dos atalhos e de quanto você fica perdido, a estrátegia mais clássica é fazer a caminhada em 3 dias para ter tempo de curtir bastante o visual e as pernas e as costas não reclamarem muito da mochila de 15kg.
A turma: Zeca, Silvia, Renata, Yan, Bruno, César e André.
1º DIA
Este primeiro trecho é normalmente feito entre 5 e 8 horas levando até os Castelos do Açu, que é um lugar espetacular. No primeiro dia o desnivel que se vence é de 1000 metros, subida que não acaba mais e a trilha fica realmente interessante somente após 2 horas de caminhada, recomendo começar a trilha cedo para escapar do sol na "mulera" que nós castigou mesmo sendo inverno.
Resultado, chegamos em cima da hora para assistir o pôr do sol, montamos a barraca rapidamente e corremos para a parte mais alta do Açu para apreciar a vista do sol gigante e vermelho sumindo no mar de nuvens aos nossos pés foi incrível.
2º DIA
No segundo dia você caminha praticamente o mesmo tanto que no primeiro só que alternando subidas e descidas, a caminhada é bem agradável, mas se você encontrar uma neblina densa como a gente encontrou fica fácil fácil se perder por um bom tempo.
O visual do segundo dia é impressionante, mas não vimos nada devido a neblima... o que abalou a motivação da galera, afinal a trilha em si já é muito bonita.
Nesta dia a trilha fica um pouquinho mas técnica, a galera tem que desescalar 6 metros de 2º grau e depois mais adiante mandar um boulder de V5, em nossa turma a galera que não escala passou mais apertado nesse lance do boulder que se chama cavalinho, mas 15 minutos depois você já recebe o prêmio, o cume da pedra do Sino 2275 metros de altitude.
Este dia optamos por pernoitar no refúgio que fica próximo ao cume.
Cume da Pedra do Sino:
3º DIA
Esse é mamão com açucar, é só descida até a portaria do parque, gastamos 3 horinhas e o tempo deu um melhorada animando a moçada e no final da trilha ainda rola um brinde, a trilha suspensa Mozart Catão, que é uma trilha construida na altura da copa das árvores dando um visual bem diferente da mata, mas que os escaladores já estão acostumados né!
A trilha suspensa, a sobremesa:
Então fica a sugestão da ROKAZ, travessia Petrópolis-Teresópolis.
As fotos são do Bruno Vergara. Confira mais fotos do cara no Flickr.
http://www.flickr.com/photos/brunovergara/
Nenhum comentário:
Postar um comentário