Como foi o Brasileiro 2010 na ROKAZ

O Campeonato Brasileiro de Escalada 2010 foi um grande evento, o maior que a Rokaz já organizou. Foram 105 escaladores de 5 estados diferentes inscritos para competir, mais de 200 pessoas na platéia, parece que a escalada está cada vez mais fazendo sucesso em Minas Gerais e no Brasil!!
As categorias Iniciante e Amador foram as que fizeram mais sucesso tendo respectivamente 49 e 33 inscritos.


O evento começou sábado de manhã com as duas vias da qualificatoria da categoria Amador. Continuou a tarde com o festival de vias de Top Rope da categoria Iniciante, e as qualificatorias e semifinais da categoria Master.

Visualização da via de qualificatoria do Master masculino:



Durante o dia, teve distribuição de Red Bull, um super palhaço andando de perna de pau na academia e um staff de massagistas para levantar o moral e relaxar os competidores!!:





O route-setter Belê:





O grande show começou as 18:30 com as finais da categoria Amador. Na categoria masculina, o nível já era muito alto, 4 competidores mandaram a vista a via graduada 7c/8a e foram para uma superfinal na via de semifinal da categoria Master. Nessa via graduada 8c, foi o Mateus Farage de Brasilia que foi o mais alto e que levou o prêmio do primeiro lugar. Na categoria feminina foi a Laura Volponi de 13 anos que treina na Rokaz que ganhou!! A futura campeã do Master!?!

As 20:00 as mulheres e os homens da categoria Master escalaram alternado as vias de final iluminados por um canhão de luz seguidor do mesmo estilo que no campeonato mundial em Chamonix!
Janine Cardoso (SP), Thais Makino (SP) e Luana Riscado (RJ) se destacaram encadenando a via de final graduada 8a, mas a Luana não tinha mandado a via de semifinal e não foi para superfinal.
 
Fernanda Duarte na via de final:



No mesmo periodo, os homens da categoria Master entraram numa via de final graduada 9b no grande arco da academia (16 metros de altura, 22 metros de extensão). A escalada dessa via foi um show, com um descanso num ABS duplo no teto e varios movimentos dinámicos muito impressionantes! O Ruy caiu um pouco antes do teto, o Gustavim Veiga caiu no teto, o Haddad, o Kbção e o Juan cairam na virada do teto e o Jean e o Eric mandaram a via! Deu mais uma superfinal!!

O Eric e o Jean na virada do teto da final:






A Thais e a Jeanine mandaram muito bem na via de superfinal que era a final masculina: elas cairam na virada do teto, mais alto que dois homens apesar de estarem mais cansadas, pois tinham acabado de escalar a via de final feminina!! Foi confirmado no Brasil o que já está confirmado há muito tempo no campeonato mundial de escalada : a escalada é um dos esportes onde a diferença de nível entre os homens e as mulheres é uma das menores que existe!
A Thais Makino chegou uma agarra mais alto que a Janine e virou assim a nova campeã brasileira de escalada!

Thais na superfinal:



Para a superfinal masculina, o Belê dificultou a via de final, que virou um 9c. Os dois escaladores escalaram com muita firmeza até o grande teto, mas o Jean caiu torado logo depois do teto e o Eric caiu mais alto tocando a última agarra da via! Parabéns ao Eric Teles, novo campeão brasileiro de escalada esportiva!!


As duas superfinais foram muito emocionantes, elas levaram a platéia ao delírio até meia noite e meio!!



Até ao ano que vem para um outro campeonato brasileiro na Rokaz!


Umas últimas palavras importantes para agradecer os que fizeram o campeonato acontecer:
- O Belê que montou mais uma vez vias incríveis para nos
- O staff da Rokaz (Obrigado Michelle, Anne, Mary, Ana, Mateus, Samuel, Seabra, Leo, Palito, Gabi, Thiago, Henrique, Brasil, Hugo, Ricardo, Igor, Daiane, Alexandre, Ana Carolina, Pedro e os outros que esqueci!),
- o Leandro Reis presidente da FEMEMG e a Patricia Mattos da FEMERJ e da CBME que ficaram a noite inteira de sexta e o dia inteiro sábado ajudando a gente na organização, juntos para fazer a escalada crescer em Minas e no Brasil!
- A Conquista, melhor fabricante de cadeirinhas de escalada e de mochilas do Brasil, nosso patrocinador de sempre,
- O Jocelyn (da 3 narizes produções) que filmou  e o Bruno Senna que fotografou o evento (publicaremos as fotos do Bruno amanhã, e o vídeo do Joce na semana que vem)
- O Everton Ouriques que produziu os impressos do campeonato e desenhou o lindo cartaz do evento.
- Os apoios: Koni, I9 (Hidrotónico da Coca Cola), a gráfica Futura, Terapias Ideograma da Luz (as massagistas), DCE Renovação, a Red Bull, e a agência de produção de eventos OPA (que tirou as fotos que estão nessa postagem).



Um comentário:

  1. Foi uma maravilhosa troca de experiências!!
    Parabéns a Rokaz e a todos que fizeram esse evento acontecer!!
    Abraços a todos e até ano que vem!!
    Patty Mattos.

    ResponderExcluir