Slackline a Febre

Até alguns anos atrás o slackline era entretenimento exclusivo do escaladores nos acampamentos e dias de descanso, quando a pele não aguentava mais ou a chuva não dava trégua. De uns anos para cá uma atividade tão divertida como o slackline é claro que não ia ficar reservada a um pequeno grupo, mas ninguém poderia imaginar a dimensão que a coisa toda tomou.

Hoje em dia são vários os fabricantes exclusivos de material para slackline e inúmeros sites dedicados a atividade, e no Brasil onde temos praticantes de auto nível, também não demorou para a mídia dar atenção a este movimento que se contagia mais e mais adptos a cada dia, a poucos anos atrâs nossa estrela da escalada que hoje já não está mais entre nós Roberta Nunes foi a primeira mulher no mundo a atravesar uma highline, o slackline montado a algumas dezenas de metros do chão e que tinha como seu maior divulgador o também escalador Dean Potter que tempos depois deu mais um upgrade no esporte aliando-o ao base jumping, e mais tarde ainda usando o base jumping em escaladas solo, mas isso é outra história... Com tudo isso pipocando por ai, a Globo acabou colocando o slackline na telinha e dai a febre começou de vez.

Este ano passando o reveilon em Caraíva no sul da Bahia, uma pequena vila que nem carro tem e que é invadida por jovens no verão me deparei com dois slack montados na beira da praia e dezenas de pessoas andando e experimentanto, e nem sinal de escaladores na área, assim como já faz parte da rotina dos cariocas assistir diariamente as fitinhas balançanco aos pés hábeis de algum anônimo nas slack "abandonadas" na praia de Ipanema.

E para quem não acredita que o negócio das slackline é sério, ai vai mais um dado: a loja da Rokaz este ano vendeu mais slacklines que cordas de escalada.

Agora para entender um pouco mais, alguns videos de slackline:

Video alucinante com as manobras mais incríveis possíveis no slackline, campeonato promovido pela Gibbon:



Uma nova modalidade? SwingLine: aqui uma grupo de escaladores se diverte de uma nova maneira em um lugar que a RokazTrip vai todo ano, o Verdon no sul da França. O objetivo é não chegar do outro lado...



O recorde mundial de distância, mais de 100 metros no highline:



Como montar a slackline do modelo mais popular atualmente (temos na loja Rokaz):

2 comentários:

  1. Só quem ja subiu em um slack line entende a complexidade desses videos!
    Realmente incríveis !!!

    Será que já temos "atletas" para formar um campeonato brasileiro ?!?!

    Belo post. obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Paulo Henrique

    o mais fino dos esportes esta aki o slackline!!!
    em breve vou praticar! ate .

    ResponderExcluir