A trip do Jean Ouriques no Chile: campeonato North Face e escaladas na pedra

Esse post foi o Jean que escreveu, ele conta para nos a viagem de escalada que ele fez no Chile na semana passada.


"Bom para descrever essa viagem vou separa-la em partes.

Primeira parte: O motivo da viagem:
O Quarto open The North Face de boulder.

Uma historia de felicidade e um pouco de decepção, assim foi a minha participação nesse evento organizado nos dias 11 e 12 de março em Santiago do Chile.

A felicidade:
Na sexta dia 11 foram realizadas as qualificatórias para as semifinais realizadas no sábado dia 12. O formato do campeonato é o mesmo utilizado pela copa do mundo de escalada regulamentada pela IFSC órgão máximo da escalada esportiva mundial, 5 boulders com 5 mim para cada atleta tentar o boulder e com 5 min entre cada um para descanso. 



Dei-me super bem nas qualificatórias, passei todos os boulders a vista com apenas um pouco de dificuldade no segundo boulder o qual grande parte dos atletas não realizou ascensão. Sendo assim me classifiquei em primeiro lugar empatado com o chileno Jesus Gonzalez. Fiquei muito feliz com o resultado, pois me senti bem escalando e bem encaixado nos boulders e escalando com tranquilidade. 

A pequena decepção: Semifinais
Fui o penúltimo a entrar para escalar dos 20 qualificados para essa etapa (no total tinham 50 homens).


Primeiro boulder:
O primeiro movimento desse boulder inaugural dessa etapa foi um bote duplo em duas invertidas, realizado para a direita e o qual depois de feito era impossível voltar os pés nas primeiras agarras de mão. Não me dei bem com esse lance demorei quatro tentativas para conseguir faze-lo, não me abalei e concentrei para o resto da semi.
 




Segundo boulder:
Fui para o segundo boulder, era bem longo e físico possuía apenas grandes abaulados e pinças o que o deixava muito mais físico do que o resto, comparado com os outros atletas fui bem nesse boulder, peguei a agarra bônus de primeira tentativa e cai sentindo a penúltima agarra escorrer pelos dedos de cansaço, segundo pega e nada mudou mesma coisa. Bom bola pra frente, descanso e terceiro boulder.

Terceiro boulder:
Mais físico ainda lances mais longos em pinças e abaulados muito ruins, não me dei bem nesse boulder definitivamente não era o meu estilo. Não deixei isso me abalar emocionalmente, me senti bem controlado nesse campeonato apesar de ser a minha primeira participação em uma competição fora do país, quarto e último boulder da semi.

Quarto boulder:
Entrei e de primeira tentativa peguei a agarra bônus e senti uma injeção de animo após o péssimo resultado no terceiro, cai um pouco cansado e resolvi que daria apenas mais uma entrada no boulder e usar o máximo de tempo para descansar e dar meu máximo, entrei cheguei bem fácil a agarra bônus dessa vez, mas o próximo lance você tinha que juntar as mãos em um pequeno abaulado e depois ir em outro abaulado de direita, a agarra de juntar as mãos era horrível, tão ruim que ninguém dos 20 competidores da semi conseguiu fazer esse lance. Após esse boulder havia acabado a semi restava apenas esperar o resultado para ver se tinha passado ou não para a final. Após 10 minutos de espera o narrador disse os nomes dos 6 finalistas e não escuto o meu, de repente uma sensação de vazio toma conta de mim, uma coisa que não sentia em campeonato a muito tempo, peguei a lista de resultados e descobri que para passar para a final eu precisava ter feito o primeiro boulder de no máximo segunda tentativa e como o fiz de quarta fiquei de fora. Bom campeonato é assim um dia se ganha outro se aprende algo com uma derrota.
 
A estrutura da competição:
Tudo havia tudo que sempre imaginei para um campeonato de escalada nesse open no Chile, tinha uma excelente premiação, um isolamento com área de aquecimento compatível com o número de competidores, uma mesa com biscoitos, frutas, barras de cereal, café, agua entre outras coisas para os competidores, mais a coisa que senti mais foi o trato com os atletas, a organização tinha um cuidado especial com todos nós, todos do campeonato te tratavam com educação e muita presteza para atender os seus pedidos. A estrutura física da competição era muito boa um muro com 15 metros de largura e 5 de altura, só que ele começava depois dos crash pads ou seja era 5 metros de verdade, te falar que era bem alto, um queda lá de cima chegava até dar tempo para pensar antes de chegar ao chão. 
Para a plateia tinha arquibancadas, telão com transmissão ao vivo de duas câmeras, um excelente sistema de som comandado por um dj profissional e dois narradores para animar e informar o publico, há e mais uma coisa, havia cachorro quente, cerveja e agua mineral de graça para todos, fora uma quantidade considerável de brindes The North Face distribuídos a todos. Sim o campeonato tinha muito dinheiro!

Na final tinham 1500 pessoas assistindo, uma coisa impressionante! Imagina 1500 pessoas gritando para você mandar o boulder, deve ter sido incrível participar daquela final. Os brasileiros que passaram para a final César Grosso, André “Belezinha” e Anna Shaw tiveram todos bons resultados.

Classificação geral do campeonato.
Assim foi o campeonato, incrível o melhor que já participei e com certeza ano que vem estarei lá de volta! Mas a viagem não acabou ai ainda tínhamos alguns dias no Chile, portanto fomos para a PEDRA!!!


Segunda parte: escaladas na pedra

Fomos domingo a noite para um pico chamado Chouriboulder a umas 2 horas e meia de Santiago sentido Cordilheira dos Andes, chegando lá as 3 da manhã bivacamos e acordamos em um lugar mágico, trata-se de um vale entre várias montanhas algumas com cumes nevados outros não, esse vale esta entre os 2500 -3000 metros de altitude em relação ao mar, estávamos lá Eu, Anna Shaw (BRA), Alex (BRA), Belê (BRA), Nivea (BRA), Lucas (CHI), Facu (CHI), Queco (CHI), Lee Cossey (AUS), Will (USA), Lisa Rands (USA) e Consuelo (CHI). Uma galera muito divertida e apenas com um objetivo escalar a muerte! 



Começamos o dia aquecendo em um bloco bem legal cheio de boulders verticais e positivos de até no máximo V4 e enquanto estávamos nesse bloco uma surpresa muito agradável para mim, começou a nevar! Essa foi a primeira vez que vi neve de perto, ela não chegou a deixar os boulders nevados pois a temperatura real não deve ter baixado dos 5 graus sendo assim a neve batia e descongelava na hora, mais foi incrível ver aqueles floquinhos caírem do céu. 
Bom depois desse choque inicial tirando o frio o dia se tornou um dia de escalada entre amigos. O divertido é que tinham 3 línguas oficiais no grupo, português, espanhol e inglês, isso deu muito o que falar no dia. Bom depois desse aquecimento fomos para um clássico do local chamado Welcometo Nahuel V8, muito legal um bloco negativo a 45 graus e com regletes e abaulados. Depois de todos o que quiseram escalar esse boulder mandaram, fomos para outro mega clássico do local até então o boulder mais difícil do pico, Crime Ferpecto V11 um boulder lindo com uma movimentação clássica e muito divertida, após ver Lucas e Facu dar uns dois pegas cada um, decidi que era hora de entrar e tentar o pega flash nele, dito e feito me encaixei super bem no estilo do boulder e conseguir mandar meu sexto boulder de V10 flash, para completar o Belezinha também mandou flash esse boulder fazendo seu segundo boulder desse grau de primeira tentativa.

Video do boulder:



Depois fomos trabalhar um projeto de um pequeno teto o qual os escaladores locais não haviam conseguido isolar todos os movimento ainda, isolamos todos os movimentos bem rápido e começamos a trabalhar ele vindo de baixo, dei várias entradas e me encaixei muito nele também, creio que deve ser um V12, cai varias vezes nas últimas agarras e no meu melhor pega cai com a mão na última agarra...triste...mas tá pelo menos contribuímos para a evolução do pico com algum projeto.

Video do boulder:



Bom é isso pessoal, passamos apenas esse dia em chouriboulder infelizmente, espero retornar lá com mais tempo para tentar a infinidade de problemas que o pico tem.
Boas escaladas e até a próxima!!!
Jean Ouriques"


Depois dessa trip, o Jean nem ficou dois dias inteiros no Brasil e viajou de novo na sexta passada para um dos melhores picos de boulder do mundo : Fontainebleau na França!! Ele vai ficar la uma semana com um outro Rokazmaniaco, Christian Basques. Já recebemos algumas noticias deles, parece que o tempo está ótimo e que eles estão escalando muito! Postaremos mais noticiais deles aqui no Rokazblog em alguns dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário