Os Projetos - o segredo para manter a motivação -

Por Gustavo Veiga - Atleta Ekipe Rokaz

Sempre tive preguiça de ficar tentando uma mesma via meses a fio. Indo sempre para o mesmo pico de escalada, fazendo sempre os mesmos movimentos, repetindo sempre o mesmo padrão. A motivação necessária para esse tipo de esforço é enorme, e quando o projeto está no seu limite físico e mental as coisas podem ficar realmente chatas e desmotivantes. Então esse ano eu resolvi ter um projeto em cada pico de escalada assim não ficaria entediado com a mesma rotina e conseguiria manter o nível de motivação alta, eu não vou mentir, mas foco nunca foi o meu forte. Preparei uma lista de possíveis projetos e cheguei a seguinte relação de vias e picos.


Pico
Serra do Cipó
Sitio do Rod
Lapa do Seu Antão
Pedra Vermelha
Vias
Capitão Hook 10c
Poder Paralelo 10c
Chico Xavier 10c/11a
Incrível Hulk 10b



A idéia era ir cada final de semana para um pico diferente tentar um projeto diferente. Cada uma dessas vias foi escolhida levando em conta sua dificuldade específica. 

A "Capitão Hook" foi escolhida pois tinha um movimento muito longo no início, onde eu demorei mais de 100 tentativas para isolar. A "poder paralelo" entrou para a lista pois tinha um lance de monodedo muito forte no final da via enquanto a "Chico Xavier" foi escolhida pelo boulder de abaulados e extrema tensão corporal no início. Já a "Incrível Hulk" a dificuldade era psicológica, uma via extremamente alta, negativa e amedrontadora.

Mas o ano não rendeu como o esperado, já estamos no final de novembro e eu só encadenei a "Incrível Hulk". A "Capitão Hook" parece ser a próxima a sair e a "Chico Xavier" a que está mais distante. Em contra partida minha motivação para tentar meus projetos se manteve alta, e acredito que ganhei muito na particularidade de cada dessas vias, agora é só ter paciência e deixar rolar.

Sugiro a todos que tentem esta abordagem ao menos uma vez na vida, é uma maneira de se livrar da frustração de sempre cair no mesmo lugar e do tédio da mesma rotina todo final de semana.


O Maldito lance da "Capitão Hook" 10C

Foto: Laura Volponi

Me preparando psicologicamente para o negativão da "Incrível Hulk" 10b

Foto: Camilo Jacob

Sequência do lance do monodedo da via "Poder paralelo" 10c

Foto: Bruno Graciano


Video trabalhando o crux da "Chico Xavier" 11a

2 comentários:

  1. Gustavinho,

    Esses betas vc não dá neh?rsrsrs...tô zuando. Admiro sua força de vontade e foco, mesmo na desmotivação. Achei muito interessante seu sistema de projetos em lugares diferentes para quebrar a monotonia. Acho que vou adotar isso ano que vem!
    Mas aki, não desiste cara, o ano ainda não acabou e tem muita via pra rolar ainda!!! Kmon!!!! Bjs

    Pati

    ResponderExcluir