1ª ascensão de 8º grau feminino em Rastro de São Pedro – Arcos, MG

por Paty Antunes



Nos dias 7, 8 e 9, eu e Jean fomos convidados para ir para Arcos em um pico recentemente conquistado chamado Rastro de São Pedro. Para chegar lá e preciso ir até Divinópolis e depois seguir até Arcos. Do centro da cidade levam mais 20 minutinhos por estrada de terra  até chegar na fazenda da Maria e do Vítor, aonde existe uma área de camping com uma casinha de apoio com cozinha e banheiro que custa R$ 15,00 por dia. Chegamos lá já era noite, por isso não foi possível ver o local tão pouco o afloramento. Mas na verdade isso deu um charme a mais pro lugar. Quando acordamos, bem cedo, demos de cara com a pedra, a menos de 500m de distância da barraca...muito massa!

foto de Aender M. Ferreira

O pico hoje conta com mais ou menos 150 vias esportivas, a maioria até 8º grau. Um parque de diversões. Mas já deu pra perceber que o lugar tem muito potencial e muita parede pra abrir via ainda, yuhuu! Pelo fácil acesso é possível escalar durante muitas horas, o que é top demais!

Nessa trip decidi que não entraria em nenhuma via limite, queria tentar encadenar o máximo de vias à vista. Mas não teve muito jeito, escalei sim algumas vias a vista, bem legais por sinal, mas quando vi um oitavo factível...ah, eu não hesitei. A via chama Suor de Cachaça, um 8ª (BR) de muvs um pouco mais longos, pro meu tamanho principalmente rsrsr. Logo, por esse motivo, tive que tirar meus próprios betas. Já na primeira entrada do primeiro dia vi que não conseguiria fazer do jeito que o cintura e o Jean estavam sugerindo (O Cintura mede 1,90m e o Jean 1,80m...osso). Mas nada que um jeitinho delicado de ser não resolva. Regletei, regletei, regletei e consegui. Encadenei a via de 2º pega e já no início do segundo dia! Comecei o dia feliz e com a sensação de dever cumprido! Curto demais essa onda de encadenar vias diferentes em lugares novos, me trás bastante aprendizado e eu consigo testar meus limites. Recomendo demais esse pico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário