O Parque Nacional de Itatiaia

Se vocês sonham de descobrir um dia a Toundra da Sibéria, os Highlands da Escócia ou o Altiplano andino, se vocês querem conhecer um clima frio bem diferente do clima tropical do Brasil, não precisam ir a milhares de kilometros da sua casa. Mãos ao volante e rumem para a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia no inverno. O lugar é completamente diferente de qualquer outra região que vocês já conhecem no Brasil. A vegetação é baixa, acostumada ao mesmo clima frio que as regiões do norte da Europa ou do Sul da América Latina. A luz é a luz das montanhas, um pouco agressiva de dia, laranja e vermelha na hora do amanhecer ou do por de sol. E esse altiplano brasileiro tem uma outra característica mais extraordinaria ainda: ele é coberto por milhares de gigantes blocos de pedra que parecem asteroides caidos do ceu. A rocha desses blocos tem a mesma textura que o granito, mas é de um tipo quase único em nosso planeta: chama-se nefelino sienito.

O Parque Nacional de Itatiaia foi fundado em 1937, é o parque nacional mais antigo do Brasil. O parque é localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados do Rio e de Minas Gerais, a 450 kilometros de Belo Horizonte.
A estrada que chega ao planalto do parque de Itatiaia é a mais alta do Brasil, a 2450 m de altitude. Os treze últimos kilometros são de terra e bastante sofridos para o carro, mas se tivesse uma autopista que chegasse até a portaria, os 300 km2 de natureza selvagem do parque não teria o mesmo sabor para o visitante aventureiro.
Para quem gosta de caminhar ou escalar em grandes espaços abertos e vazios de rastro humano, o planalto de Itatiaia é provalvamente um dos dois ou três melhores lugares do Brasil. Você vai encontrar algumas vias esportivas, mas vai precisar levar móveis para escalar a maioria das vias.

Apresentamos aqui algumas fotos do último final de semana que passamos nesse pequeno eden preservado.




O melhor lugar para escalar fica na Prateleiras. Um dia um deus novinho amontoou dezenas de blocos de pedra gigantes para construir um castelo, e alguns millões de anos depois sobrou isso:


Uma tartaruga, um esqueleto de baleia, um quadro de Picasso, sua imaginação decidirá quando você chegará là, a alguns centenas de metros das agulhas.
Chegando mais perto, tanto faz se você já terá escolhido entre uma onça deitada ou uma sereia nadando, o grupo de pedras virará um paraíso para escaladores.



Escalamos algumas vias esportivas: a muito clássica "Sexto Sentido" (6c), a via "portas da percepção" (7c), uma via bem positiva sem agarras maiores que a ponta da unha, a via "Illusão de ótica" (8a) bem negativa que chegava a uma fenda de sétimo grau sem nome que escalamos com móveis.
Escalamos também as duas primeiras enfiadas da chaminé "Idalício" e depois subimos um trepa pedra para chegar ao topo da Prateleiras.

No pé da via Sexto Sentido, na Prateleiras:



Escalando "Portas da percepçaõ" (7c positivo):



Sentado no topo da Prateleiras, vimos embaixo um boulder muito estranho em forma de um cogumelo nuclear, ou de uma flor em botão:



Subindo para o topo da Prateleiras:



O tempo fechou no segundo dia que passamos no planalto. Estavamos caminhando para um pico de escalada quando uma nuvem que parecia um muro branco chegou rapidamente em nossa direção. Cinco minutos depois estavamos no meio de uma tormenta de granizo. O planalto ficou branco.





Acampamos no camping mais alto do Brasil.



Todos os dias de manhã, tinha uma camada de gelo encima da barraca e os riachos estavam congelados.



A montanha mais alta de Itatiaia é o pico das Agulhas Negras a 2793 metros de altura.
Para chegar ao topo dessa montanha, escalamos a via Oba Oba, definitavamente o terceiro grau mais difícil que já escalei! Para um escalador acostumado a escalar muros de academia ou paredes de calcario negativas, um terceiro grau de aderência no estado do Rio é bem mais difícil que qualquer sétimo grau negativo...

Escalando a via Oba Oba:





No topo das Agulhas Negras:





A rocha, apesar de ter a mesma aparência que o granito, é sem dúvida muito diferente. A água de chuva criou centenas de canaletas profundas como se a rocha fosse muito macia.
As Agulhas Negras parecem ter sido penteadas por um pente gigante:




O planalto de Itatiaia, lugar mágico entre as nuvens e o céu:







Todo final de tarde, subiamos para o topo das formações rochosas para admirar o pôr de sol.


2 comentários:

  1. Oi :)

    Conheço e frequento o Planalto do Itatiaia e, como não poderia deixar de ser, sou apaixonada por aquele lugar.
    Por causa dessa paixão, já li muito material a respeito... e gostei muito do q vc escreveu. Acho q foi a primeira vez q vi alguém traduzindo em palavras como aquele lugar é mágico.
    Parabéns pelo texto.
    Abraços!

    ResponderExcluir