Rokaz Trip no Yosemite (3): "Into the Wild"

Para descansar os braços e conhecer melhor o parque do Yosemite, decidimos durante esses últimos dias caminhar dentro da natureza selvagem do parque, longe do Vale do Yosemite.
O Vale do Yosemite atrai milhões de turistas por ano graças a sua beleza natural espectacular. Mas depois de uma hora de caminhada fora do vale, já não tem mas ninguém. Em 4 dias de trilha, encontramos duas pessoas o primeiro dia, duas pessoas o último dia, e só!!
Longe da multidão do vale, descobrimos florestas imensas, paredões solitários, árvores gigantes, cachoeiras e lagos maravilhosos nos planaltos do parque.
















As cores do outono no Yosemite:



Todo dia a noite, procuravamos um lugar plano, com uma fonte de água, para bivaquar perto. Uma grande fogueira esquentava nossos dedos gelados e nossas pernas um pouco duras.







Usavamos a fogueira também para cozinhar:



E colocávamos toda a comida nas alturas, fora do alcance dos ursos...



No segundo dia pela noite, chegamos a um lago a 3000 metros de altitude. O tempo que era bonito e quente de dia, piorou de repente. Não levamos barraca para andarmos o mais leve possível, um velha lona foi nosso abrigo...Mesmo com o abrigo, a noite foi muito fria e húmida... De manhã, tivemos uma imensa surpresa!






O mesmo lago, antes da neve:



E depois:


Ficamos um dia presos nesse campo alto, esperando uma melhoria do tempo para descer, tentando nos aquecer com uma fogueira:



No dia seguinte o tempo melhorou, o sol apareceu. Que bom que foi sentir o calor do sol de novo... Conseguimos descer e escapar da zona alta e nevada do parque .
















Agora nos sentimos prontos para escalar o rei dos big walls, El Capitan. Tentaremos escalar a via mais famosa, "The Nose". São 35 cordadas de dificuldade entre sexto e 10b brasileiro, mas muita gente escala a via em artificial, o seja usando os móveis como "agarras" para escalar.
Pensamos bastante na estratégia que vamos adotar para escalar essa via. Poderíamos tentar o big wall em um dia, como o Half Dome, escalando o mais rápido possível, em artificial ou livre, com mochilas leves, e com o risco de passar uma noite sem saco de dormir.
Mas dessa vez tentaremos a via no estilo clássico, ou seja em dois, três ou quatro dias. Queremos entrar no clima, ficar vários dias na parede, viver uma experiência de "big wall" de verdade. Viver vários dias em um mundo vertical, dormir pendurado numa cadeirinha, tomar um café da manhã a 700 metros do chão! E queremos escalar o máximo possível em livre, o que vai ser bem mais difícil e demorado que escalar em artificial.

Hoje a noite, as estrelas estão brilhando no céu, tomará que essa semana não neve de novo...

2 comentários: