Resultados do Campeonato Mineiro

Neste final de semana rolou o campeonato mineiro de escalada de via na academia Das Pedras.
O campeonato teve uma final apertada entre as mulheres do pró, finalizando com a nossa querida Bia em primeirissímo lugar, por uma agarra tocada a mais que a Anne Fernandes segunda colocada que era a favorita (por falar da Bia, ela acaba de voltar do mundial juvenil na França e vai dar uma entrevista para o Rokazblog ainda essa semana).

No masculino pró a final foi um espetáculo a parte, oito homens na final todos de alto nivel técnico e fisico e com muita pressão para mandar bem, a via montada pelo Cristiano Negão e o Káka para a final foi longa com diagonais extensas e movimentos plásticos passando por duas sequências de crux antes de encarar o teto que iria definir o campeão.

Mas ninguém passeou na via, logo foi muito interessante assistir a batalha dos escaladores com a via, vários escaladores surpreenderam:

-Gustavo Fontes (stone) conhecido principalmente como forte escalador de boulder fez uma grande escalada, prejudicada apenas na parte final quando seu pé ficou preso na corda minando suas energias.

-Gustavo Veiga o Gustavim da Rokaz ainda não explorou todo seu pontencial em competições mas ficou satisfeito com a escalada, pois segundo ele conseguiu controlar o nervosismo e escalar tranquilamente. Com uma visualização no mínimo inusitada, Gustavim entrou ao contrário de todo mundo no teto com os pés na frente das mãos, evitando assim a perda dos pés que atrapalhou a maioria dos finalistas, pena que os braços não acompanharam a mente.

-Felipe Castro o "Kabeça" foi a grande surpresa, todos esperavam que a disputa ficasse entre o Haddad que está em ótima fase, treinanto para o sul americano na Venezuela e Jean. Há muito Kabeça participa de competições em Minas mas por falta de bons resultados chegou até a desistir por um tempo, apesar da boa performance em Rocha. Agora que está literalmente mandando tudo na pedra resolveu tentar de novo e provou que a persistência e o treino contínuo rendem bons resultados. Levando para casa a segunda colocação com uma escalada perfeita no teto.

-Jean apesar de ser um dos favoritos não sabia se iria participar devido a lesões que adquiriu após uma temporada de 2 meses direto de escalada na França, decidindo horas antes participar. Mas apesar de estar treinando apenas em vias de sétimo grau fez a melhor escalada do teto faturando o primeiro lugar faltando apenas duas agarras para fechar a via.

Apesar do show dos escaladores, a categoria pró masculino foi a única com um número significativo de participantes, o público não compareceu e deixou uma imagem triste para quem já participou de campeonatos lotados na mesma Das Pedras poucos anos atrâs.

Para quem foi pela primeira vez e não resistiu até o inicio da final masculina o mais provável é que essa pessoa nunca mais tente assistir a outro campeonato.

As competições são notoriamente a melhor forma de promoção do esporte, o maior exemplo é a olimpíada, em uma competição podemos participar pelo aspecto social, o fato de encontrar com muita gente no mesmo dia, a troca de informações, pelo desafio pessoal não contra outros escaladores que é o pior objetivo, mas contra você mesmo e a via. Muitos escaladores mesmo que não gostem de competir por diferentes motivos perdem uma excelente oportunidade de entretenimento, tão boa que em Paris por exemplo foi cobrada entrada para o campeonato europeu de 2009 no valor de aproximadamente R$ 65,00 e teve um público de 16.000 pessoas por dia no evento .

O esquema é simples: o escalador e entusiastas vão assistir o campeonato e se divertir, se o campeonato tem um público grande as empresas investem no evento pela oportunidade de se comunicar com o público específico, as premiações são melhores e os atletas conseguem patrocínio, o nível dos atletas aumenta e finalmente o esporte fica conhecido e ganha representatividade junto a mídia e governo facilitando aberturas de novas áreas e apoio para escalada de competições e na rocha.

Para ajudar nesse circulo virtuoso é só separar um tempinho para se divertir assistindo ao próximo campeonato na sua cidade.

Pró-masculino: Kbça, Jean e Haddad respectivamente.


1 - Jean Lages (Rokaz)
2 - Felipe Castro "Kbça"
3 - Daniel Haddad
4 - Thomaz "Drosófila"
5 - Gustavo Fontes
6 - Gustavo Veiga (Rokaz)
7 - Ian Guimarães (Rokaz)
8 - Sandro de Castro

Pró-feminino
: Maira, Bia e Anne respectivamente.


Pró-feminino

1 - Maria campos "Bia" (Rokaz)
2 - Anne Fernandes
3 - Maira Vilas Boas
4- Empatadas
Andréa Rios
Fernanda Sacchetto

Um comentário:

  1. Eh, falou o mais importante
    Não ésó de atleta que o esporte vive, por exemplo o futebol.
    Que isso mude em todo o BRasil o o esporte ganhe seu devido espaço!

    ResponderExcluir