A França debaixo de neve

Ola amigos!

Aqui estâo algumas fotos que tirei esses últimos dias, a França no inverno .
A temperatura aqui está alguns graus abaixo do calor do verão brasileiro... Mas para quem consegue sair de casa sem ficar congelado, o visual da cidade ou das montanhas nevadas vale a pena mesmo!

Paris debaixo de neve:










Nos Alpes, perto da cidade de Grenoble, esquiamos numa neve fofa, solta, perfeita, graças à temperatura de -17 graus... A luz do sol estava linda, mas no inverno ele aquece somente os corações!









Depois fomos escalar cachoeiras de gelo num pequeno vale escondido no sul dos Alpes, com um rio no meio e várias cachoeiras que congelam no inverno.




Ninguém tinha escalado esse ano, nesse lugar, mas achamos várias linhas legais debaixo de neve, algumas positivas de segundo e terceiro grau, outras muito estéticas de quinto e de sexto grau.
O grau para as cachoeiras de gelo vai do primeiro grau (cachoeira positiva de mais ou menos 70 graus de inclinaçao) até o sétimo grau (cachoeira negativa e frágil...).

Essa é um sexto grau que escalamos:

Essa é um terceiro grau:



E essa é um sexto grau, fina e um pouco frágil, escalamos ela de top rope...



Aqui estou escalando um quinto grau:



Não é prazeroso dirigir nas estradas dos Alpes no inverno, as vezes é melhor de parar o carro e continuar caminhando!

Na região de Gap, no sul dos Alpes, a temperatura foi de 20 graus negativo durante uma semana. Quando chegamos ao chalet, a temperatura era de cinco graus negativo dentro da casa!! Até o azeite congelou! Ficamos dois dias sem água, pois o cano de aduçao de água, apesar de ser enterrado, também estava congelado ...


A parede de Ceuse, vista do chalet, é bonita também no inverno...

Joyeux Noël ! Feliz Natal para todos!

Bonne année ! Feliz ano novo!

Alexis

Um comentário:

  1. Se a água todo que esta caindo em BH congela-se poderiamos escalar todos os prédios no estilo alpino do Alexis! heheh.

    ResponderExcluir