O Futuro da Escalada em Minas

Entre as 21:00 e 00:00 de ontem, aconteceu a assembléia extraordinária da AME (Associação Mineira de Escalada). A reunião contou com a presença de mais de 60 pessoas, dentre elas os escaladores mais ativos da capital mineira.


O Que a AME Faz?


A AME apresentou todo o trabalho realizado até o presente momento, explanou sobre as dificuldades que enfrenta, além de convidar a todos os participantes a colaborar. É interesante ressaltar que a maioria do público presente não faz parte oficialmente da Associação, o que enfatiza que não é preciso ser do conselho gestor para participar e tocar os projetos, é necessário somente querer fazer.


O Burburinho !!


A assembléia foi inicialmente convocada devido a atual postura e pensamento da maioria dos escaladores mineiros, os quais não estão de acordo com as decisões acertadas na última reunião (ano de 2007).

Na úlltima reunião foi gerado um documento com as diretrizes para a utilização da área de escalada da Serra do Cipó. Segundo a maioria presente o documento precisa de uma revisão e adequação, apesar de ter sido consenso na época, agora parece que o mesmo não atende mais as necessidades da comunidade.


O Hoje e o Amanhã


Após algumas horas juntos, o que foi percebido, é que são poucas as pessoas lutando pelo esporte.

A comunidade que não é participativa está insatisfeita com a atual conjuntura dos fatos, e o ponto principal, é o fechamento das áreas de escalada (Gruta da Lapinha, Sete Lagoas e Gruta do Baú, por exemplo), como foi amplamente divulgado. O IEF ( Institudo Estadual de Florestas), órgão governamental responsável pelo atual desespero dos escaladores, já está de olho no Cipó, a nossa jóia mais preciosa. Em consequência dos dos últimos acontecimentos, nosso atual objetivo é conscientizar a população da importância da participação no movimento.

A AME, junto com os novos voluntários, deve gerar um novo documento que atenda aos anseios atuais e as atividades de conquista e recuperação de vias que ficaram suspensas até 8 de fevereiro de 2010, quando haverá a próxima reunião para se estabelecer uma agenda até o encontro (março de 2010) com o IEF.


O consenso da noite foi a necessidade urgente de deixar as diferenças de lado e buscar soluções rápidas para todos, pois enquanto nos prendemos nas pequenas diferenças, como exemplo a velha disputa esportivo versus tradicional, esquecemos do mais importante que é a pedra, a montanha, e a escalda a nossa paixão.


Temos uma oportunidade neste momento que é única e, talvez, a que mais funcione, que é uma pressão externa obrigando-nos a lutar pelos nossos ideais, a nos organizarmos, ou seja, fazer o que já devíamos ter feito. Sabemos que é possível, pois temos como exemplo a própria Serra do Cipó que escapou da mineração nos anos 80 graças aos escaladores.



Visite o Site da AME e veja a ata oficial da assembléia

Nenhum comentário:

Postar um comentário