Terceira Etapa da Copa do Mundo de Escalada de Velocidade 2011 - Daone/Itália

A chuva torrencial que caiu no norte da Itália no final de semana não possibilitou a realização normal da Terceira Etapa da Copa do Mundo de Escalada de Velocidade na cidade italiana de Daone. Jerome Chapelle, presidente do Júri da Federação Internacional de Escalada Esportiva – IFSC, em concordância com os organizadores do evento, relutantemente decidiu cancelar as finais da competição, previstas para o último domingo, dia 7 de agosto.

Os resultados das etapas de qualificação registrados no primeiro dia do evento foram considerados válidos como pontuações finais. Os atletas russos escalaram os 25 metros de vias da barragem da Hydro Dolomiti Enel, registrando novos recordes - 12”33 para Stanislav Kokorin e 21”13 para Alina Gaydamakina.


Stanislav Kokorin e Alina Gaydamakin receberam as medalhas de ouro. Entre os homens, o polonês Lukasz Swirk ganhou a medalha de prata e o russo Sergey Abdrakhmanov, o bronze. Entre as atletas femininas, a escaladora italiana Sara Morandi, alcançou a segunda posição, para o delírio da torcida local. E a polonesa Edyta Ropek ficou em terceiro.
 
Copa do Mundo de Escalada de Velocidade - Daone
A 11ª edição da competição de velocidade foi realizada pela Speed Rock Committee em conjunto com a Federação Italiana de Escalada Esportiva – FASI. Os mais rápidos atletas da modalidade competiram em duas rotas verticais paralelas, montadas na parte da frente da barragem Hydro Dolomiti-Enel” Bissina, uma reforçada muralha de concreto de 85 metros altura, que foi cenário deste empolgante desafio. Os atletas escalaram 25 metros deste enorme muro, 10 metros mais alto do que aqueles geralmente utilizados nas etapas da Copa do Mundo de Escalada da IFSC.
Ranking
O atual líder do ranking masculino da Copa do Mundo de Escalada de Velocidade é Sergej Sinitsyn (155 pontos), que venceu a última etapa da Copa do Mundo em Chamonix e é o atual campeão mundial da modalidade. Em segundo lugar está Libor Hroza (145 pontos) e em terceiro Sergey Abdrakhmanov (128 pontos).

O rank feminino é liderado por Edyta Ropek (165 pontos), que ganhou a medalha de ouro em Chamonix, seguida pela russa Maria Krasavina (145 pontos), atual campeã mundial de escalada de velocidade. A terceira posição é de Kseniia Alekseeva (122 pontos).

Um comentário:

  1. Amigos, moro em Ataléia-MG, pequena cidade com muito potencial p escaladas devido às altas montanhas.Inclusive algumas de nossas pedras já estão no circuito de escaladas: pedra da boca, pedra do garrafão e pedra riscada(exatamente na divisa c/ São José do Divino-MG). Porém, existe uma infinidade delas ainda desconhecidas por vcs, como Poterrão, Roncamento, pedra do bode e outras. Se quiserem entrar em contato comigo, estamos à disposição. Segue meu blog Mundo das Montanhas, em que faço referências a muitas delas. http://mundodasmontanhas.blogspot.com

    ResponderExcluir