Escalada na Serra da Bocaina

Você mora em Belo Horizonte, Brasilia ou São Paulo, e você quer aproveitar o próximo feriado para conhecer um pico de escalada novo e passar um final de semana memorável num lugar lindo?
Então, vai para a Serra da Bocaina!
Com algumas fotos do local, vamos tentar explicar porque esse lugar tem tudo para deixar o escalador encantado...

A Serra da Bocaina é distante de 30 km de Araxá (MG) que fica a 360 km de Belo Horizonte. São mais ou menos 5 horas de carro da capital de Minas até o pico de escalada, mas se você quiser ir de ônibus, os escaladores de Araxá são tão acolhedores que eles irão te buscar na rodoviária para te levar até a Serra! Precisa só ligar para eles antes!

Hoje em dia os escaladores mineiros têm dificuldade para conseguir o acesso a alguns picos de escalada (Gruta da Lapinha, Sete Lagoas...) e o direito de conquistar novas vias em outros picos (Serra do Cipó...). Na Serra da Bocaina, o escalador esportivo está em casa. O tipo de relacionamento que os escaladores têm com os donos da terra poderia servir de exemplo para outros picos de escalada. Os escaladores de Araxá conseguiram fazer amizade e ganhar a confiança dos fazendeiros locais. Eles garantiram assim o acesso à parede e agora eles estão alugando uma casa do fazendeiro que fica a 10 minutos de caminhada das paredes de escalada!
É uma casinha simples mais confortavel, com banho quente e fogão para cozinhar e é possivel acampar ao lado da casa:





A diária que eles estão cobrando é meio cara (R$ 5!!), mas o visual compensa. A primeira estrada de asfalto fica a 20 km de lá: seu final de semana será relaxante, longe do barulho da cidade...



Isso é um dos quatro setores de escalada da Serra da Bocaina, visto do abrigo:



A caminhada para chegar à base da parede é muito tranquila, dez minutos de passeio numa trilha bem marcada...




O pessoal de Araxá escala na Serra da Bocaina há aproxidamente dez anos. Participaram da conquista das vias Alexandre Fei, Daiex, Diego, Laurencio, Chorão e alguns outros que hoje frequentam o pico nos finais de semana.

Num feriado não vai dar para você escalar todas as vias do local: são mais de 50! Mas dá para escalar as mais clássicas, tentar várias a vista ou voltar o dia seguinte para mandar a via onde você caiu no penúltimo movimento difícil o dia anterior...

O setor que concentra mais de vias interessantes é o setor dos Tetos, com 13 vias que vão do quinto ao décimo grau.
Nessa foto, o Rafinha de Brasilia está mandando um projeto antigo que ele graduou de 10a, e o Fei está malhando um nono grau na esquerda:



Além de fazer o melhor açaí de Belo Horizonte na Rokaz, o Fei é também o escalador mais ativo atualmente para conquistar vias novas na Bocaina e no Cipó... Ele já abriu mais de 100 vias!



Essa é uma das vias mais clássicas do pico, chamada "Mão de vaca" (7c/8a), ela passa no impressionante teto acima do escalador (Chorão):




Na base da parede, é melhor parar de andar quando você estiver visualisando os movimentos da sua via de escalada...



O Alexis na mesma via, "Mão de vaca":




Para passar o teto, tem que jogar um pé acima das mãos!



A Sissa na clássica "Curta e grossa", 7c:



No final do dia subimos ao topo da Serra para tirar uma foto para a campanha de propaganda da nova camisa da Rokaz (!!):



Se você for escalar na Serra da Bocaina, a chuva chegará só no final do último dia do seu final de semana, pois na Bocaina São Pedro também está com os escaladores...



Então se você quiser descobrir esse pequeno paraíso da escalada esportiva, ligue para o Fei (9799-1999): além de fazer açaí e conquistar vias, ele é também agente de viagem e o melhor anfitrião que existe para a Bocaina e o Cipó!!

10 comentários:

  1. É isso aí!
    Sou de Araxá e me orgulho da Bocaina e dos Bocaineros. Faço das palavras da Rokaz as minhas. O ALexandre Fei é o meu parceiro e o escalador mais generoso que tive o prazer de conhecer. O cara da a vida pra fazer a escalada evoluir cada fez mais.
    Obrigado pelas fotos e pelo texto.
    Gabriel RAMOS

    ResponderExcluir
  2. Sabe aqueles dias em que só de respirar se fecha o olho e percebe-se que tudo vale a pena? Ou não sabe pra qual dos deuses reverenciar e agradecer pelo momento presente? Em que o coração transborda e nem dá pra falar? Em que simplesmente dá vontade de escalar mesmo com os dedos esfolados, doloridos, musculos quentes e pesados pelo esforço; mas a mente, quando se escala, liberta-se? E a alma...? Num sei... mas na Bocaina foi assim. Valeu para todos que estavam lá e pelo conforto, cordialidade, companherismo, alegria e ... pela ESCALADA !!
    Vale a pena ir de novo!!!
    Beijos para todos
    brigaduuuuuuu
    e até a próxima :)

    ResponderExcluir
  3. oceis me enche os zoio d'agua...
    eu so tenho a agradecer todos q vieram para o feriado e os que sao da bocaina mesmo morando ai no cipo... oceis são meus irmao fiii!!!

    e a casa ta de portas abertas pra vcs sempreeee!
    grande abraçopara todos e um super beijo pra vc sissa.... a florzinha mais linda do feriado...

    bocainaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  4. FALEU GALERA DA ROKAZ,POR AJUDAR A LEVAR O NOME DO NOSSO PICO DE ESCALADA PARA TODO MUNDO!!BOCAINA ROOT´S 2010 PROMETE, VAMOS FAZER UM GRANDE ENCONTRO EM 2010 PARA UNIR AINDA MAIS A GALERA DO CLIMB!!!FEI,ALEXIS,XORÃO,SISSA,DIEGO,LAURENCIO,BEBETO,RAFAEL,GUSTAVO!!E NOISSS SEMPRE..QUE DEUS ILUMINE O CLIMB E DE MUITA FORÇA PARA NOISS CORRER ATRAS CADENA!!!DAIEX DE ALMEIDA !!VUGO GUERREIRO DA BOCAINA!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Alexis pela matéria, Sissa ta convidada sempre, Garrafinha vamu la buscar suas costuras senuan o cabelin vai coloca elas la na macacos me mordam...rs

    valeu galera pelo final de semana...

    Chuck

    ResponderExcluir
  6. Você acha R$ 5,00 caro? É mais barato do que pedir para um flanelinha lavar seu carro... Fala sério!

    ResponderExcluir
  7. "A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa"

    fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Ironia

    ResponderExcluir
  8. Goianada vai chegar com força na Bocaina no carna... A VIBE!
    Abrasss galera
    Tana

    ResponderExcluir
  9. esta semana foi D+ A GALERA ESCALA MUITO E CONQUISTAMOS VIAS NOVAS VALEU GALERA FINAL DE SEMANA E NOIS ( CHODO ) PICA-PAU DAS PEDRAS

    ResponderExcluir