Um mês que vai entrar na historia da escalada esportiva

O mês de Abril de 2011 viu mais cadenas de vias de 12b que os dois últimos anos! Nesse mês a escalada esportiva chegou a um novo patamar, um nível onde o décimo primeiro grau a vista e o décimo segundo grau trabalhado são notícias comuns e viraram os novos marcos para quem quiser fazer parte da elite mundial da escalada!!

Os dois escaladores responsáveis atualmente por subir o grau da escalada mundial são o extra-terrestre checo Adam Ondra e a lenda americana Chris Sharma. Nessas últimas semanas o primeiro encadenou 3 vias de 12b em alguns dias de trabalho para cada uma e mandou 3 vias de 11b a vista!
E na semana passada o Chris mandou o projeto que ele estava malhando ha dois anos, First Round First Minute, um 12b ou 12c quem sabe? Ele não quis falar o grau da via... Mas é a mais difícil que ele já escalou e ele já tinha 3 vias de 12b no currículo!!

O Adam Ondra tentando a última via de 12b que ele mandou, "Planta de Shiva", reparem o estilo dele, extremamente rápido e preciso!





Agora um vídeo mostrando o Chris Charma malhando a via First Round First Minute, a via começa com um lance graduado em V14!

2 comentários:

  1. Eu acho impressionante como ele escala SEMPRE com os braços bem esticados. Por mais óbvio que pareça isso se sobresái no estilo dele.

    ResponderExcluir