Patrícia Antunes - Bicampeã Mineira de Escalada Esportiva

Patrícia Antunes, ou simplesmente Paty, é a atual Bicampeã Mineira de Escalada Esportiva. Ela deu esse depoimento super bacana para o Rokazblog, falando sobre seu encontro com a escalada e sua relação com o esporte.

Meu nome é Patrícia Antunes, tenho 25 anos. Sou Relações Públicas. Desde criança meus pais me incentivaram à prática de esportes. Durante muitos anos nadei, dancei, fiz ginástica olímpica, musculação... Sempre em movimento, me preocupo muito com a minha saúde, mente e físico. Acredito que o esporte veio para relaxar, motivar e me mostrar que sou sempre capaz de superar obstáculos.

Nunca havia me doado e dedicado tanto a uma prática como na escalada. Em 2008, uma grande amiga me levou para escalar na Rokaz. Simplesmente me apaixonei e como RP nata, fiz minhas amizades, tratei de arrumar meu grupinho e engrenei nesta atividade que hoje é minha vida!

Com a escalada aprendi que a vida pode ser mais fácil se adaptar toda a gana, objetividade, audácia e astúcia ao meu dia-a-dia. A dedicação foi tão rápida e natural que em pouco tempo comecei a participar de campeonatos. Logo no primeiro campeonato conquistei o 2º lugar no amador. Esse foi um grande incentivo e comecei a correr atrás. Uma das minhas preocupações iniciais foi, além de aprender o máximo de técnicas possíveis, conhecer a filosofia da escalada e a respeitar o esporte e meus limites.
O Jean Ouriques foi um grande fomentador da escalada e para mim e como namorado é sempre dedicado, preocupado com meus treinos, foi um dos maiores responsáveis por transmitir toda sua experiência e conhecimento, essencial para meu crescimento enquanto atleta.

Em 2009 também foi o ano em que conquistei o 3º lugar na 2ª etapa do Campeonato Mineiro e 3º lugar na 3ª etapa, finalizando um ano de boas conquistas. No ano seguinte, conquistei o 2º lugar no RokazBloc e o título de Campeã Mineira de Escalada Esportiva. Deste momento em diante, comecei a correr atrás de um patrocinador. No início de 2011, a Nutricêutica, Indústria de Alimentos Funcionais se tornou minha patrocinadora, custeando os gastos com campeonato, uniformes e produtos.
2011 também foi um ano de muitas conquistas: 3º lugar no SP Open de Boulder, 2º lugar no RokazBloc e Bi-campeã Mineira de Escalada Esportiva. Todos estes incentivos me deixam muito feliz e me motivam, mas para mim, o mais importante na escalada é que somente ela me proporciona momentos de paz comigo mesma e a possibilidade de estar em meio a natureza, situação em que me sinto muito bem!

Os momentos mais difíceis para mim em uma competição são antes da primeira prova e na última. A concentração e o auto-controle são de extrema importância e, normalmente, quando se está sob pressão, ou em um momento de muita euforia, é difícil controlar todas as sensações e energias que passam por nosso corpo. Por isso, acho bem difícil manter os batimentos cardíacos, a respiração e o controle dos músculos e todo esse processo é de extrema importância para desempenhar com desenvoltura e habilidade a atividade naquele momento, mesmo tendo se dedicado aos treinos e sabendo o que está fazendo!
Meu treinador, o Jean, desenvolve para mim um treino personalizado, sempre focando nas minhas fraquezas, para que eu possa eliminá-las. Costumo ter treinos diferentes pelo menos de três em três semanas, ou menos, mas o importante é focar em superar o último treino e nunca esquecer de usar a técnica. Além disso, faço a parte de fortalecimento da musculatura, na musculação, com o objetivo de evitar lesões. Ainda, aos finais de semana, procuro praticar a escalada na pedra, o que ajuda e muito no crescimento do escalador. É completamente diferente escalar na academia e escalar na pedra, a energia é outra, tem mais obstáculos e muito mais desafios. Costumo praticar o slack line também, acredito ser um bom exercício de equilíbrio, o que também muito importante na escalada.

Eu me encontrei na escalada. Antes de escalar praticava outras atividades e gostava muito. Mas nada me cativou e motivou como a escalada. Para quem está começando é interessante se inteirar sobre a atividade, através de filmes, fotos, revistas especializadas, livros... tudo isso ajuda a reter informações que motivam e influenciam o escalador. Outra coisa muito legal de se fazer é ir com frequência para a pedra, talvez uma trip. É que na pedra a escalada é pura, o contato com a natureza é muito bom, sente-se uma sensação de liberdade. Costumo dizer que são poucas as pessoas que têm a oportunidade de presenciar paisagens fenomenais que somente quem está escalando pode ver. Sim, é um privilégio. Além disso, na pedra você desenvolve e supera obstáculos. Outra dica é ter um objetivo de treino para perceber a evolução e, junto a isso, adquirir os equipamentos que, quando são nossos, temos mais carinho, cuidado e até vontade de usar!


Um comentário:

  1. Eu pratico escalada em Portugal e estou indo em agosto para B.H. Tenho amigos que me pediram para levar material de escalada se alguém do clube estiver interessado peço o favor de entrar em contacto comigo.Obrigado
    Meu mail è: kikotavares90@gmail.com

    ResponderExcluir