Copa do Mundo de Escalada Esportiva de Briançon

Até o dia 30 de julho, a cidade francesa de Briançon recebe a Copa do Mundo de Escalada Esportiva (IFSC CLIMBING WORLD CUP 2011 LEAD). A competição é organizada pela Federação Francesa de Escalada (www.ffme.fr) e pela Cidade de Briançon. Acompanhe o evento no site oficial www.mondial-escalade-briancon.com e as transmissões ao vivo na web tv da Federação Internacional de Escalada Esportiva - www.ifsc.tv.


Nesta sexta-feira, dia 29, foi realizada a fase classificatória masculina e feminina, sob um sol radiante. Apesar da dificuldade das trilhas, nove escaladores franceses (homens e mulheres), entre eles o atleta Manu Roman conquistaram vagas para a semifinal que será realizada na manhã deste sábado. Levando em conta o alto nível de técnica apresentado hoje, as semifinais e finais serão repletas de adrenalina e suspense.

Confira os resultados da fase classificatória. Na primeira tabela, mulheres classificadas. Na segunda, homens classificados.
Eliminatória Feminina - Atletas classificadas
Atletas classificados na eliminatória masculina
Briançon
Briançon situa-se na confluência dos vales dos rios Durance, Guisane e Cerveyrette. A 1326 metros de altitude, é a mais alta cidade francesa e a segunda da Europa (depois de Davos, na Suíça). O largo vale do Durance abre-lhe ao norte, pelo passo de Montgenèvre, as portas da Itália e para o sul Gap e a Provence.

Famosa pelo seu centro antigo e fortificada sob as ordens do Marechal de Vauban, ela é igualmente uma estação de esqui. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brian%C3%A7on).

Além do esqui, a escalada é outro esporte que conta com condições privilegiadas em Briançon. Poucos lugares do mundo são capazes de oferecer numa mesma região escalada de alta montanha, parede de escalada, e pequenos muros de iniciação para os atletas amadores.

A rocha em Briançon é constituída de calcário muito sólido e compacto, que proporciona boas condições para a escalada livre. Há também uma grande diversidade na rocha:  calcário, granito, conglomerado, quartzito, são os mais presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário