Dmitry Sharafutnidov (Rússia) e Anna Stöhr (Aústria) são os novos campeões mundiais de boulder

 

Dmitry Sharafutnidov (Rússia) e Anna Stöhr (Áustria) foram coroados os novos campeões mundiais de Boulder, hoje no 11° Campeonato Mundial de Escalada - IFSC 2011, realizado na cidade de Arco (Itália). O escalador russo agarrou seu segundo título mundial de Boulder, assim como a atleta austríaca. Mais de cinco mil pessoas se reuniram no Climbing Stadium para acompanhar o evento.

Sasha Digiulian (EUA) e Adam Ondra (República Tcheca) ficaram em segundo lugar. A alemã Juliane Wurm e o russo Rustam Gelmanov terminaram na terceira colocação.

Exatamente como aconteceu em 2007, quando Sharafutnidov e Stöhr conquistaram as medalhas de ouro, ambos declararam hoje, durante as semifinais, a intenção de alcançar o lugar mais alto do podium.

O atleta russo mandou a vista três de quatro boulders e completou a quarta no segundo bote. Ninguém poderia fazer melhor do que ele, após a conquista de três problemas, mesmo com Ondra, Gelmanov e Fischhuber participando da final. Os outros dois finalistas foram Cedric Lachat, da Suíça, e Thomas Tauporn, da Alemanha.

Na modalidade feminina, Stöhr passou com tranqüilidade pelas semifinais, alcançando a sexta posição, atrás de Digiulian, Wurm, Noguchi (Japão), das russas Olga Bibikand e Yana Chereshneva, tendo todas conquistado os quatro boulders.

Na fase final, Anna Stöhr não somente mandou três boulders a vista e o último na segunda tentativa – única atleta que conseguiu conquistá-lo, mas também mostrou habilidades surpreendentes, movimentos suaves e delicados. A conquista do ouro foi por direito e merecimento para uma autêntica campeã mundial.


Na final masculina, o atleta russo de 25 anos foi impressionante e deixou o público simplesmente boquiaberto, quando conquistou o último boulder e, com ele, a medalha de ouro. “Ganhar o título mundial novamente é incrível”, afirmou o russo no fim da competição, “e perante um público como este, é absolutamente fantástico”.
O 11° Campeonato Mundial de Escalada - IFSC 2011 prosseguirá nesta segunda e terça-feira, com o 1º Campeonato Mundial de Paraescalada. Na terça, acontecem também as fases classificatórias de escalada guiada masculina e feminina. Na quarta, será realizada mais uma etapa classificatória de escalada guiada feminina.

No dia 22 de julho, acontecem as semifinais e finais femininas de escalada guiada e também as fases classificatórias e finais de escalada de velocidade por equipe. No sábado, dia 23, o Climbing Stadium recebe a etapa classificatória de escalada de velocidade masculina e feminina, além da semifinal de escalada guiada masculina e das finais de escalada de velocidade e guiada masculina.
A Itália se despede do 11° Campeonato Mundial de Escalada – IFSC no sábado, dia 23 de julho, com a Cerimônia Oficial de Encerramento que acontece no Climbing Stadium.

Acompanhe o 11° Campeonato Mundial de Escalada – IFSC no site oficial do evento - http://www.arco2011.it/?lang=en.

Nenhum comentário:

Postar um comentário