A escalada do Mont Blanc .... do Tacul!!

 Dois dias depois da escalada da Aiguille du Tour (3542m), as pernas descansadas, o corpo aclimatado a altitude, Bruno e eu, Alexis, estavamos fisicamente e psicologicamente prontos para tentar a escalada do Mont Blanc, o cume dos Alpes a 4807m. A previsão de tempo era bastante boa para o dia seguinte, sol com poucas nuvens, mas um vento forte acima de 4000m (80 a 100 km/h).

A via que queriamos escalar não era a via mais facil do Mont Blanc, ela era um pouco mais longa e cansativa que a via mais facil, mas muito mais bonita e menos perigosa. O primeiro dia subimos ao topo da Aiguille du Midi (3848m) de teleférico, e descemos até o col du Midi (3500m) para acampar na neve (e no frio...).

O Bruno na descida da Aiguille du Midi, rumo ao Col du Midi:


O Bruno chegando no Col du Midi:



O Bruno do lado de nossa barraca no col du Midi:



Por de sol colorido no Mont Blanc du Tacul, o primeiro cume antes do Mont Blanc que escalamos o dia seguinte:



O dia seguinte acordamos a uma hora da manhã, a noite foi curta! A temperatura fora da barraca era bem negativa, o tempo de colocar as cadeirinhas, os crampões, roupas, corda, estavamos congelados, mas finalmente começamos a caminhar um pouco antes das 2 da manhã e o corpo esquentou rapido na subida...




As 5 horas da manhã, ja estavamos bem alto, a 4300m de altitude, quando o amanhecer iluminou as montanhas... o espetaculo começou!





Infelizmente, a dor no joelho esquerdo que o Bruno tinha sentido na Aiguille du Tour estava piorando a cada passo. Duas, tres, vezes ele quase desistiu, paramos para começar a descida, e finalmente graças a meu incentivo e sua motivação muito forte, continuamos a subir. Mas depois de um tempo, a dor virou totalmente insuportavel, ficamos com medo que a descida demorasse muito tempo, e finalmente tomamos a corajosa decisão de descer sem chegar ao cume...

Na descida, descobrimos as lindas paisagens que tinhamos atravessado de noite.
















Durante a descida, decidimos voltar a subir para passar pelo cume do Mont Blanc du Tacul (4248m).



Foram 40 minutos de escalada linda, apesar de um vento que era cada vez mais forte...



O Mont Blanc visto do Mont Blanc du Tacul:







Os ultimos metros antes do cume do Mont Blanc du Tacul, o Bruno escalando o gelo com muita vontade!!



Nos dois felizes no cume do Mont Blanc du Tacul, o nosso "prêmio de consolação"!!



Durante a descida do Mont Blanc du Tacul fomos bem devagar por causa do joelho do Bruno, deu para curtir muito esse mundo surreal das altas montanhas...
 


As gretas gigantes do glaciar eram muito mais impressionantes de dia que de noite!


De volta ao col du Midi, as rajadas de vento eram muito fortes, quase perdemos a nossa barraca!


No dia seguinte em Chamonix, tivemos a sorte de assistir a primeira etapa da copa do mundo de escalada esportiva! Foi um show como sempre, com todos os melhores escaladores do mundo, e apesar da chuva, 15.000 pessoas na plateia!!




O espetaculo para a categoria masculina foi perfeito: um escalador so, o jovem austriaco Jakob Schubert, conseguiu mandar a vista a via de final graduada em 11a/b!! O famoso espanhol Ramon Julian (campeão mundial 2010) caiu tocando a ultima agarra e o Norueguês Magnus Mitboe caiu 3 agarras mais abaixo.



O podium masculino:



Mas os route-setters não foram tão bons para montar as vias das mulheres! Seis mulheres mandaram a via de semi-final, e 4 mulheres mandaram também a via de final (10b/c a vista, mas facil demais para elas)!! Desde o ano passado, a IFSC, a federação internacional de escalada esportiva, cancelou as super finais nas copas de mundo. O resultado então foi 4 mulheres no primeiro lugar!!
A francesa Caroline Ciavaldini, a coreana Jain Kim, a slovenia Mina Markovic (que literalmente passeou na via de final!!), e a austriaca Angela Eiter no primeiro lugar em Chamonix:






O Bruno com o Ramon Julian, 1,57m por 42 kg, um excelente exemplo para as pessoas que acham que não conseguem escalar forte porque eles são baixinhos!!


Agora todos os competidores ja estão em Arco na Italia para participar do campeonato mundial de escalada (que ao contrario da copa do mundo, acontece em uma etapa so, uma vez a cada 2 ou 3 anos). Vamos torcer para os escaladores brasileiros que estão participando: Jeanine, Cesinha e Belê!!


Bruno e eu continuamos nossa viagem, cada um para seu lado, mas ainda unidos pelos incriveis momentos passados juntos e com a cabeça cheia das lindas lembranças dessa semana fantastica entre céu, sol, gelo e rocha.

5 comentários:

  1. As fotos e a historia são muito bom !! parabens a voces dois !

    ResponderExcluir
  2. Parabens Bruno..que aventura...suas fotos estão maravilhosas .E o seu joelho? melhorou? Este meu afilhado é o must...Aproveite bem a viagem ! Saudades...BJ....

    ResponderExcluir
  3. Põe espetáculo nisso!
    Parabéns d+ pra vcs!
    =D

    ResponderExcluir