O Route setter do Rokazbloc

O route setter é a pessoa que elabora os problemas, os desafios no muro de escalada indoor. Também chamados de setters, estes profissionais combinam técnica elaborada com representação artística de movimentos reais de escalada em rocha. A rota de agarras de resina é o caminho para o escalador alcançar o topo do muro de escalada.

O route setter tem a capacidade para montar muros de boulder, top rope e escalada de dificuldade com seus diversos níveis de dificuldade. Para tornar-se um route setter, o escalador deve participar de workshops e treinamentos específicos e obter certificações reconhecidas.
Pela quarta vez, o route setter do Rokazbloc será o escalador paranaense e tetra campeão brasileiro André Berezoski Neto, o Belê. André é referência na escalada esportiva no Brasil, atividade a qual se dedica há mais de 16 anos.

O atleta e personal trainer de escalada acumula números impressionantes em sua carreira: já participou de 128 campeonatos, conquistando 39 vezes o lugar mais alto do pódio, 21 vezes o 2º lugar, 18 vezes o 3º, além de ter ficado por 33 vezes entre os dez melhores colocados. André conquistou importantes títulos nos campeonatos Paranaense, Paulista e Brasileiro, foi vice sul-americano e um dos primeiros sul-americanos a entrar em uma semi-final da Copa do Mundo de Escalada.
Belê é um dos route setters mais experientes do Brasil e desde 1996, tem montado desafios e problemas nos principais eventos de escalada e boulder em diversos estados do país. Formado pelo Corpo de Socorro em Montanha em 1996 e pela Federation Française de La Montangne et de L’Escalade em 1998, continuou se dedicando à escalada e tem atuado como preparador técnico de outros escaladores. Habilitou-se em cursos de route setter e também como organizador de campeonatos e árbitro de escalada esportiva. Hoje, André Berezoski é route setter na Academia Casa de Pedra, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário